Trabalhe, mas cuide do seu próprio negócio [Relato pessoal]

in #pt6 years ago

Olá meus queridos! Esse post que trago hoje é inspirado em uma das publicações do amigo @robertoueti que li tempos atrás onde ele dava dicas de investimentos para enriquecer.

Através desse tema quero pegar o gancho para continuar algumas ideias e principalmente meu relato nesse mundo financeiro de investimentos e trabalhos!

No meu título que se refere a trabalhar mas cuidar do seu próprio negócio, eu li a primeira vez no livro do Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki, onde ele falava para que você continuasse a trabalhar, mas nunca deixar de cuidar do seu próprio negócio e é exatamente disso que eu irei falar!



Fonte da Imagem

Quem nunca quis ter seu próprio negócio, sonha ou ainda tenta investir nisso? Eu digo que é algo para poucos, é para pessoas de visão e coragem e que não querem ficar na zona de conforto. O problema que muitas vezes iniciamos do zero e sem muito conhecimento e podemos quebrar a cara e até piorar a situação que era antes de ter tentando (eis a minha história). Mesmo assim, vale muito mais tentar do que não tentar.

Outro problema é que muitas pessoas quando começam a trabalhar e devido ao “dinheiro fácil” (salário), elas abandonam a ideia de investir em si mesmas e em seu próprio negócio e começam a gastar tudo que recebem e criam dívidas através de mais dividas, pois já que eu recebo um salário todo mês, tenho carteira assinada e um “emprego estável” (Maior ERRO), vou é criar contas...

Em outros casos (como o meu), assim que pintou uma oportunidade eu fui com muita sede ao pote, a oportunidade era boa realmente... Mas me faltava experiência e dinheiro que eu NUNCA tive para me manter e investir mais. Resultado? Vendi as coisas que eu tinha, me mudei de cidade e estado, longe de tudo e de todos atrás do meu sonho de ter meu próprio negócio... Não durei muito depois de 2 anos e contraí mais dívidas do que lucro se tratando de dinheiro. Talvez se eu tivesse esperado um pouco mais, continuasse a trabalhar e usado o dinheiro do trabalho para ir criando fundos e investindo no meu próprio negócio, só para depois mais tarde eu ver o que faria, talvez eu estivesse melhor...

Só que tudo isso foi de aprendizado, foi de experiência, foi preciso eu passar por isso para eu aprender e saber o que fazer hoje. E além do mais, todo meu tempo fora e meus 2 anos eu aprendi muita coisa, participei de muitos treinamentos e palestras da área financeira e crescimento profissional que mudaram minha visão e que apesar das dívidas que eu ainda pago até hoje, o conhecimento que eu tenho, vale hoje muito mais.

E a dica que eu dou hoje para quem está pensando em iniciar seu próprio negócio é:
Analise tudo sobre a área, mercado, retorno, clientes e principalmente o custo para TUDO.
Se você hoje está empregado e ganhando bem (se você acha que ganha bem), continue a trabalhar, guarde dinheiro para seu próprio negócio. Trabalhe mais cuide do seu próprio negócio nas horas de folga.

E para você que não tem tempo, que seu trabalho é demais e que ganha pouco... Principalmente para você, cuide mais do dinheiro, guarde o que puder e esteja sempre olhando oportunidades para investimento próprio, trabalhe no seu negócio em suas horas vagas, crie seu império, seu patrimônio ao invés de só criar o do seu chefe.

Eu desde que voltei da minha frustrada tentativa de negócio, estou começando tudo de novo e não do ZERO e sim de muito abaixo de zero, bem negativo haha. Foi necessário eu voltar a fazer alguns trabalhos tradicionais para eu poder ganhar dinheiro e ir pagando o que posso ao mesmo tempo que vou guardando e trabalhando em novos projetos e negócios próprios para poder dar a volta por cima... Porque se eu ficasse só trabalhando e pagando conta, chegaria um dia que quitaria tudo, mas ainda eu não teria nada... e o pior, quando eu não tivesse mais esse trabalho, de onde eu tiraria minha renda? Por isso invisto em outras áreas e crio outros negócios para não ter que ficar somente dependendo de um trabalho “normal”.

O texto ficou longo, eu sei, eu teria muita história pra contar e quem leu até aqui eu agradeço muito hahahahaha.

E o que fica para ti é para você não esquecer: TRABALHE!!!, mas cuide do seu próprio negócio. Mesmo você que pensa em ter algo ou não, mesmo você ganhando bem ou não. SEMPRE CUIDE DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO e não apenas 100% do negócio dos outros. Quem ficará rico serão eles, e não você!

Grande abraço a todos 😉

Sort:  

Saudações, hranhuk.

Muito bom man. Li esse livro do pai rico, pai pobre e penso que empreender tende á deixar a pessoa mais "livre". Porém, sempre que vejo empreendedores falando que empreender deixa a pessoa livre, verifico que isso é na visão deles,pois o tanto de responsabilidade que isso traz é muito grande, pois, caso aconteça algo ruim, não é só seu emprego que vai embora, mas seu "nome". Para alguém empreender, é necessário, em minha visão, que tenha conhecimento de mercado, administração, economia, contabilidade e saiba se comunicar com as pessoas, para vender bem seu produto, principalmente quem está começando do zero, que geralmente precisa acumular funções na empresa. Não acho que isso seja para todos. Eu por exemplo, não me sentiria bem sendo dono de um negócio próprio. Eu ficaria muito estressado. Para isso, estudei outras formas de aumentar meu fluxo de caixa....

Se a pessoa não sentir-se confortável em ter um negócio próprio, o melhor é que ela não abra. Vejo os "empreendedores de palco" falando que é só persistir e agir que a pessoa terá resultados, mas isso, colocado na prática, é bem diferente da teoria. Por exemplo, uma pessoa trabalha muito e constrói uma pequena oficina que conserta bicicletas. Está ali ganhando o dinheiro dela. De repente, uma empresa grande de conserto de bicicletas abre o mesmo negócio,porém, com muito mais investimento, material especializado e marketing na mesma rua que á dela. Imagina o resultado disso??? O fator sorte conta muito também na hora de empreender....

Ou a pessoa é autônoma, ou trabalha para os outros( empresa privada ou pública), ou é empreendedora ou é uma investidora que não precisa mais trabalhar e vive de rendimentos. Na minha visão, a única forma de estar "confortável" nessas posições é a do investidor. Mesmo sendo funcionário publico, a pessoa pode ter seus pagamentos atrasados, como aconteceu no caso do Rio de Janeiro, que vários servidores entraram em dívida por causa de problemas na prefeitura de lá.....

É bom que a pessoa tenha muito auto-conhecimento para verificar em qual quadrante ela pretende se colocar.

Obrigado pela postagem e boa noite!!!!

Exatamente. Excelente comentário e visão sua como sempre!

O ideal é que a pessoa não fique só dependendo uma fonte de renda somente.

Grande Abraço

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito obrigado :)

Parabéns! Você está participando do projeto #ptgram power! Recompensamos a participação ativa na comunidade, bem como bons conteúdos! Saiba qual é sua pontuação, e como aumentá-la.

Boa sorte! Logo logo você recupera. :)

Muito obrigado @lyee, saudades de tu hein!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

É como diz aquela filosofia né: "Um olho no peixe e outro no gato.", haha!

Bem por aí amigo haha

opa! Valeu pela menção e pelo ótimo texto @hranhuk! Tamo junto bruxão!

Nóis que voa bruxão

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 62800.25
ETH 2449.72
USDT 1.00
SBD 2.57