Na calmaria da noite bucólica – Francisco de Araújo

in #pt6 years ago (edited)

Mitologia timorense
IMG_0516.JPG

Na calmaria da noite bucólica, nos aredores da minha casa em Tidin-Botir, as corujas começaram a executar as suas vozes em cima dos ai samtuku (variedade de acácia usada para dar sombra à planta do café, em Tétum) e dos ai rús (palavão preto). Eu estava quieto no meu quarto a ouvir esses sons agradáveis. Instantes depois, espreitei pela janela a tranquilidade da noite, ouvindo o sussuro do vento nas folhagens verdes.

O meu pai, a minha mãe e o tio Manuel ainda estavam a conversar, depois do jantar, acerca dos belos tempos que tinham vivido e passado nas antigas moradias de Dirik-Hu'an e Kakolo, em Laclúbar. Sentaram-se numa esteira e à roda de um candeeiro que iluminou a escuridão daquela noite, pois não havia a eletricidade. Os insetos e pequenas borboletas voaram então em volta do candeeiro e o vento que sopra das brechas apagou repentinamente a luz. A sala ficou escura. O tio Manuel tirou o isqueiro do seu pequeno surrão e acendeu de novo o candeeiro. A noite era muito fria. Estávamos todos cobridos com a manta cobertor.

Já é meia noite, vamos dormir. – Disse silenciosamente a minha alma.
Espera um bocadinho, quero ouvir ainda o canto das corujas e a conversa dos pais e do tio Manuel. – Respondi.

As corujas continuaram a executar intensamente as suas vozes.

O tio Manuel e os meus pais mudaram então do assunto e começaram a falar sobre o canto das corujas:

Estão a ouvir? As corujas voltam a cantar. – Disse a minha mãe.

Sim, elas cantam porque vêm anunciar a proximidade da morte de alguém da família ou da aldeia. Vamos ver se nos próximos dias vier alguma notícia acerca da morte de alguém – Respondeu o meu pai.

Vamos lá ver! As corujas anunciam a morte porque elas são agourentas. – Acrescentou o tio Manuel.

Foi assim, saí do meu quarto e entrei na conversa, disse-lhes então: – as corujas não são agourentas. Para muitas culturas no mundo, elas simbolizam a sabedoria. Elas não dormem à noite, vigilantes e atentas, com olhos arregalados, conhecem e descobrem as realidades ocultas da noite.

A minha mãe e o tio Manuel responderam, dizendo: – Filho, tu não sabes mas desde o tempo dos nossos antepassados, o canto das corujas sempre traz má notícia, anunciando a morte de alguém. Todas as pessoas nesta região acreditam nisso.

Mas isso é superstição. – Respondi.

Já era meia noite, nada mais repliquei, fui ao meu quarto e deitei-me na cama, considerando que cada povo no mundo vive com os seus mitos, suas superstições e lendas. Com o passar do tempo pode-se mudar a mentalidade supersticiosa de um povo que já se enraizou há muito tempo.

Muito obrigado pela leitura!

Francisco de Araújo (Q2)

Sort:  

Oi Francisco
aqui podes ver tudo o que se passa com os teus posts
https://steemworld.org/@malikun

Está bem, vou ver com atenção.
Gravado o site.

Desculpa é em https://steemworld.org/@maliikun
Esquecime-me de por um i.
Abraço

Gostei muito de ler teu post. Me lembrou minha infancia que era repleta de supertiçoes e medos.. O da coruja era um dos medos 😁
Abraços!

Obrigado @manuelnoya pelo comentário. Pois a superstição sempre existe em todo o lado e causa sempre medo. Quando eu era criança tinha muito medo quando as pessoas falaram coisas supersticiosas, quanto mais o canto das corujas. hehe

Abraço!

Followed!

Meu querido amigo como é bom ler as tuas palavras e trazer-me um pouco da magia do Timor Leste. Que saudades!
Beijinho e fico à espera de poder ler mais as tuas excelentes palavras que me aproximam do teu belo país que eu adoro.

Olá, minha querida amiga @ginga, muito obrigado pelo comentário e pela apreciação. Vou partilhar muito mais algo sobre a magia de timor-Leste, o país que adora. Beijinhos e desejo tudo de bom para si!

Olá grande amigo, obrigado por trazeres a ambiência do nosso amado Timor.
Excelente post. :)
E vamos ver nascer também um grande escritor timorense, aqui no Steemit?
E a ver se a a comunidade timorense aumenta mais no Steemit?
A comunidade de língua inglesa iria gostar de ler esta excelente prosa.

Olá grande amigo, muito obrigado pelo seu comentário e apreciação.
Sem dúvida, vai nascer um grande escritor timorense chamado maliikun aqui no steemit! hehe
Tenho feito esforços para aumentar mais a comunidade timorense aqui no steemit mas infelizmente ninguém tem ainda interesse. Mesmo assim, vou continuar a incentivar outras pessoas para aderir a esta comunidade.
E vou tentar traduzir este post para a língua inglesa e bahasa indonésia. Amanhã vou publicar o post de "tua-sabu" em bahasa indonésia.
Um grande abraço!

Em vez da tag pt usa a tag indonesia para a lingua bahasa.
Força.

Muito bom, Francisco, é bom saber que regressaste ao Steemit :)!

Obrigado, Isabel. Regressei sim! :)

Ainda bem, Francisco, fico muito contente! Bem haja!

Obrigado, Isabel!

Coin Marketplace

STEEM 0.32
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66384.36
ETH 3272.25
USDT 1.00
SBD 4.27