Refletindo sobre a "Trending Page" do Steemit

in #pt5 years ago

A trending page do Steemit é o espelho da plataforma e a imagem que se vê nele hoje é a pior possível.

Gosto sempre de estar vez ou outra aqui em meu blog tecer alguns comentários sobre o que eu observo aqui no Steemit e hoje farei uma reflexão breve sobre a questão da trending page, reputação, promoção de posts e outras considerações.

A trending page era um espaço de muito prestígio aqui no Steemit. Lembro que 2, 3 anos atrás o "sonho" de todo blogger no Steemit era ver o seu post na trending page. Para estarmos na trending page 2 anos atrás deveríamos merecer.

Só estaríamos na trending page se o nosso post fosse realmente de qualidade, agregasse algo à "comunidade". Eu tive esse prazer uma, duas vezes. O meu post foi votado por várias baleias e vi um post meu sendo destaque na plataforma. Fiquei muito feliz, foi legal, me senti realizado.

Não comprei votos, não fiz bids em nenhum bot, não deleguei poder para nenhum projeto de curadoria para tal. Somente o meu talento e reconhecimento por parte de alguns "grandes" na plataforma foram suficientes.

Mas, os tempos mudaram aqui no Steemit e hoje o nosso lugar na trending page pode ser comprado. O prestígio, a reputação pode ser comprado.

Vejo surpreso todos os dias os mesmos autores todos os dias com seus posts na trending page. Tem autor que parece que monopolizou a página e é possível ver desse mesmo autor 10 posts dele na trending page. Surreal e ridículo.

Qual será o futuro dessa plataforma com todo esse monopólio, com a compra de prestígio e reputação, com a qualidade de conteúdo sendo cada vez mais algo secundário e onde a cooperação mutua, o "fair play" econômico e de competição entre os usuários não existe?

Sort:  

Congratulations @jsantana! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You published a post every day of the week

Click here to view your Board
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 66021.84
ETH 2981.36
USDT 1.00
SBD 3.70