Minhas considerações sobre o meu primeiro mês no Steemit

in #pt7 years ago

Confesso que estava um pouco ansiosa para escrever esse texto. Cogitei fazê-lo na minha primeira semana no Steemit, mas preferi esperar um pouco mais para amadurecer melhor as ideias. Acho que foi a melhor coisa que fiz, pretendo repetir mais vezes, sempre que julgar necessário.

Bom! Como disse antes, eu conheci o Steemit por causa do meu marido. Ele já investia em bitcoin há alguns meses e há um mês teve conhecimento dessa rede social. Como ele sabe que eu gosto de escrever, na mesma hora já veio me falar.

Fiquei super empolgada em saber que poderia ser recompensada pelos meus textos. Exceto pelo fato de já ter escrito para uma revista, nunca tinha ganhando dinheiro diretamente com isso. Mesmo sabendo da possibilidade dos ganhos, eu fiquei um pouco incrédula. Aos poucos fuçando, eu consegui me convencer. Ainda assim, não sabia o quanto poderia ganhar ou se alguém leria o meu texto.

Para falar a verdade até hoje não sei o limite ou a relevância. De qualquer forma, continuo estimulada, mesmo que seja uma pessoa que leia ou ganhe apenas alguns centavos. Não que eu não goste de dinheiro. Mas, sim porque já escrevi muito na minha vida e nunca ganhei pelos meus textos pessoais, inclusive já mantive um blog com um pseudônimo.

Ou seja, escrevo porque realmente gosto. Desde que aprendi a ler e escrever é o que eu faço. Eu demorei para aprender a ler, acho que fui uma das últimas da sala, senão a última, mas desde que aprendi acho que nunca mais parei.

possiveis fotos 002.jpg
Eu sendo louquinha desde sempre; detalhe para o caderno na mão

Minhas dúvidas no Steemit

Os meus primeiros dias no Steemit foram cheios de questionamentos. Lembro que ia dormir pensando em várias coisas. Queria uma resposta detalhada para tudo. Eram muitas perguntas. Vejo que algumas podem ser meio cômicas ou inocentes. Sei lá, mas tinha acabado de entrar. Estava meio perdida.

Me questionava sobre: quantos brasileiros têm cadastros, como eles descobriram, por que a plataforma não cresce, por que não vira notícia no jornal Nacional. Eu continuava pensando: as pessoas vão burlar o sistema, vai ter apelo radical por votos, vão fazer qualquer coisa para terem voto e blá blá blá.

Como vejo muitos perfis que compram seguidores, pedem curtidas por inbox no Facebook, ficam sem roupa para atrair mais pessoas, entre tantas outras coisas. Eu achava que no Steemit aconteceria coisas similares ou piores. Meu raciocínio era se nas outras redes sociais as pessoas fazem isso apenas pelo status, imagina aqui que rola dinheiro.

De fato, vi algumas coisas esdrúxulas, mas não tanto quanto imaginava.

Hoje, tenho algumas dúvidas mais técnicas, quanto à padronização e estilo de formatação (encontro umas bem interessantes). Sei que tem um guia sobre isso, mas não encontrei todas as respostas lá. Também não sei lidar direito ainda com os comentários e novos seguidores, por causa da falta de notificação como existe em outras redes sociais.

Os erros cometidos no Steemit

Lembro que quando entrei cometi alguns erros. Na verdade, considero que durante o caminho também. Tudo bem, nada comprometedor. Foi um aprendizado. No meu texto de introdução, falei dos assuntos que me interessavam, e pedi para as pessoas proporem temas. Acho que não fez muito sentido. Considero que muito do que lemos, fazemos porque gostamos de acompanhar ou pelo momento oportuno.

Me esforço para passar uma mensagem clara e objetiva, sem preconceitos, mas não sei se consegui fazer isso sempre. Um exemplo disso é o texto de ontem, acho que não ficou muito claro. Tudo bem, vamos continuar escrevendo, aprendendo e nos conectando.

Os steemians

Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram. Uma dessas pessoas é o @jsantana. Sei que ele gosta de ajudar a todos, sempre vejo comentários sobre isso. A comunidade é muito receptiva. Só não vou citar nomes para não me esquecer de ninguém.

Estou tentando me conectar a mais pessoas para continuar aprendendo e descobrindo histórias. Sei que tem muitas surpreendentes, uma dessas descobri em um comentário em um dos meus posts foi a do @criptobr.

