Hambúrguer Artesanal

in #pt6 years ago

Um dia fiz uma feijoada para minha família e tive que tratar com 2 problemas.

  • Um foi que minha irmã está tendo uma reação alérgica ao nitrato contido no bacon. Solução foi fazer uma panela com bacon e outra sem.
    2017-12-11 13.36.09.jpg

  • Outro problema foi meu sobrinho. Nós havíamos esquecido que ele está tendo reações alérgicas ao feijão. Pois é! Ao feijão. Ele comeu algumas carnes e outras coisas.
    Como forma de me desculpar pelo esquecimento dessa característica, prometi fazer um domingo de hambúrguer artesanal.
    Eu já havia feito no ano passado na comemoração do meu aniversário.
    2017-04-02 18.03.48.jpg

Não gosto de comprar carne moída. Sou adepto do quanto menos industrializado melhor.

No meu aniversário, eu fiz o hambúrguer com alcatra e não havia cortado tão picado assim. Eram cubos de tamanho médio, temperados com alho, sal, cebolinha e pimenta do reino.
Ficou ótimo, pois fiz a cebola caramelizada, temperei a maionese (industrializada), adicionei queijo prato enquanto fritava o hambúrguer e fiz a batata rústica, com paprica doce e picante, açafrão, alecrim, sal e azeite. Ficou tão bom que coloquei a receita no concurso de Hambúrgueres artesanais de uma produtora de maionese e catch up.

Eu havia utilizado essa foto como meta e a partir dela cheguei à minha receita.
Fiquei em 26° lugar no campeonato que era baseado em votação online.

Promessa é dívida!

Como eu havia prometido ao meu sobrinho que eu faria o hambúrguer, ele cobrou. hehehehe
Daí pensei em fazer um hambúrguer com a receita totalmente diferente, a começar pela carne. Como todas, eu disse TODAS, as hamburguerias utilizam a fraldinha como carne base do hambúrguer, algumas fazem blend com outras carnes e gordura, eu pensei em fazer de fraldinha.

Comprei 2 peças de fraldinha, comecei a limpar. Nesse quesito, sou bem chato pois não sou fã de gordura. Tiro até da picanha. Limpei bastante, cortei em tiras, amolei mais a faca e comecei a picar a carne:


Lembrem-se que eu afiei mais a faca, do contrário não daria pra fazer isso.
Piquei bastante a cebola e o alho, adicionei na carne, junto com sal e pimenta do reino.
Coloquei uma colher da mistura de carne na forminha, pressionei para formar uma liga, coloquei uma colher de queijo canastra meia cura ralado e completei com a carne fechando direitinho e pressionando para ficar bem concisa.
2018-02-17 13.42.14.jpg
Envolvi em filme PVC e coloquei para descansar na geladeira.
2018-02-17 13.28.16.jpg
O hambúrguer deve permanecer na geladeira por pelo menos 30 minutos, pois assim a carne faz uma liga entre si e não vai ser uma carne solta quando você fritar.
É sempre bom dar uma certa lubrificada antes de colocar o hambúrguer. Nesse caso eu fritei 3 fatias de bacon que deram bastante oleo, coisa que eu tirei pois eu so queria untar a frigideira que já era de antigrudante (não me pagam e por isso eu não falo o nome).
Fiz a cebola caramelizada, picando ela em tamanhos médios, colocando na frigideira e deixando ela dar a sua chorada, depois de ter nos feito chorar. heheheh
Adicionei alho picado e um pouco de shoyu. Adicionei ervas finas (pouquinho pra não alterar muito o sabor) e deixei dar uma reduzida, adicionei um pouco de sal e um pouco de água. Deixei reduzir novamente para concentrar o sabor.
2018-02-18 14.58.22.jpg
A batata rústica é uma beleza. Num pote coloquei paprica doce, açafrão, ervas finas, sal, pimenta do reino e parmesão ralado na hora (se não tiver, pode usar o ralado de pacotinho mesmo). Joga um azeite ai, mistura e começa a passar os pedaços de batata para ficarem bem envoltos dessa mistura. Coloca em uma forma e depois no forno pré-aquecido à 180°. Uns 25 minutos de forno já está cozida.
2018-02-18 14.58.16.jpg
Fiz 2 testes dessa vez:

  • Um foi o bacon caramelizado. São tiras de bacon colocadas numa forma e cobertas de açúcar mascavo. Deixei o bacon primeiro sem o açúcar, depois de uns 10 minutos, tirei o excesso de oleo e coloquei o açúcar em cima deles. Ficou muito bom, mas confesso que tenho que melhorar muito nisso.
    2018-02-18 14.58.55.jpg
  • O outro teste, eu acho que na segunda eu consegui. O mais engraçado que a segunda foi a primeira tentativa que devido a pressa, eu tive que abandonar e tentar um novo. Foi a maionese.
    Peço desculpas às empresas que fazem maionese, mas não comprarei mais de vocês.
    2018-02-19 10.33.31redu.jpg
    Foram:
  • 2 Ovos inteiros no liquidificador, começa a bater, coloca o suco de 1/4 de limão e vai adicionando pouco a pouco fios de azeite. ele vai encorpando.
  • Quando der uma encorpada, acrescente bem pouco de sal (pois a maionese salga muito facilmente), cebolinha e salsa a gosto. bata mais e se precisar coloque um pouco mais de azeite.
    -Quando engrossar, passe para outro pote, espere esfriar destampado(pois é interessante o quanto esquenta), tape e coloque na geladeira.
    2018-02-19 12.10.30.jpg
Vamos para a montagem do Hambúrguer.
  • Aproveitando que o forno estava aquecido para a caramelização do bacon, coloque os pães já cortados para dar uma rápida tostadinha .
  • O Hambúrguer foi colocado na chapa (frigideira pois não tinha chapa). em cerca de 3 minutos depois, vira-se os hambúrgueres.
  • Assim que virei, coloque 1 fatia de mussarela de buffala (que comprei em fatias).
No Pão
  • Passei a maionese generosamente na parte de baixo.
  • Coloquei o bacon.
  • Coloquei o hambúrguer e a cebola caramelizada por cima.
  • Coloquei 1 fatia de tomate grande e 2 folhas de alface.

Aqui o prato montado.

2018-02-18 16.18.06.jpg
OK esse tem 2 hambúrgueres e era o meu prato.

Confesso que eu não consegui comer os 2. deixei para que 2 horas depois eu comesse o resto.

Estava uma delícia.


FacebookYouTubeInstagram
image image image
Sort:  

Feijoada deu água na boca. Pena pelo seu sobrinho, bacon é muito bom. Tamebém me arrisco na cozinha por vezes, ficou legal o prato! show! valeu @fabiocola!

Tudo deu água na boca hahaha... Já salvei aqui pra ver a passo-a-passo com mais atenção. Valeu por compartilhar!

@fabiocola, Parabéns! O teu post foi votado e resteem pelo Projeto Camões!

camoes sign 2.gif

PROJETO CAMÕES - LÍNGUA PORTUGUESA NO STEEMIT

Coin Marketplace

STEEM 0.24
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 62441.28
ETH 3020.61
USDT 1.00
SBD 3.79