Meu oásis particular

in #pt6 years ago (edited)

Oásis parece meio pretensioso, por isso, prefiro chamar de lar!
Não repare na bagunça, os vidros sujos e as plantinhas em vasos sem cachepot (estou providenciando), mas fiquem à vontade em um pedacinho de minha casa.

4.JPG

Comentei em post anterior que passei por uma transição, saí de uma cidade do interior, com quintal e grama para morar em um ap de 70m² no centro de Curitiba, assim como já mencionei em um post anterior do amor que tenho pelo verde, pelas plantas, pelo mato!

Esse amor não veio do nada, foi passado pela amada árvore genealógica e agora estou tentando trazer um pouco deste verde para dentro de um ap que não tem tanto sol.

02.JPG

Não tem muito sol, mas tem janela! Em especial uma (risos) que fica na lateral da fachada, como moro no primeiro andar, não tenho uma vista muito bacana (triste) e não tenho muita luz. Mas é nessa janela que a vida acontece, botei várias espécies na beiradinha externa da janela do meu quarto/atelier/escritório e elas estão amando.

01.JPG

O que tenho?
Em especial, prezo por plantas que se adaptem ao que posso oferecer, um pouco luz e água a vontade. Prefiro as plantas resistentes, como cactos, suculentas e algumas folhagens que me surpreenderam muito!

Do lado de fora da janela, tenho uma plantinha carnívora ainda bebê, babosa, bromélia e várias suculentinhas que estão bombando, o espaço é limitado o que me deixa meio triste porém não desanimada.

Agora na área interna de casa, descobri muito feliz algumas plantas/folhagens que se adaptam muito bem! Como o charmoso Lírio da Paz, que está aqui todo poderoso, a Gibóia que cresce verde e majestosa e uma plantinha bem popular que não sei o nome.

3.JPG

Não arrumei a mesa pra tirar as fotos, mas ficou natural (risos).

15.JPG

As folhas meio secas e mordidas são frutos das brincadeiras nada legais dos meus gatos.

Como as adquiro?
Bom, algumas não tem como fugir, compro em lojas de jardins ou supermecados, mas o que mais gosto e prezo é troca de planta, trocas de mudinhas, acho fantástico esse sistema todo orgânico, em uma dessas situações ganhei uma muda linda de morrer de Calatéia, planta nativa do Brasil que se adapta muito bem em ambientes sem tanta luz.

05.JPG

Ainda não tive tanta sorte com minha horta, mas até lá fico com meus pequenos jardins internos :)

09.JPG

Essas são mudas que fiz em canequinhas personalizas e meus mini terrários.

06.JPG

Acho que o mais importante é não ter medo, analisar o espaço, a luz e sua disposição e fazer! Realmente, apartamento limita um pouco mas é fantástico trazer um pouco dessa beleza pra dento de casa.

Como disse, moro no primeiro andar, não tenho uma vista muito bacana, mas tenho folhagens da casa do vizinho quase entrando pelas minhas janelas, segue imagem de uma costela de adão que fico muito de olho! #medamuda

10.JPG

E a janela do meu quarto tenho uma vista para o abacateiro fabuloso do vizinho :)

11.JPG

Como eu cuido?
Bom, de modo geral, sempre estou alerta, analiso o aspecto das plantas, cor, terra, vejo se estão bem, confortáveis nos vasos que estão ou se precisam ser transplantadas, algumas plantas como o lírio que são simples de cuidar, exigem mais água, por isso uso um vaso sem furos onde ela mesma armazena água (sempre confiro se não tem larvas, dengue é foda), outras são totalmente contrárias, dispensam tanta água mas gostam de luz, sempre analiso o sono das suculentas, uso alguns adubos que encontro em lojas especializadas, mas no mais, é luz, água e atenção!

12.JPG

É isso gente, abri meu coração neste post. Poder cuidar e tê-las por perto me faz uma pessoa mais feliz, tirei as fotos até aqui utilizando uma 50mm e termino com fotos que fiz com o celular, que explicitam bem minha ligação.

Não tenha medo de ter plantas e abraço!

Ps. se quiser trocar mudas é só chegar aqui em casa ou convidar pra uma cerveja, se quiser algumas dicas estou à disposição.

IMG_20180130_232750_372.jpg

IMG_20180211_101708_915.jpg

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Que bela coleção! Não sabia que tinha tantas e em todos os cômodos! Preciso urgentemente implementar esse hábito de plantas por todos os cômodos, mas acabo ficando limitado por questões de luz mesmo, algumas que tentamos acabaram ficando sofridas nos cômodos pouco luminosos, mas agora que a Carol está passando o dia em casa quem sabe dê mais certo!
Belo relato/retrato Ed! Obrigado por compartilhar!!

@thomashblum valeu Thom! É isso, ficando mais em casa da pra se dedicar mais e assim, tem plantas que se apatam bem com menos luminosidade, boldo (tenho um aqui que tá lindo vou postar a foto), gibóias, lírios, no mais vocês já tem um belo arsenal verde! ahahah Valeu!07.JPG

Lindas demais e as fotos estão muito boas tb!! Esses dias mesmo fiz um post sobre plantas. Melhor parte "Não tenha medo de ter plantas" S2

Obrigada @leticiachiantia fiquei feliz com seu retorno, li seu post sim e é isso mesmo, ter carinho e não ter medo! Abraço e compartilhamos desse prazer em comum!

Wow adoro! Quando tiver a minha própria casa quero ter o meu próprio Oásis também... Segui-te gosto muito do teu blog :)

Oi @rainofwords Ahhh! Obrigada moça! Adorei o seu perfil também! Quero ver fotos da sua futura casa e oásis! Abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 62548.40
ETH 3435.15
USDT 1.00
SBD 2.51