Engraçado que quando vejo essas coisas, fico pensando nossa que legal seria se entrevistasse essa pessoa para falar disso. Acho que já planejei algumas pautas envolvendo vocês, sem saberem.

DSC_0036.JPG
Eu no meu lugar preferido; contato com a natureza

Sort:  

Olá Letícia, fico feliz em ver que eu tenho ajudado você nesse caminho aqui no Steemit. Nesse mais de 1 ano aqui já vi muitas coisas. No inicio eu me sentia muito isolado por ver que somente eu e mais ninguém aqui falava português, era português ou brasileiro, enfim, me sentia numa ilha. Ainda bem que com o tempo foram surgindo mais usuários brasileiros e portugueses e acredito que hoje não me sinto mais só, isso é ótimo :) Aqui há muitas coisas ótimas, uma delas é que temos aqui em sua maioria conteúdos de extrema qualidade sendo postados e também (claro) o ganho financeiro que é algo real. Então, aproveite ao máximo o seu tempo aqui, desejo sucesso e que você cresça em poder, reputação e que possamos ver mais e mais BR e PT aqui. Muito obrigado e grande abraço!

Obrigada pelas palavras. Fico imaginando como deve ter sido difícil para vc no início. O bom é que já tem bastante experiência e consegue ajudar as pessoas. Sucesso para vc tb!! :)

Ah!!! Até hoje também estou meio perdido.! 😁

Acho que vai ser difícil não ficar perdido. A tendência é sempre ter mais novidades hahaha

Oi, Letícia! A tua participação é muito bem-vinda à comunidade, gosto muito dos teus textos. O Steemit é uma inovação e como tal assusta um pouco quem ainda não está acostumado. Sugiro que troquemos cada vez mais informações e incentivemos os novos usuários para torná-lo ainda melhor. Segue uma dica para acompanhar as atividades na tua conta ;) https://steemd.com/@leticiachiantia

Obrigada!! Vou ver!! Vamos sim, as dicas são sempre bem vindas. Gosto bastante dos tutoriais. Sempre tem alguém que pode aproveitar, pq tem bastante gente nova entrando!

Olá Letícia. Confesso que o meu tempo ultimamente tem sido bastante mais reduzido do que o que eu queria para navegar aqui no Steemit, mas de vez em quando vou lendo alguns dos teus artigos, já que me vão aparecendo na minha secção do home (obrigado @jsantana / @camoes). Isto para dizer que já mais do que uma vez que me deparei com as tuas publicações que, por sinal, têm uma ótima qualidade e que merecem ser lidas.

Gostei particularmente da honestidade nesta reflexão sobre o teu tempo aqui no Steemit. Eu também partilhei muitas das incertezas, mas confesso que a cada dia gosto mais disto e que as incertezas desvanecem. Relativamente aos erros cometidos, penso que todos nós cometemos erros, mas errar faz parte da aprendizagem, e isso é o que importa.

Para concluir: É bom ver mais autores a publicar textos interessantissimos, especialmente em Português! É continuar a evoluir no Steemit como autores e pessoas, e levar a lingua portuguesa avante!

Continua o excelente trabalho por aqui!

PS: Para veres notificações, usa a aplicação de Smartphone eSteem. Aquilo dá notificações de tudo e mais alguma coisa. Mas para fazer login pela primeira vez é um pouco chato. Pelo menos para mim os QR Codes não funcionam, por isso tens que por as keys à mão. Ah! E não uses a owner/master key, usa apenas a Posting e Active key. Lembra-te sempre que as outras keys todas podem ser substituidas, a owner key não.

Muito obrigada por comentar e pelas dicas!! Vou seguir.

Que este seja o primeiro de muitos! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Obrigada Wagner! Vc é uma dessas pessoas super receptivas que falei!! Boa sorte para vc tb!

Leticia, muito relevante esse compartilhamento... Entrei a pouco tempo e estou justamente querendo fortalecer a comunidade brasileira na plataforma, justamente para atingir esse ponto que você mencionou no seu texto da plataforma crescer. Tenho pensado algumas estratégias para isso, mas gostaria de engajar todo mundo para pensar junto. Tem o grupo do facebook (https://www.facebook.com/groups/117050778974875) se interessar, pois lá podemos acessar pessoas qeu ainda não conhecem a plataforma... e lá também tem um grupo de WhatsApp para conversar mais diretamente.

Parabéns pela iniciativa e obrigada pelo convite. Estou te seguindo e vou entrar lá!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 64689.90
ETH 3450.92
USDT 1.00
SBD 2.50