Breve resenha sobre o Tremendas Trivialidades do G.K Chesterton

in #pt7 years ago
Eu já sabia que ia ler um ótimo livro, afinal, é Chesterton, porém, foi mais que isso, esse livro, aparentemente simples, mudou completamente minha forma de encarar o mundo. Abriu meu horizonte de possíveis respostas para coisas que afligem meu espírito, me fez ver com outros olhos coisas que para mim pareciam irrelevantes e principalmente esclareceu a origem de alguns problemas sociais da atualidade. Abaixo está a capa do livro:

Cada 'crônica' merecia uma análise pormenorizada, mas não posso fazer isso aqui, porém, a que mais chamou minha atenção foi o texto de número 12: O Vento e as Árvores, onde, pelo que eu pude entender, ele mostra como as coisas que ocorrem no mundo são influenciadas por ideias e não apenas por fatores materiais: "as árvores representam todas as coisas visíveis e o vento as invisíveis. O vento é o espírito que sopra onde quer; as árvores são as coisas materiais do mundo que são sopradas para onde o espírito quer. O vento é filosofia, religião, revolução; as árvores são as cidades e civilizações."

Lá frente ele exemplifica: "Ninguém jamais viu uma revolução. Multidões invadindo palácios, sangue escorrendo pelas sarjetas, a guilhotina erguida mais alta do que o trono, uma prisão em ruínas, uma população em armas – estas coisas não são a revolução, mas os resultados da revolução."

E a melhor parte para "O grande dogma humano é, assim, que o vento move as árvores. A grande heresia humana é que as árvores movem o vento. Quando as pessoas começam a dizer que as circunstâncias materiais criaram por si sós as circunstâncias morais, previnem qualquer possibilidade de mudança séria." Esta última parte mostra como que muitos dos problemas, talvez todos, são resultado da falta de princípios morais fundamentais, tem um outro trecho que ele fala isso (não lembro onde :/ ).

Existem muitas outras coisas a serem ditas sobre este livro, porém, prefiro não falar mais e deixar que os leitores descubram por conta própria. Não é um livro difícil de ler, na verdade, e uma leitura gostosa, podendo ser feita em qualquer lugar e em qualquer hora, tem uma linguagem simples e fácil, mesmo que você não saiba do que ele está falando, a tradução também é boa. Recomendo para todos que gostem de uma leitura de qualidade.

Por enquanto é isso, até a próxima!

Sort:  

Muito bom! Obrigado por compartilhar o resumo porque incentiva as pessoas a ler, certeza! Até quem não gosta muito.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Interessante, pretendo te seguir, que tal me seguir também?

Já estou seguindo ;)

«Porque têm os olhos de ser tão preguiçosos? Exercitemo-los até aprenderem a ver os factos surpreendentes que cruzam a paisagem – por exemplo, algo tão simples como uma vedação pintada. Sejamos os atletas oculares! Aprendamos a escrever ensaios sobre um gato vadio, ou sobre uma nuvem iridescente! Foi uma coisa dessas que eu tentei fazer nas páginas que se seguem; mas qualquer outra pessoa poderá fazer melhor; se tentar.»
G.K. Chesterton

  • @Steembookx percura e visibiliza post relacionados cos livros, livrerías e bibliotecas e BookCrossing.
    Tu post foi votado e re-postado.
    Obrigada polas túas contribucións.

banner_portada.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.16
JST 0.031
BTC 60343.62
ETH 2490.29
USDT 1.00
SBD 2.53