As altas taxas de transferência do Bitcoin

in #pt7 years ago (edited)

Quero compartilhar uma frustração que tive com o Bitcoin recentemente. Precisei transferir uma quantia em Bitcoins de R$ 50,00, que pra nós brasileiros nem é uma quantia tão pequena assim. Em Bitcoins na época, esses mesmos R$ 50,00 estavam valendo 0,0007 Bitcoins. A princípio deixei a taxa igual à sugerida pela carteira, que foi de 0,0001.

Ou seja, se tudo corresse bem, de 0,0007, eu pagaria 0,0001 de taxa, ou aproximadamente 14% do valor transferido. É uma taxa alta com certeza, mais ainda assim tolerável.

Mas o pior aconteceu. Essa taxa foi considerada baixa, e minha transação até hoje não foi confirmada. Então eu fiquei intrigado e curioso e pesquisei pra saber qual deveria ser o valor mínimo de taxa que eu deveria pagar pra que minha transação pelo menos fosse confirmada, mesmo que demorasse um pouco pra isso. Não tinha urgência, podia esperar até dias, desde que pelo menos não fossem meses, ou uma eternidade a perder de vista.

Então vi nesse site https://bitcoinfees.earn.com/ (fica a dica) que pra ter garantia que a transação seria confirmada num tempo razoável, a taxa ficaria em 0,0003 bitcoins. E então eu fiz a experiência e em algumas horas realmente a transação foi confirmada e o valor depositado.

Mas vamos ao que interessa disso tudo. De 0,0007 eu precisei pagar 0,0003 de taxa, ou aproximadamente 43% de taxa. Ou seja, vocês hão de concordar comigo que o Bitcoin está inviável pra transações de "pequenos valores" de menos de 100 reais. É por isso que o Bitcoin cada vez mais só serve como reserva de valor e instrumento de especulação, e cada vez menos como moeda real pra as transações do dia a dia.

Mas pra tudo existe um consolo. E o consolo está nas novas e mais modernas concorrentes do Bitcoin, as altcoins. Elas estão ganhando cada vez mais mercado em termos de capitalização, enquanto o bitcoin só cai, estando agora em praticamente um terço do total e em queda livre.

chart.png


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

Sort:  

@discernente Me lembro de uma transação que fiz e não faz muito tempo, demorou sete dias para concluir.
Grato por compartilha. Excelente post.
:D

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Pois é, eu deixei de comprar $BTC e não transfiro, o que eu tenho fica na corretora até eu vender. Usava bastante $LTC e agora estou usando STEEM, que é muito mais rápido e sem taxa alguma ;)

Cara, eu fiquei muito bravo com essas taxas. A minha primeira transação com Bitcoin foi de R$ 100,00, eu paguei R$25 de taxa.
Aprendi: Não vale a pena essas transações com pequenos valores.

acho que o pior e que nao tem previsao de melhora. enquanto nao pudermos comprar outras altcoins diretamente, estamos amarrados ao bitcoin/ethereum. =/

You got a 12.00% upvote from @bid4joy courtesy of @discernente!

Há poucas alternativas. Muitas vezes para comprar altcoins, temos que primeiro comprar bitcoins. Não conheço um site como localbitcoins, por exemplo, que permita comprar altcoins diretamente.

Andamos super curiosos com o processo de levantamento. Gostei da informação que aqui colocaste pois realmente assim é um caso a pensar! Obrigada!

This post has received a 30.43 % upvote from @moneymatchgaming thanks to: @discernente. Upvote this Post to Support the MMG Community on Steemit! :)

You got a 28.57% upvote from @yourwhale courtesy of @discernente!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 58672.01
ETH 2437.73
USDT 1.00
SBD 2.44