Meus likes perderam sentido. E a culpa é do Steemit. [Pensamentos de Domingo]

in #pt7 years ago

Recentemente identifiquei um comportamento diferente em mim. Ao navegar pelas redes sociais como Facebook e Instagram percebi que estou clicando menos nos botões de like.

Eu sempre fui uma pessoa com o costume de selecionar com cuidado o conteúdo que vou dar like, principalmente no Instagram, rede social que sempre foi pra mim sinônimo de imagens bonitas que têm obrigação de agradar aos olhos. A composição precisa ser harmônica e original para que eu me renda em apertar o coraçãozinho.

Isso não quer dizer que eu seja um curador impiedoso. Eu também acabo por distribuir muitos likes por empatia, por comhecer a pessoa, por querer ajudar, digamos assim.

"Um "like" não é somente uma demonstração de apreciação daquilo que se observou, mas uma forma de fazer uma curadoria do que será a realidade de muitos."

Distorcendo a realidade

Não há dúvidas de que as redes sociais se tornaram a principal fonte de informação (de pessoas privilegiadas de estarem conectadas na internet) do mundo moderno. A facilidade com que podemos consumir o conteúdo dentro destas redes combinado com o tamanho do tédio em que vivemos, resultou inclusive na trasformação da poderosa televisão em praticamente a segunda tela de nossas vidas.

Dentro desta premissa percebo a importância e a reponsabilidade que adquirimos com o poder que nos foi dado. Um like inocente pode significar o destaque de um conteúdo falso, enganador. O Trump está aí no poder para esfregar isso na cara do mundo inteiro.

Com a chegada do Steemit, houve esta mudança no meu mindset a respeito do inofensivo "like".

Eu não me tornei melhor curador por conta do Steemit (ou será que estou melhorando?), mas acredito que passei a têr mais consciência do poder deste ato. Quando cada voto distribuído afeta diretamente o potencial de quanto dinheiro posso ganhar, comecei a pensar duas vezes antes de desperdiçar este poder. É quase como o efeito de uma multa de trânsito.

like-for-what.jpg

Além disso, sinto hoje uma tremenda aversão em me ver contribuindo para o crescimento de uma rede que jamais irá dividir comigo o valor que ajudei a construir. É comum gastarmos mais tempo navegando por estas redes do que de fato trabalhando e produzindo para o nosso sustento. Pior, a tendência é de que estas redes vão se tornar ainda mais presentes em nossas vidas.

É um privilégio sem igual estar aqui hoje contribuindo com este modelo que será o futuro da internet.

Que bom seria se todo "like" fosse como esse que distribuímos por aqui.

Sort:  

Muito bom, me identifiquei bastante (inclusive acabei de postar esse teu texto no twiiter). Vamos adquirindo seletividade e uma nova percepção a respeito do potencial de nosso "voto/like".
Ah, e sim, tenho esperança que hora ou outra vão monetizar tudo.

Muito obrigado @thomashblum! Eu nunca tinha me importado muito com isso, mas de fato o Steemit me vez sentir na obrigação de considerar meu voto com mais cuidado. Facebook que se cuide! Grande abraço!

Ótimo post com certeza e na verdade hoje não tenho tempo mais para estar em facebook. Instagram eu sou praticamente "obrigado" a estar, por causa do meu trabalho. Lá sou visto, seguido e o pessoal me acompanha. Serve como uma vitrine e isso ainda é algo que valha a pena lá.

Aqui no Steemit é sim diferente a questão dos votos (recompensas). Mas acredito que o efeito dos likes (votos aqui) tem um efeito muito maior do que imaginamos e isso dá uma discussão profunda e sem meias-verdades em especial entre nós que estamos aqui mais tempo. Sabemos o efeito devastador que pode ter também o modelo praticado aqui, negativamente falando.

Dei o meu (like) nesse post :) Valeu!

Verdade, o like se transformou em uma ferramenta poderosa mesmo sem render dinheiro como no Facebook. Eu nunca curti muito o Facebook mas o Instagram sempre achei genial pois trouxe a chance das pessoas descobrir a câmera como meio de comunicação. Uma pena o Facebook ter acabado com o Insta trazendo a mesma lógica do FB. Não curto a linha do tempo desordenada. Enfim, eu usava bastante o Insta mas hoje não vejo mais tanto valor. Sempre tive cuidado em fazer uma foto bem feita e tal, mas as pessoas só querem se exibir por lá.

Boa, @dudutaulois! Realmente, depois de conhecer o Steemit as outras redes sociais perdem a graça :P Hehehehe! Também sou seletivo com relação aos likes, mas quando se trata de distribuir recompensas é outro nível. Vejo o Steemit como o início de uma revolução, cedo ou tarde a mídia social terá que se adaptar ;)

Pois é, será que um dia teremos um token do Zukenberg? Kkkk
O que será que rolam nas reuniões destes gingares. Será que estão rindo ou olhando de perto o Steemit? Abs

Hehehehe! Quem está acomodado nem percebe e quando se darem conta será tarde demais. Espertos foram os outros fundadores do Facebook, os gêmeos compraram bitcoin logo no começo e o brasileiro foi pra Cingapura investir em startups de lá :D O Steemit, por enquanto, só o @krose, fundador do Digg, descobriu mas também não deve ter entendido muito coisa :P

Análise interessante, @dudutaulois.

Eu acho que com o tempo, é normal desenvolver uma seletividade nos upvotes (ainda que nós queiramos ajudar por empatia / conhecimento).

Com esta onda de manipulação da informação para eleger e formar opinião é algo a ser ensinado inclusive aos nossos filhos. Novas gerações precisam entender a responsabilidade que esse poder têm. Abs

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios.jpg

Postingan anda sangat bagus bermanfaat bagi semua orang saya sangat menyukai postingan anda cara penulisan anda walaupun saya tidak mengerti apa yang anda katakan

Congratulations @dudutaulois! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of comments received

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Facebook era o quarto app q eu abria no meu celular a 3 meses atrás. Hoje é o sexto.

Snapchat, Instagram, telegram, steemit, whats, Facebook.

Nessa ordem de prioridade.

Uau, como eu gostei de ler isso.

Cada dia mais eu amo o modelo apresentado pelo Steemit, cada dia mais tenho mais aversão as demais redes sociais. Eu sou muito seleto com o conteúdo que eu vejo aqui no Steemit, tenho dó de ver quando banalizam isso aqui publicando coisas que sabes-se que é aleatória e somente como uma forma de publicar e aumentar o rate. Voto apenas em posts que eu vi que o autor dedicou um tempo para fazer ele, que dedicou tempo e que eu posso "dar" meu tempo para consumir também.

Obrigado pelo post, um abraço.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63362.14
ETH 2592.64
USDT 1.00
SBD 2.80