A Minha Missão Está Cumprida

in #pt6 years ago (edited)

CAMOES-0 111.png

A minha parte eu já fiz e tenho certeza que a missão está cumprida. Não, essa não é uma carta de despedida do Steemit (mesmo eu tendo algumas chances de assim fazer), mas é uma forma de expressar a minha sensação de "dever cumprido" no meio de uma "comunidade" de língua portuguesa no Steemit.

Trabalhar em comunidade não é o meu forte e eu sou totalmente avesso a qualquer ação coletiva, mas aqui no Steemit eu senti que eu teria e podia fazer algo para "agitar" e reunir os usuários de língua portuguesa que se encontravam bem dispersos por aqui há mais ou menos 1 ano.

Para fazer isso, eu criei o Projeto Camões (@camoes) , que foi talvez o segundo (ou primeiro?) projeto voltado aos usuários de língua portuguesa no Steemit. O meu intuito (e conforme consta no meu post de apresentação desse projeto )era reunir os usuários de língua portuguesa no Steemit. Consegui fazer isso.

Todas as semanas o @camoes fazia posts semanais reconhecendo e recompensando os melhores posts escritos em língua portuguesa lançados aqui na plataforma Steemit.

Foi ótimo, pois o pessoal foi se empolgando cada vez mais para produzir conteúdos originais e de qualidade e acredito que o @camoes foi um grande "motor" de promoção de conteúdos de qualidade no Steemit por quase 1 ano.

O nosso maior feito, em conjunto com um usuário que é muito conhecido por aqueles que estão aqui há algum tempo, o meu amigo (assim posso chama-lo, sem problema) @manandezo, foi termos definido que a nossa tag, o lugar onde os nossos posts escritos em língua portuguesa estariam alocados, seria a tag #PT. Criamos a tag #PT.

Hoje fico feliz e impressionado ao ver que essa tag é bastante popular entre os usuários portugueses e brasileiros que chegam aqui no Steemit e ver que tudo isso nasceu de uma ideia plantada e colhida por um projeto que criei, a sensação de realização é grande.

Mas, como falei acima, sou uma pessoa que não sei lidar com ações coletivas e a medida que as coisas foram acontecendo e crescendo, vi que a minha atuação já não era importante e decidi me afastar. Ainda tentei ficar mais próximo, participar de grupos no Telegram ou servidores no Discord para ajudar aqueles que precisavam de ajuda, conselhos, dicas e eu com minha experiência aqui no Steemit e ao meu jeito, sempre tentei ajudar.

O problema muitas vezes mesmo é a máxima de que "cada cabeça é mundo" e às vezes os nossos atos que pensamos estar ajudando, estamos na verdade atrapalhando e tendo percebido isso, decidi de vez me afastar de tudo aquilo que envolva uma ação coletiva em prol de uma "comunidade" de língua portuguesa no Steemit.

O meu apoio continua a todos que me pedirem apoio e a minha ajuda continua para aqueles que me pedirem ajuda. Espero que o crescimento aqui no Steemit de brasileiros e portugueses seja algo cada vez mais expressivo e que possam ter o apoio, sucesso e reconhecimento que buscam nessa "rede social das oportunidades".


Obrigado por ter lido o meu post!

Thanks for Reading My Post!

ezgif.com-resize.gif

Sort:  

Em português dizemos: cada cabeça sua sentença. Lhe desejo o melhor e obrigada por toda a ajuda que sempre me deu, J!

You got a 9.18% upvote from @brupvoter courtesy of @jsantana!

Os visionários abrem sempre caminhos para uma realidade melhor. Mesmo os solitários e incompreendidos sabem semear o progresso. Por vezes há mais eficácia longe de holofotes... Keep going ! ;)

Exatamente :) Obrigado Isabel, grande abraço e boa sorte aqui no Steemit!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64386.10
ETH 3142.17
USDT 1.00
SBD 3.98