You are viewing a single comment's thread from:

RE: Como melhorar a economia do Steemit

in #pt6 years ago

Eu acredito que o investimento em popularidade deve ser feito mais intensamente nas épocas mais "saudáveis" do mercado, pois dificilmente as pessoas vão entrar agora. A época das quedas é hora de dar 1 ou 2 passos pra trás e pensar na tecnologia e infra estrutura enquanto não tem a loucura de gente entrando e tudo acontecendo de uma vez.

Pessoalmente eu tento fazer minha parte, tenho dois projetos, um que toco nesse blog que é fazer tutoriais pra ensinar as pessoas a usarem a tecnologia da Steem para criar apps e programar usando a API da Steem.
Acho que esse projeto é important pq hoje em dia se você pesquisar "como funciona a Steem" ou algo assim você só vai encontrar coisa supérflua e populista de "como ganhar dinheiro com a Steem", mas é muito, muito difícil, achar conteúdo construtivo sobre como realmente usar a tecnologia da Steem, como construir apps em cima dela, como usar a tecnologia dela etc, tudo é muito superficial, tudo é só sobre dinheiro. Se não tiver infra estrutura ninguém ganha dinheiro e se eles trouxerem só gente interessada em dinheiro sempre que tiver uma queda ou se não fizerem centenas de dólares por post vão largar os projetos, largar a plataforma e ficar com um gosto amargo na boca. Falta postagens com ênfase na tecnologia e infra estrutura, pois sem ela não tem popularidade e não tem nada mais.

Mas, eu também não ignoro a importância de tornar a plataforma simples e popular, por isso também tenho meu projeto secundário @blocosdoigor que tem o objetivo de ensinar e trazer novatos pra plataforma. Eu não estou dando tanta ênfase nele quanto neste dos tutoriais de programação pois estamos na época das vacas magras, eu sei e entendo que vou precisar de muitas postagens, uma boa lábia e muito tempo e miolo gasto pra trazer pessoas pra plataforma enquanto ela não começar a voltar a "imprimir dinheiro", quando o mercado mudar com certeza mudarei o foco, mas sempre manterei os dois.

Mas é isso, acho que o foco agora tem que ser sentar e melhorar a plataforma, criar coisas novas, adicionar funcionalidades e focar na tecnologia e em espalhar capacitação técnica até ser a época certa de "pescar" usuários novos

Sort:  

Primeiramente grato pelo feedback. Mas eu penso que qualquer época é época de pescar. Porque na época de alta é mais fácil pescar, porque os usuários aderem à plataforma devido às recompensas recheadas. Mas esses usuários também serão os primeiros a abandonar a plataforma quando as recompensas caírem. Já em épocas como agora é mais sofrido convencer alguém a aderir, porém esse usuário será de maior qualidade e ficará não só pelo dinheiro "fácil" e imediato, mas por acreditar nas ideias por trás da plataforma e no seu potencial.

Como eu disse, os dois lados, tecnológico e social, são importantes, mas a comunidade é pequena e pouca gente se esforça em fazer algo pra agregar, a maioria quer fazer algo pra tirar, pra proveito próprio, então no meu caso por exemplo, mantenho os dois projetos mas como sou pequeno e tenho "alcance limitado" assim como a maioria das comunidades acho melhor seguir o caminho que rende mais, no caso, focar nos projetos tecnologicos quando é mais difícil trazer gente e nos sociais quando é mais fácil rendendo mais

Posted using Partiko Android

You got a 11.94% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You got a 13.44% upvote from @payforplay!

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 67083.87
ETH 3502.60
USDT 1.00
SBD 3.13