COMO ECONOMIZAR PARA UMA VIAGEM?

in #pt7 years ago

Aposto que muita gente que olha meus posts sobre viagens e os lugares onde estive logo de cara pensa: "esse cara deve estar cheio da grana". Eu sei que viajar para o exterior não é barato. Além dos preços cruéis das passagens aéreas, a cotação ultimamente vem quebrando a perna do cidadão brasileiro, que viu sua moeda se esfarelar nos últimos anos devido à inflação do governo Dilma e à nossa péssima política (que pelo jeito vai continuar nos próximos anos, infelizmente).

iStock_000030988874_Double.jpg

Mas não, não sou cheio da grana. Meu salário é razoável para uma pessoa formada em jornalismo e dá para viver na Mooca, em São Paulo. Não tenho TV a cabo e carro, por exemplo. Tenho de sustentar sozinho um apartamento e me sobra por mês aproximadamente R$ 300 para qualquer tipo de gasto (cerveja com amigos, Palmeiras, saídas com a namorada, etc.).

Mas eu tenho uma qualidade, na minha visão, perfeita para mim, que sou louco por viajar e praticamente vivo em função disso: sou excelente em economizar ao máximo e focar nos meus objetivos.

Por isso, separei algumas dicas de como economizar para realizar o seu sonho de ir ao exterior!

Confira:

Planeje com cuidado

RETIREES1015-family-travel-plans-1.jpg
Para não ter nenhum tipo de imprevisto ou ir com o dinheiro apertado para a sua viagem, planeje com antecedência. E faça isso com cuidado e inteligência. Seu sonho é ficar num hotel luxuoso em Dubai? Ok, isso vai custar muito dinheiro. Então comece a planejar muito tempo antes e veja o que você precisa para chegar lá. Porém, este estilo de viagem foge muito às minhas dicas de como conseguir chegar lá.

Quais são as suas prioridades?

Hungria 26.jpg
Vida de mochileiro: procurando a estação de trem de Budapeste, com um McDonald's na mão

Muita gente me pergunta de onde eu tiro dinheiro para viajar tanto, sabendo que meu salário é parecido com o dessa pessoa, e eu sempre respondo: prioridades.

Quando eu estou planejando uma viagem, minha prioridade é a viagem. Eu estipulo uma quantidade mensal que preciso economizar e, assim que recebo meu salário, já a separo e coloco para render em algum lugar (ou poupança ou títulos públicos, por exemplo). E vou fazendo isso mês a mês, religiosamente.

Pesquise as melhores opções

Dinamarca 9.jpg
Foto do quarto compartilhado que eu fiquei na Dinamarca. Preços baixos são fundamentais

Como eu viajo muito e faço mais o estilo "mochileiro", costumo me hospedar em hostel (ou albergue). É sempre a opção mais barata, pois você divide o quarto com outras pessoas (às vezes 4, 6, 8 camas). É pra quem está em uma viagem mais de "zoeira", com amigos, noites mal dormidas e festas. Porém, se você vai em casal ou quer paz, o Airbnb é uma EXCELENTE solução. Na virada do ano de 2017 para 2018, fiquei 5 dias na Bolívia com a minha namorada. Alugamos um apartamento perfeito (muito melhor que o meu de SP) no Airbnb por R$ 400 quatro noites o casal! Ou seja, R$ 200 cada um (R$ 50 por dia). Valeu muito mais a pena que qualquer hotel ou hostel.

Guarde as moedas

635934988617999349489514298_Saving-Money-Image-1.jpg

Sabe quando você tem R$ 1,50 no bolso em moedas e aquele barulho de metais batendo te irritam profundamente e você decide comprar um chiclete na padaria? Pois é, comece a guardar esse dinheiro em casa. Segura um pouco a onda e vai guardando... Quando você perceber, depois de alguns meses, eles já se tornaram R$ 30, R$ 50. Em um ano, você tem mais de R$ 50 na mão. Parece uma quantia irrisória, mas no fim das contas ajuda em uma viagem, você pode ter certeza. Muito mais irrisório seria aquele chiclete ;)

Invista o dinheiro guardado

8-daily-habit-changes-that-will-help-you-save-money.jpg

Legal, você está conseguindo guardar R$ 200 do seu salário por mês. Mais aonde vai colocá-lo? Na sua conta jamais! É perder dinheiro, visto que a inflação do Brasil é alta (em 2017 foi baixa, mas é uma exceção). A poupança é muito fácil, mas também não rende nada. Hoje em dia só tenho dinheiro pra emergência na poupança, caso aconteça algo com a minha família que eu precise utilizar na hora. Minha dica são os títulos do Tesouro Direto. São aplicações muito fáceis de fazer, bem explicativas e qualquer pessoa pode aplicar sem saber muito de economia. Rende um pouquinho mais que a poupança e é bem seguro, pois alguns títulos te protegem da inflação.

Avalie seus gastos

Eu sou uma pessoa desapegada, tranquila e gosto de economizar. Meu celular custou R$ 600 (ele trava muito e me dá nos nervos, mas consigo conviver com ele hahaha), não tenho carro e compro algumas roupas uma vez por ano (e olhe lá!). Gasto muito pouco dinheiro com essas coisas que, na minha visão, são superficiais. Eu sei que tem gente que gosta de gastar com isso e não abre mão. Legal, totalmente justo. É a questão das prioridades, lembra? Portanto, quando tiver pensando em como economizar, lembre-se dos seus principais gastos e avalie quão necessários eles são. Tenho certeza que você irá cortar algumas coisinhas do orçamento que parecem indispensáveis.

Evite a compulsividade

shoppingbags.jpg

Aí chegamos nesse ponto que é meio que junto ao último. Sei que ao ver algo na vitrine de uma loja é tentador. As ofertas online que pulam no seu Facebook também. Segure a onda, evite um gasto desnecessário e lembre-se que aquela roupa de R$ 60 que vai sumir dentro do seu armário é um ticket de entrada para o Coliseu, por exemplo. Se não é necessário, evite a compulsividade e mantenha o foco em sua prioridade. Viajar é bom demais, gente!

É isso aí! Essas são as minhas dicas de como se planejar pra uma viagem. Inclusive, encontrei uma nova forma de juntar uma grana e planejar a minha viagem: Steemit + bitcoin! Compartilho meus posts e minhas experiências por aqui com vocês para num futuro conseguir juntar um pouco e seguir para o meu próximo destino. Não sei se vai dar certo ou não, afinal ainda está tudo muito no começo e o bitcoin é muito instável. Mas vale a tentativa.

Portanto, se você achou esse post interessante e acha que de alguma forma ele te ajudou ou te inspirou, deixe seu upvote e me ajude a chegar mais perto desse objetivo :)

bitcoin3.gif

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Adorei as dicas! E superconcordo que é por aí.

Vou lembrar disso quando for planejar minha próxima viagem. Valeu!

Essas dicas vão ajudar, tenho certeza! Boa viagem amigo!

Muito bom, @fabio.martins! Ótimas dicas e texto excelente, como sempre. Também estou viajando e não tenho tanto dinheiro assim. Hehehehe! Mas, como disseste, o mais importante não é o quanto vc ganha, mas o quanto vc consegue guardar ;)

Obrigado pelo apoio @casagrande! É isso aí mesmo. Grande abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.028
BTC 63894.70
ETH 3178.14
USDT 1.00
SBD 2.63