Planejando o tempo

in #pt6 years ago (edited)

Olá meus queridos! Lendo ontem os post pela comunidade Steemit, acabei vendo o post de @caroline.muller comentando em relação ao tempo, a quantidade de tarefas diárias que nós muitas vezes temos que fazer e nos vemos totalmente engolido por elas. Sem conseguir arrumar tempo para outras coisas geralmente que gostaríamos de fazer. Então, pensei em trazer nesse post uma forma de compartilhar o que eu tenho feito para tentar me organizar e me achar em tantas tarefas do dia a dia. E como não podia ser diferente, gastará um pouco de tempo para arrumar boa parte disso haha.

Eu sempre achei desnecessário e não acreditava que surtiria algum tipo de efeito ficar programando os dias, semanas e mês... Porém, apenas fazendo que se descobre, não é?

Bem, por causa dessa toda descrença minha de antigamente, ainda sou muito falho em cumprir as vezes uma coisa aqui ou ali (todo dia vamos melhorando).

Primeira coisa que eu faço todo final de mês é organizar o mês seguinte inteiro com datas importantes e tarefas que não posso deixar de sequer cumprir (Reuniões, Viagens, pagamentos, recebimentos, pedidos, estudos, aniversários etc). E para isso eu fiz um calendário enorme do mês e colei na parede do meu quarto, conforme podem ver na foto.

IMG_20180305_105729770.jpg

Utilizo post-it para colocar o dia e as tarefas daquele dia. Conforme o mês mude eu apenas tiro os antigos e faço os novos. O ideal é você fazer isso no papel, criar e colar em algum lugar que você possa acordar todo dia e ser uma das primeiras coisas que vê, além do mais, durante todo dia você verá aquele calendário te lembrando de suas tarefas. Fazer isso no computador, celular ou qualquer coisa tecnológica hoje em dia, pode parecer melhor, mais prático (realmente é), mas não dá o efeito que precisa. O calendário colado na parede vai estar sempre ali na sua visão, querendo ou não. Enquanto as que foram feitas no celular por exemplo, você precisa acessar para ver e você não vai fazer isso sem querer...

Depois que eu faço as marcações das tarefas e datas mais importantes do mês, vai minha mini agenda dos horários da semana. Como eu dou aula em alguns horários variados do dia durante toda a semana, preciso me atentar muito a isso para saber os horários os quais não estarei dando aula para poder fazer as outras coisas. Eu tenho colado em outro lugar em post-it a marcação dos horários que dou aula (já que isso eu não posso faltar ou deixar de fazer) e, possuo uma agenda para marcar somente a respeito das aulas e conteúdos. Definido isso eu vou agendando minhas outras tarefas nos horários que se passam, e por ordem de importância. O ideal é tentar cumprir todas, caso veja que não será possível, então tente marcar as menos importantes para outros dias que terá mais folga e assim adiante. Agora, se tudo é importante e está faltando tempo... Aí será necessário um esforço muito maior, tendo que sacrificar alguns momentos não importantes (que sempre temos, queira ou não), para poder finalizar as tarefas do dia.

Agora a pergunta. Eu consigo cumprir todas as tarefas que marquei no mês e fazer tudo o que eu falei? Não. Infelizmente ainda não consigo atingir o 100%, e geralmente preciso adiar aquelas que não consegui fazer..., mas, melhorei muito comparado a época que eu não fazia isso. Melhorei e aumentei a produtividade em 80% do que antes sem fazer nada disso. Parece bobo, mas só fazendo para notar. E não se desespere, se você não está conseguindo cumprir tudo 100% pelo fato de que tem muitas coisas e não está sobrando tempo. É um problema até bom. Ruim seria você não estar conseguindo cumprir suas tarefas e metas diárias com muito tempo de sobra, ficando só dormindo, assistindo por exemplo. E outra coisa! É necessário um tempo para assistir, jogar, qualquer lazer que deixe sua mente tranquila. Principalmente quando estamos cheios de coisas, reservar um pouquinho que seja do tempo para só relaxar, pois ao contrário se você viver 100% nos compromissos sem tirar sequer 1 minuto para você, você não aguenta e fica doido haha.

Espero que de alguma maneira esse post ajude, nem que seja bem pouco a quem leu e talvez precise ordenar melhor seus horários, e também espero dicas do que vocês fazem e como surge efeito para vocês na maneira que fazem.

Obrigado e até a próxima 😉

Sort:  

Muito legal, @hranhuk!
Eu só tomei vergonha na cara de ser organizado quando comecei a estudar música (que é a minha profissão). Isso me obrigou a ter cronograma, metas e dar o meu melhor para atingi-las.
O ruim é que ainda fico chateado quando não dá tempo de cumprir tudo mas o seu texto meu deu uma outra visão sobre isso.

Fico feliz em saber que pude contribuir com alguma coisa contigo.
Obrigado :)

Vou começar a usar o seu método hehe, hoje em dia utilizo um app no celular e no computador que me ajuda na organização, mas é muito fácil ignorar o alerta e acabo procrastinando um pouco. Acho que um método menos “digital” seria mais efetivo para mim.

Esse era o meu problema também @camillagomes, sempre fui voltado a ser digital haha. Depois que mudei algumas coisas, os resultados apareceram. Me conte depois como foi a sua experiência ;)

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Que organização exemplar! hehe! Ainda que diga que não cumpre 100% certamente está muito por só por estar praticando essa técnica! Realmente o celular tem mil e um apps pra isso, mas acabam só deixando o negócio mais enrolado. Acho que um painel grande é muito bem vindo! Vou fazer isso!
Mesmo para uma programação de rotina aqui pro Steemit (dia de postar, dia de curar e votar, dia de relatório da semana, dia de transferencia de sbd, etc) Deve ajudar muito!
Valeu!

Hehehe, faz meu amigo e depois me conta como foram os resultados depois da utilização. Não precisa nem investir num quadro. Eu fiz com cartolina cola e fita. Uma amiga usou papel cartão e fita isolante para fazer os quadrados. Ficou top!

Coin Marketplace

STEEM 0.23
TRX 0.11
JST 0.029
BTC 66255.12
ETH 3564.10
USDT 1.00
SBD 3.15