Brasil o país da Bola

in #pt6 years ago

Olá meus queridos! Quem aqui nunca jogou bola ou esteve envolvido próximo a isso? Independente se você jogou ou não, mas na sua escola qual era o esporte mais praticado? Nas brincadeiras na rua de sua casa, em seu bairro, o que mais se via e vê ainda?


Fonte da Imagem

É impossível que um brasileiro não tenha tido nenhum tipo de contato com a bola ao longo da vida e ao esporte em si (futebol e suas variedades). Claro que quando crianças, brincávamos de tudo o que podíamos, mas a bola sempre estava la para jogar nossas "travinhas livres", "gol a gol", "meia lua" entre outros nomes que podem mudar conforme a região de um país tão grande!

Me inspiro a escrever esse texto hoje, devido ao fato de semana passada enquanto eu caminhava rumo a academia, notei em um pequeno espaço que um terreno de uma casa reservava, duas crianças jogando bola ao estilo "gol a gol". E uma delas, mesmo que sem levar muito jeito com a bola (apesar de já ser grandinho), se divertia jogando com seu amigo.

Esse é o poder que a bola tem no país. Não importa se a criança quando começa leva o jeito ou não, todas brincam, todas querem (na maioria haha), lembro que eu em nossa rua, a gente chamava até os "ruins" para jogar com a gente. Porque o que a gente queria era completar o time, era se divertir, e passávamos o dia todo jogando bola.

Na escola, sempre queríamos ser chamados para o time logo de cara (eu não era tão bom assim, mas não era dos ruins kkk). Era chegar na escola e jogávamos bola antes da aula, recreio era bola, e quando tinha aula vaga, era bola...

Fico pensando se nosso país realmente investisse no esporte, investisse de verdade. Porque o esporte a bola principalmente tira as crianças da rua. E não necessariamente somente futebol, mas entre outros esportes... Teríamos uma geração mais vencedora não só nos jogos, mas sim em educação e culturalmente melhor, do que não olhar para tantos problemas que temos nas ruas em diversas cidades por falta de opções e estruturas. Não digo que isso iria resolver todos os problemas e que só falta investimento em esporte. Na verdade falta muita coisa nesse país, mas em questão de cultura a bola já esta para todo mundo, e o país não investe mesmo assim...

Temos algo em potencial no país que não é explorado corretamente infelizmente.

E você? Jogava bola quando criança? Era do time dos bons ou ruins? Qual seus melhores momentos que você lembra? Comente ;)

Uma boa semana para todos!

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Lembrei agora de um colega que tive numa cadeira de didática na faculdade, que tem um mercadinho de esquina com sua família, e vendo jovens todo dia jogarem bola num campo em frente a esse mercado, resolveu criar um projeto cultural de fomento ao futebol profissional nesse bairro onde ele mora, e que é um bairro que comumente capta jovens para tráfico de drogas. Ele conseguiu disciplinar muitos desses jovens, a ponto de tornar a escolinha de futebol que criou em algo desejado por todos, e um dos requisitos para participar gratuitamente (com direito a viagens e jogos contra times adversários) é que esses jovens estejam devidamente matriculados na escola, e que mantenham notas altas. Todo mês esse cara pede pra ver as avaliações e notas, e se alguém estiver indo mal na escola ele dá auxílio, conversa e incentiva a se sair bem. Quando o jovem não consegue melhorar as notas, ele tenta outros recursos, mas se vê que o cara não tá levando a sério os estudos, ele manda o cara embora. E tá funcionando bem essa disciplina. Baita serviço social e investimento particular do cara em prol da comunidade, partindo do esporte :)


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Cara, que fantástico isso.
E era exatamente sobre esse tipo coisa que eu quis dizer no post. Usando o esporte para tirar as crianças da rua e das coisas erradas...

Obrigado por compartilhar :)

A sua consistência e qualidade foram premiadas com um voto do grupo ptgram power. Obrigado por fazer parte deste projeto #ptgram power

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito bom man. Em minha infância, cresci jogadno futebol no colégio. Na rua, era futebol, queimada, pique-esconde. Sempre bom relembrar essas coisas.

PS: Na foto ali, a bicicleta deu errado!

Pois é, nem sempre a jogada bonita sai certo hahah

Abraço

Eu nunca fui muito dos esportes. Era a menina que tinha que fazer trabalho para conseguir média em educação física hahahha.
Mas com meus primos eu gostava muito de jogar caçador (ou queimada) e Alerta e quando estavamos em menor número (eramos muitos) jogavamos Bets.
Acho que nunca me encaixei muito no convencional hehe

Pô, mas esse ai eu também gostava... Só bets que eu nunca joguei... Acredite haha

Bora jogar bets então uai hahahaha

É muito interessante, realmente, o fascínio que uma bola tem por aqui. Quer ver o pessoal feliz é só jogar uma bola :D Eu gosto de jogar basquete, mas esses dias arrisquei uma partida de boliche também :P Obrigado por compartilhar ;)

Basquete... Quanto tempo faz que eu não jogo. E eu gostava demais. Não que eu levasse jeito haha

E boliche eu curto ;D

Obrigado pela visita amigo :)

You got a 25.00% upvote from @minnowvotes courtesy of @hranhuk!

Lembro que no meu tempo de escola eu era sempre o ultimo a ser escolhido e as vezes nem jogava (na verdade quase sempre não jogava) ai passei a praticar e jogar no gol, pois todo time precisa de um goleiro haha.

Aaaaah, então foi por isso kkk

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 60546.41
ETH 2355.40
USDT 1.00
SBD 2.53