5 documentários que valem a pena assistir

in #pt7 years ago

Normalmente, as pessoas associam documentários a algo chato e maçante. De fato, alguns são bem tediosos, porém, não é uma regra. Eu prefiro quando me indicam. A chance de eu gostar aumenta bastante, pois nem sempre acerto nas minhas escolhas.

Eu estou vivendo uma fase em que estou consumindo mais histórias reais, incluindo os livros. Por isso, resolvi listar alguns documentários que me marcaram.

No mês passado, fiz um post com cinco filmes baseados em fatos reais.

Corporation, de Mark Achbar e Jennifer Abbott

Baseado no livro The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power, em português A Corporação: a busca patológica por lucro e poder, de Joel Bakan, o longa-metragem descreve o surgimento das grandes corporações como pessoas jurídicas.

Criança e Consumo, de Estela Renner

No passado, a publicidade direcionada para o público infantil era escancarada. Esse documentário mostra como as marcas conseguiam persuadir as crianças a comprar. Tem vários relatos interessantes e assustadores.

Edifício Master, de Eduardo Coutinho

Provavelmente, um dos meus preferidos. Em 2015, esse documentário foi considerado um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Vencedor de vários prêmios, entre eles o Troféu APCA de 2003.

Um longa-metragem que fala sobre a diversidade e o cotidiano dos moradores de um edifício situado em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. São 12 andares, 23 apartamentos por andar, 276 apartamentos conjugados e em média 500 moradores no prédio inteiro.

Spirit Of The Marathon, de Jon Dunham

O Spirit of Marathon (Espírito da Maratona, em português) traduz o sentimento dos corredores para correr 42,195km. Para isso, ele traça a rotina de treinamento de seis atletas para a maratona de Chicago, em 2005. São eles: Deena Kastor, Daniel Njenga, Leah Caille, Lori O’Connor, Ryan Bradley e Jerry Meyers. Esse último começou a correr aos 65 anos.

Ilha das Flores, de Jorge Furtado

Acredito que esse a maioria das pessoas já assistiram. De qualquer forma, vale a pena rever, ainda mais por ser bem curto. Produzido no Brasil, em 1989, o curta-metragem acompanha a trajetória de um tomate desde a plantação até o lixo.

Vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais, também entrou na lista dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Esses são alguns que consegui me lembrar. Se tiverem algum relevante, me indica, por favor! E já assistiu algum desses?

Sort:  

Valeu pela dica! Lembra se o Corporation fala alguma coisa sobre a Companhia Holandesa das Indias Orientais (VOC)? É que eu sou atraído sobre a história dessa corporação que inventou a bolsa de valores e criou países e cidades pra apoiar a expansão de seus negócios :-) Valeu!!

=) Não vou me lembrar, pq faz tempo que assisti, mas tem várias mencionadas.

muito bom obrigado pela informação , adoro ver documentários vejo muito alienígenas do passado entre outros vou dar uma olhada nesses .

Que bom que gostou! Obrigada por comentar!

Loading...

Dessa lista já assisti Ilha das Flores que é bem triste. Curto muito os documentários do netflix como Bank vs Bitcoin e os de comida ehehehehe

hahaha Comida é sempre uma boa opção! Valeu!

Ótimas dicas, @leticiachiantia! Temos o gosto bem parecido. Hehehehe! Já assisti Corporation, Criança e Consumo e Ilha das Flores. Eduardo Coutinho é muito bom, vou assistir, sim. Recomendo os documentários que passam na TV Escola, tem vários disponíveis no site ;)

=D Obrigada pelas dicas, vou ver!!!

Sugiro o documentário: "Abaixando a máquina". Um documentário brasileiro que trata da realidade no trabalho dos fotojornalistas, em especial os que fazem pautas policiais :)

Vou assistir, obrigada! =D

Leticia, tem uns bacanas :
Jaci: Sete Pecados de Uma Obra Amazônica - Filme 2014
requiem american dream

Obrigada por comentar e pela diva. Vou assistir! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 64156.67
ETH 3169.32
USDT 1.00
SBD 2.53