(Novo Projeto Dedicado) Conhecendo A Steem - Aprenda E Ensine Seus Amigos E Familiares Sobre A Steem

in #pt6 years ago

Uma nova jornada nas estrelas na blockchain

Estarei ensinando nessa nova série, do modo mais didático possível, sobre como funciona a Steem, tocarei nos detalhes técnicos, falarei sobre as interfaces, como funciona e como começar a usar, para que, caso você ainda não tenha conta, ou caso queira ensinar aos seus amigos como se registrar e começar a usar, você possa usar justamente essa série de posts para aprender ou introduzir alguém à plataforma.

Motivação

Recentemente comecei a usar a Steem (em suas diversas interfaces, como Steemit e Partiko) mais do que o próprio Facebook, porém, sinto falta das postagens e interação entre os amigos e pessoas mais próximas.
O conteúdo da Steem é fantástico, porém, é um papo muito "cabeça".

Eu me deparava frequentemente sem ter o que fazer, porém, cansado e a Steem só me oferecia conteúdo denso e que botava meus cansados miolos para pensar.

Logo, senti a necessidade de convidar meus amigos e conhecidos para a rede social. Mas novamente, existe a barreira da tecnologia. A Steem talvez não seja, à primeira vista, tão intuitiva, principalmente se o usuário iniciar pela interface errada, afinal, das diversas interfaces, algumas são específicas para algumas coisas, apesar de o conteúdo ser idêntico em todas elas.

Quando eu convidava meus amigos, postava chamando eles para cá, infelizmente, acontecia que eu tinha que gastar muito dedo repetindo algumas coisas ou repassando recursos didáticos para responder algumas perguntas, por vezes, desnecessárias, por exemplo "mas como os dados sã guardados e recuperados da blockchain?", oras, ninguem nunca me perguntou como os dados são guardados e disponíveis em redundâncias nos servidores do Facebook!! haha
Não que eu esteja reclamando, pelo contrário! Adoro falar (ou gastar dedo) sobre o que me interessa!

Como apresentarei o conteúdo

Está aí o desafio, eu sempre pensei em iniciar um projeto para introduzir meus amigos à Steem, porém, ensinando eles criar contas me veio à cabeça uma ideia simples.
Criar uma conta dedicada a introduzir e ensinar sobre a Steem.

Esse é meu perfil pessoal, e eu já tenho nele mais do que deveria pra um perfil pessoal, estou mantendo aqui minha série de tutoriais sobre como desenvolver, seja apps ou sites em JavaScript, usando a blockchain da Steem, e por postá-los tanto em Inglês como Português (meu objetivo é criar o máximo de desenvolvedores Steem possível) meu perfil pessoa acabou ficando não tão pessoal assim.

Juntando isso com outro projeto que eu tinha de fazer uma curadoria semanal de conteúdo em Português, achei a solução perfeita para poder por em práticas esses dois projetos, mas juntá-los em uma coisa só, evitando que eu "despessoalize" ainda mais meu perfil pessoal e aumentando o valor do projeto final para os usuários.

Minha visão sobre a Steem, Curadoria + Aulas

A solução acabou se encaixando perfeitamente na visão que eu tenho de que rumo a Steem deveria tomar para se tornar mais popular, com esse projeto 2 em 1 (aulas sobre Steem + curadoria) poderei trabalhar em prol de minha visão, que é uma Steem mais amigável, mais casual, casual é a palavra perfeita, do mesmo modo que o Facebook e o Twitter são, e até o Reddit (que compartilha muito mais semelhanças com a Steem) consegue ser.

Conteúdo do projeto

  • Ensinarei sobre a Steem (backend e tecnologia), para sanar a curiosidade dos mais curiosos, mas não creio que tocarei no tópico dos tutoriais de programação, esses manterei em meu perfil pessoal, a menos que eles escalem e cresçam a ponto de ficarem "estranhos" para um perfil pessoal, então deverão se tornar um projeto dedicado também, mas não creio que isso aconteça ou que aconteça em breve
  • Ensinarei sobre as interfaces da Steem, e isso é muito importante, pois usar a interface errada pode, literalmente, acabar com a experiência da pessoa e dar uma péssima má impressão, isso talvez acabe sendo útil para promover algo que estou trabalhando mas sem data para ser apresentado ainda. Então apresentarei e ensinarei para que servem e como usar as principais, quiçá todas a seu tempo, interfaces para interagir com a blockchain, como a Steemit (de onde faço este mesmíssimo post agora), Partiko (que estou usando no celular) e d.tube que adorei para substituir o Youtube
  • Curadoria semanal mista com conteúdo tanto de grandes "Steemeiros" como conteúdo de novatos, tanto conteúdo cabeça quanto conteúdo casual. Creio que isso é importante tanto para quem produz, para conseguir visibilidade, quanto para quem consome, pois é claro a dificuldade de encontrar o que você procura, seja post cabeça ou post de meme, quero dar acesso e visibilidade das pessoas para as pessoas, aumentando a retenção de usuários que possam vir pelos tutoriais
  • Doação de contas e patrocínio de usuários, pois a Steem possui um prazo de 1 a 2 semanas para contas serem criadas, ou 3 Steem de custo. Apesar de necessário para evitar abuso, e eu concordo com essas políticas, entendo também que isso pode ser uma barreira, pois em 1 ou 2 semanas as pessoas podem perder o interesse e quem não tem 3 Steem e não quer esperar será um usuário que perderemos na hora, por tanto, doação, sorteio e patrocínio de contas é outra ferramenta para a minha visão.

Portanto, apresento:

blocosdoigor.png
@blocosdoigor

O nome quiçá clichê acho que cai bem, pois por mexer com criptomoedas e blockchains há alguns anos, acabo sendo o "guru" dos blocos pra alguns amigos e conhecidos. Não consegui pensar em um nome mais perfeito hahaha.

O perfil na Steemit é
https://steemit.com/@blocosdoigor

Portanto, a partir de amanhã iniciarei a série de tutoriais, aulas, instruções, dicas, etc, farei o primeiro post da curadoria semanal e acredito que também irei patrocinar 1 ou 2 contas novas para novas pessoas entrarem na Steem. Porém, ainda estou estudando como dar as contas, pois posso criar uma conta nova usando o SteemConnect e pagar, porém eu acabaria vendo a senha da pessoal e isso com certeza não quero. Infelizmente por enquanto a Steem não tem um sistema de voucher para que eu criei um "vale conta", mas espero que tenha no futuro, então caso você tenha alguma dica, ideia, ou saiba de fato como fazer o processo para "doar" contas novas para que algumas pessoas escolhidas ou sorteadas possam "furar a fila" sendo eu a pagar os custos de criação de conta, por favor, me diga como.

Projetos, projetos e mais projetos!

Beneficiários deste post

Neste post uso o SteemPluspara doar 50% das recompensas para beneficiários escolhidos

Cada beneficiário receberá um percentual das recompensas do post automaticamente pela SteemPlus, 50% das recompensas de cada post será automaticamente distribuídos aos beneficiários, de acordo com o percentual de cada um. 5% automaticamente irá para o SteemPlus por nos prover esse serviço.

Você sabia que eu rodo um servidor Witness (testemunha) da blockchain da Steem?

Como votar em mim:
Vá para o endereço
https://steemit.com/~witnesses

Desça a página até o finalzinho e encontre o campo abaixo

Insira meu nome "igormuba", sem aspas, e clique em "vote" para votar em mim.

Sort:  

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by igormuba from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.029
BTC 63013.55
ETH 2460.64
USDT 1.00
SBD 2.64