Como Vai a Comunidade de Língua Portuguesa (#PT) no Steemit? 🇧🇷🇵🇹

in #pt6 years ago (edited)

image

Hoje fui fazer uma pesquisa na aba superior, do canto direito do Steemit. Queria "ressuscitar" alguns posts que ecrevi aqui em português e traduzi-los para o inglês. Ultimamente tenho feito isso, para que os meus posts possam adquirir uma audiência diversificada.

Nessa pesquisa, encontrei posts que eu e demais usuários escreveram em português há mais ou menos, 6, 8 meses, 1 ano.

Li alguns posts na íntegra e é legal, quase nostálgico ver logo abaixo, no final do post, o tanto de comentários que tinham nos primeiros posts escritos em língua portuguesa aqui no Steemit.

Eram 10, até 15 comentários de usuários brasileiros e portugueses que enchiam a caixa de comentários, fazendo os mesmos comentários virarem quase "um post, dentro do post" de tanto o que era discutido neles.

Lembro que nessa época (de um 1 ano para cá), com o trabalho realizado do @gazetagaleguia, do meu projeto @camoes e outros que surgiram posteriormente, houve uma "inundação" de posts escritos em português no Steemit.

Muito antes dos grupos no Telegram e dos servidores no Discord, aqui tínhamos o que poderia se chamar de uma comunidade ativa, unida e de cooperação mútua.

Mas, o tempo passou...

Muitos usuários desistiram da plataforma, trilharam outros caminhos. Alguns projetos tiveram o seu fim. Vieram os grupos de Telegram, os servidores no Discord, o fechamento da comunidade em grupos.

Desavenças, discussões sem futuro, polêmicas levantadas que geraram outras discussões maiores ainda e alguns "rachas" como consequência vieram.

Alguns projetos ainda seguem o seu rumo. Se "profissionalizaram", mantiveram e subiram o seu padrão de curadoria, apoio aos autores e forma de monetizarem o seu trabalho.

As mudanças tiveram que acontecer e muitas ainda virão daqui pra frente. Nada é para sempre. Algumas mudanças são para o bem, outras para o mal.

Mudanças nem sempre são sinônimo de coisas boas, o que não tira o fato de que elas devem ocorrer.

Vida Longa à Nossa Tag #pt!🇧🇷🇵🇹

Logo feito por mim

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Mudanças são necessárias, ou inevitáveis. Sempre é bom relembrar e continuar os bons feitos.
Pessoalmente, com relação aos telegram/discord, prefiro usar só o necessário. Parece que existe uma divisão: telegram/discord = comunicação com usuários do steemit X Steemit = só blogar. Eu prefiro usar o steemit pra tudo. O Steemit é uma rede completa: temos um ótimo sistema de votação, remuneração, e algo muito importante, que é a reputação. Aqui, como na vida real, eu penso mais de 10X antes de emitir uma mensagem. Aqui é tudo transparente e gravado no blockchain.
Lembrando que essa é uma opinião pessoal. Eu posso, também, estar escrevendo bobagem aqui, e amanhã mudar totalmente de ideia.

Boa noite!

Hoje prefiro (no steemit) me preservar mais em algumas opiniões. Não por que fica para sempre no blockchain, mas por que vai para o Google e mecanismos de pesquisa, o que é mais perigoso.😁

O sistema de votação e recompensas, ainda não é o ideal, a governança também não. Existe um "abismo" social grande nesse ecossistema. Espero que tenhamos mudanças no futuro, quem sabe.

Valeu por vir cara, obrigado.

Também sinto falta de conversas iniciadas nos comentários. Bons tempos!

Eu tbm amor...

Interessante seu post. Algumas coisas tb me fazem pensar, por não ser possível apagar, por exemplo. Mas legal saber como era, e como é hoje. Acho que muitas aplicações estão surgindo a partir da plataforma, e por isso acho que deve crescer muito.

As mudanças trazem consigo oportunidades...
Desde que conheci a Comunidade Steemit notei que posso aprender muito,contribuir e fazer bons amigos dentro da Plataforma Steemit.
Que outras mudanças benéficas ocorram, e com elas novas ondas de crescimento embasado nos conceitos da Comunidade e hoje posso dizer :

"Eu vim pelo dinheiro e fiquei pela Comunidade"

You got a 8.57% upvote from @brupvoter courtesy of @jsantana!

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 64332.82
ETH 3146.25
USDT 1.00
SBD 4.17