BOLÍVIA - Ano-novo com neve e muita altitude!

in #pt7 years ago (edited)

Quem me acompanha há algum tempo aqui no Steemit sabe que meus posts normalmente são voltados à viagens!

Pois bem, acabei de voltar de uma viagem bem curta, porém muito intensa, da Bolívia, mais precisamente de La Paz. Fui com a minha namorada e foram apenas 4 noites, mas foi o suficiente para ter uma boa imersão nesta cultura tão diferente e próxima à do Brasil.

IMG-20171229-WA0014.jpg
Já imaginou um visual como esse na Bolívia?

Para entender um pouco sobre La Paz, é necessário compreender a geografia local. A melhor comparação que eu já ouvi este lugar é que é uma espécie de "panela de pressão". Imagine só uma cidade que é rodeada de montanhas, feito uma panela mesmo. Nas montanhas, casas se amontoam do chão ao topo, oferecendo uma paisagem pitoresca e interessante. Porém, tudo isso fica a 3.600 metros de altitude! É MUITO alto mesmo.

Eu já havia enfrentado altitude em outros lugares, como San Pedro de Atacama, no Chile (2.400 m), e Cidade do México, capital do México (2.250 m). Nunca havia sentido nada, mas assim que cheguei em La Paz fiquei muito enjoado. Horas depois, vomitei.

Por sorte, meus anfitriões do Airbnb me ajudaram muito nesse quesito e disponibilizaram chá de coca e soroche pills, feitas especialmente para a altitude. A coca foi minha companheira constante nos dois dias seguintes. Mesmo assim, no último dia, não tomei o chá e qualquer atividade que eu fazia, como escovar os dentes, me deixava sem ar. É bizarro! hahaha

IMG-20171228-WA0041.jpg
De dentro do avião você já percebe a altura das montanhas que circundam a cidade

La-Paz.jpg
La Paz à noite - Foto do Google

Chacaltaya

Nosso primeiro passeio foi o mais legal pra mim. Subimos de carro no monte Chacaltaya a incríveis 5.350 metros de altitude. A paisagem durante a viagem era deslumbrante e inesquecível. Já havia visto neve antes, mas nunca desse modo, em uma montanha e com vistas espetaculares.

IMG-20171229-WA0034.jpg
No caminho para a montanha o visual já era incrível

Para ser honesto, não estávamos preparados para o frio que sentimos lá. Eu estava de tênis, calça jeans, camiseta, blusa corta-vento, jaqueta esportiva e luvas, mas ainda assim era muito mais frio do que eu imaginava para este passeio. Minha namorada sofreu bastante particularmente, e olha que ela já morou dois anos na Irlanda e está "acostumada" ao frio.

IMG-20171229-WA0087.jpg
A melhor foto com a melhor parceira de viagem que eu poderia ter

IMG-20171229-WA0088.jpg
Mais uma nossa

Valle de la Luna

O Valle de la Luna é um passeio mais curto e menos intenso, mas ainda proporciona vistas incríveis. Essas estruturas rochosas são bem interessantes e recebem este nome devido à semelhança do solo lunar. Inclusive, nas teorias de conspiração mais absurdas, dizem que as supostas primeiras imagens do homem feitas na lua foram filmadas neste local. Querendo ou não, o passeio é bem legal.

IMG-20171231-WA0006.jpg
Curtindo a paisagem

IMG-20171231-WA0001.jpg
Os caminhos pelo Valle de la Luna são bem rústicos

IMG-20171229-WA0046.jpg
Tem que fotografar uma paisagem como essa, né?

Lago Titicaca, Copacabana e Isla del Sol

O Titicaca é famoso por ser o lago navegável mais alto do mundo! São 3.800 metros acima do nível do mar, bem na fronteira entre a Bolívia e o Peru. Nosso passeio era para a Isla del Sol, onde a lenda diz que é o berço da civilização inca. Tudo supostamente começou nesta ilha. Para chegar nela, navegamos pelo Titicaca, fizemos uma parada em Copacabana e navegamos novamente até a ilha.

IMG-20171231-WA0015.jpg
Navegando sobre o Titicaca

IMG-20171231-WA0020.jpg
Fazendo graça no barco hahaha

IMG-20171231-WA0029.jpg
Copacabana é uma cidade bem pitoresca!

P_20171230_165450.jpg
Subindo a escadaria inca. Muito cansativo!

IMG-20171231-WA0050.jpg
No topo da trilha com um lindo visual

La Paz - Teleféricos

Aproveitamos nosso último dia em La Paz para andar nos famosos teleféricos que circundam a cidade. Eles são meios de transporte normais lá, que a população realmente utiliza para se locomover, já que não tem metrô e os ônibus são uma verdadeira zona. Aliás, o trânsito é tão bizarro e caótico que eu dei graças a Deus quando voltei pra São Paulo e vi o trânsito daqui hahaha. A melhor forma de atravessar a rua é fechar o olho e ir rezando.

2017-12-31 17.15.52.jpg
A vista dos teleféricos é incrível

2017-12-31 17.19.28.jpg
Selfie na linha amarela

IMG-20171231-WA0090.jpg
Agora na linha verde, nas vistas mais espetaculares

IMG-20171231-WA0108.jpg
Finalizando a viagem da melhor forma!

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigado pessoal! O projeto de vocês é muito legal!

Muito maneira as fotos! Bom artigo!

Obrigado, amigo! Grande abraço :)

Boa, @fabio.martins! Já estava sentindo falta dos relatos das tuas viagens :D Feliz ano novo ;)

Valeu, @casagrande! Feliz ano novo pra você também!

Belíssimo lugar! Feliz Ano Novo!

É um lugar muito bacana mesmo, apesar de ser bem pobre e ter bastante contraste social. Vale muito a pena uma visita. Feliz ano novo!

Oi @fabio.martins!!! Também sou de São Paulo mas moro na FL e fou muito legal ver suas fotos. Feliz 2018🎉🎉🎉

Obrigado pelo carinho @naturald! Feliz 2018 :)

Valeu! Não sei se já comentei antes mas se quiser tb dá pra incluir o post no http://www.steemitworldmap.com, é só incluir um código a partir do FAQ no site. Sucesso e boa sorte mais uma vez! Feliz 2018!!

Não conhecia isso! Na verdade, ainda não entendi onde eu colo o link que eu gerei neste site... é no próprio texto mesmo? Muito obrigado pela dica @wagnertamanaha

Congratulations, Your Post Has Been Added To The Steemit Worldmap!
Author link: http://steemitworldmap.com?author=fabio.martins
Post link: http://steemitworldmap.com?post=bolivia-ano-novo-com-neve-e-muita-altitude


Want to have your post on the map too?
Add the following inside your post:
!steemitworldmap xxx lat yyy long description d3scr

(replace xxx and yyy with latitude and longitude)

Que fotos lindas e que viagem maravilhosa! Parabéns @fabio.martins, muito interessante seu post! Senti até vontade de conhecer a Bolívia.

Obrigado pelo carinho, @caroliny! Visita sim, é beeeem baratinho e muito bonita!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 62516.71
ETH 2436.18
USDT 1.00
SBD 2.65