You are viewing a single comment's thread from:

RE: Liberdade e dignidade humana

in #pt6 years ago

Veja que felicidade aqui é algo individual e não necessariamente coletivo. Aquilo que me faz feliz não necessariamente fará a coletividade feliz. E é daí justamente que surge a necessidade das liberdades individuais respeitadas. A minha felicidade não necessariamente é a sua.

Sort:  

Se no modelo proposto há liberdade para que cada um defina o que é felicidade para si, então uma das frase me parece sair do contexto... Cito... "Sendo assim, eu não posso usar a minha liberdade (...) igualmente também não posso usá-la para me prejudicar". Ou seja, um praticante de BDSM (um estágio avançado de Sado-Masoquismo) pode se auto-mutilar sem que ninguém lhe vem punir por ter quebrado algum conceito modista de "dignidade humana". Proponho este exemplo, pois em um dos artigos anteriores há a seguinte frase "Imagina o seguinte, que uma pessoa tenha liberdade para cortar o seu próprio braço só porque assim o queira. Será que essa liberdade é válida? Se ele assim o quiser, pode ele se auto imolar? Pode ele ser livre pra atacar a sua própria dignidade enquanto ser humano? É um caso a se pensar, mas eu acho que não."

You got a 21.25% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.028
BTC 64153.02
ETH 3205.80
USDT 1.00
SBD 2.63