A Ilustração e Eu

in #pt7 years ago

Uma das coisas que acredito ser muito importante para nossa evolução pessoal é fazer aquela pausa, entre férias e início da correria e fazer o famoso "balanço". Analisar nossas as mudanças internas, nosso aprendizado com o ano que passou.

Muitas vezes essas mudanças além de serem absorvidas precisam ser expressadas. E lá me vejo correndo atrás de papel, lápis, tela, câmera, lente. Mudanças e sentimentos que muitas vezes precisam ser externalizadas.

Desde os primórdios da humanidade, sentimos a necessidade de nos expressar. A arte rupestre (pré-histórica) nos mostrou que antes mesmo de formarmos um vocabulário e dominar a linguagem oral, nós desenhávamos!

“Uma ideia na cabeça e um carvão na mão” – Satirizando o eterno Glauber Rocha (cineasta brasileiro), nossos ancestrais eternizaram suas vivências, experiências e místicas nas paredes de suas cavernas, passaram suas mensagens através da história, do tempo.

“Desenhar é como fazer um gesto expressivo, mas com a vantagem da permanência”, já disse Henri Matisse, pintor francês, sábias palavras que foram ditas e pintadas.

Ou seja, desenhar, ilustrar é algo tão intrínseco a nós como falar, cantar, interpretar. Logicamente, ambas as práticas precisam ser treinadas, desenvolvidas.

Na escola desde pequenos somos imergidos no mar da aprendizagem e desenhar é uma prática utilizada com fim pedagógico, para desenvolver a criatividade, coordenação motora e a linguagem visual da criança, porém com o passar dos anos, a mesma escola que utilizou a prática do desenho acaba inibindo e deixando de lado esta forma de expressão para dar lugar a outras formas de ensino, leitura de textos e números.

Desenhar durante uma fase na vida da criança ou adolescente acaba sendo algo meio marginal, quem nunca ficou rabiscando escondido durante uma aula de física? Ou fazendo caricaturas de professores ou desenhos proibidos para chamar a atenção da turma?

E é nesta fase, onde o desenho fica livre de uma prisão didática que a criatividade se faz presente. Estimular o desenho nesta fase, é talvez abrir a porta para um futuro ilustrador, cartunista, pintor!

Eu nunca me vi como ilustradora, nunca me afirmei como desenhista, em comparação com desenhos de outras pessoas próximas como meu primo, ilustrador são-mateuese Welington Lima (a qual sempre admirei), sempre achei meus desenhos garatujas de crianças.

Porém, sempre tive uma relação afetiva imensa com o desenho. Companheiro de horas depressivas, de momentos cômicos, trágicos, me ajudou a quebrar o gelo em algumas situações.

Desenhar sempre me foi algo como cantar, fotografar, ler, escrever. Algo necessário. Em nossa relação de linhas tortas e traços grossos, não sei dizer ao certo se é eu quem dou vida aos desenhos que faço, ou eles que me dão mais vida!

*uma grande parte deste texto foi publicada também no site do Jornal Gazeta Informativa, link - http://www.gazetainformativa.com.br/a-ilustracao-e-eu/

desenho-ed-300x300@2x.jpg

Sort:  

Parabéns pela publicação! Vc aceita encomendas de ilustrações para serem pagos com Steem/Sbd? Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Oi rapaz, aceito sim, podemos conversar inbox se quiser :)

Valeu! Bom saber... por enquanto não é nada concreto mas qq novidade te aviso pelo inbox do Instagram.

Ótimo, qualquer coisa é só chamar. Abraço e muita arte pra ti!

Aceite @edguimaraes! Olha só a oportunidade :D

Bela ilustração. Que bom ver bons trabalhos. Continuação!

Obrigada! Espero utilizar este espaço para divulgar mais trampos artísticos! Obrigada novamente pelo seu retorno! :)

Belo post, amiga. Sabe de longa data o quanto eu sou amante da arte também não é? Acho que é absurdo imaginar a humanidade sem essas válvulas de escape e canais de transcendência! É papo para meses de postagem! Abraço

Sim! Possível imaginar, impossível vivenciar um mundo sem arte! Aliás, acho que vale você também publicar mais notas sobre seus desenhos, ilustrações! Abraço e obrigada novamente pelo acompanhamento! hahaha

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Que ótimo! Fiquei super lisonjeada e fico feliz que a comunidade brasileira esteja crescendo por aqui!

Gostei muito do seu post !! Bonitas palavras e bonita ilustração. Parabéns !!

Obrigada, fiquei contente com seu retorno! <3

Obrigada eu !! :D

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 67982.33
ETH 2624.89
USDT 1.00
SBD 2.68