Mala de Maternidade

in #pt7 years ago

mala de maternidade.jpg

A Mala de Maternidade deve ser preparada com a maior brevidade possível, com base na lista fornecida pela Maternidade/Hospital/Clínica onde se irá realizar o parto. Fazer a mala de maternidade não é tarefa fácil, são mil e um objectos necessários. A minha mala foi feita mais ou menos durante um mês, fiz com bastante antecedência de forma a poder ir comprando todos os itens necessários aos poucos. Eu segui a lista da Maternidade certinho para que não faltasse nada. Levei uma muda de roupa a mais, tal como me recomendaram e ainda bem, pois fiquei mais um dia do que o esperado para um parto normal (fiz febre durante o parto e por isso tive que ficar a tomar a dose completa de antibiótico).

Levei duas malas, uma mala de viagem, onde coloquei tudo que seria necessário para o internamento e uma mala pequena para ficar comigo na sala de partos (com a camisa de dormir, primeira roupinha da bebé, chinelos e os meus documentos - boletim de saúde da grávida, cartão de cidadão, exames realizados durante a gravidez, questionário do banco público se candidata à doação.).

Então segue a lista que me foi dada pela Maternidade e que a eu ver está super completa pois não me faltou nada.

****Sala de partos:****

Mãe:

  • uma camisa de noite com abertura à frente - (são horríveis, mas para o primeiro dia dão jeito porque temos de mostrar os pontos com frequência)
  • duas cuecas, se preferir descartável; - (cuecas ENORMES, eu levei umas dois tamanhos acima do meu e ficaram super pequenas...quando fui comprar achei as outras exageradamente grandes, mas não, têm de facto de ser exageradamente grandes, por isso apostem no XL)
  • chinelos de quarto e/ou banho - (os chinelos de banho são essenciais pois podemos partilhar o wc)

Bebé:

  • um conjunto de roupa interior com calça;
  • um babygrow ou conjunto de 2 peças;
  • um casaco de malha sem pêlo;
  • um gorro;
  • um par de meias ou carapins;
  • uma manta;
  • uma fralda de pano;
  • uma fralda descartável.

Para o puerpério:

Mãe

  • 3 camisas de noite/pijama com abertura à frente - como referi em cima eu detestei as camisas de noite que procurei, por isso para os outros dias levei pijama em calção (era verão) e com top de abertura à frente - ainda bem que assim o fiz, porque se for camisa de dormir estamos sempre preocupadas em tapar as perninhas para as visitas, sendo calção ou calça estamos muito mais à vontade.
  • 6 cuecas se preferir descartáveis - sim levem imensas porque podem sujar.
  • chinelos de quarto e /ou banho;
  • robe - o robe eu usei para ir fazer o registo da bebé.
  • 2 soutien amamentação - eu comprei os meus na Primark pois o preço é super acessível.
  • protetores de mamilo - eu só levava comigo os protetores de seio descartáveis e não gostei, deixam o mamilo húmido e facilmente infecta / faz ferida estando sempre em meio húmido. Ligei desesperada a uma amiga para comprar coletor de leite materno - neste caso o mamilo não está em contacto com nada, não há fricção nem ambiente húmido, pois o leite cai dentro do coletor ficando ali num género de reservatório. ATENÇÃO: com certos movimentos de lado ou se tiver que apanhar algo do chão, o leite verte. Sujei os pijamas todos porque quando me lembrava já era tarde demais.

Não vinha na lista da maternidade mas eu já colocava antes da bebé nascer como prevenção, o Purelan. Apesar de ter todos os cuidados do mundo, fiz uma mastite enorme :(

Protetores de serio descartáveis
protetores.jpg

Coletor de leite materno
coletor.jpg

Purelan
puelan.jpg

Continuando a lista,

  • pensos higiénicos noturnos;
  • cinta pós parto tubular (facultativo);
  • produtos de higiene pessoal;
  • toalhão de banho.

Bebé - para a minha bebé eu organizei tudo em saquinhos de tule feitos por mim em casa, achei muito mais pratico pois dentro de cada saquinho levava tudo que a bebé iria precisar para cada dia e, acreditem, é muito mais fácil chegar à nossa mala e apenas ter que procurar o saquinho em vez de procurar todos os itens necessários (irá faltar algum).

IMG_20180103_123305.jpg

  • 3/4 mudas de roupa (babygrow ou conjunto de 2 peças);
  • 3 conjuntos roupa interior com calça;
  • um casaco de malha sem pêlo;
  • um par de meias ou carapins;
  • 4 fraldas de pano;
  • uma toalha de banho;
  • pente e escova, lima de cartão;
  • fraldas descartáveis 8 a 10 por dia;
  • toalhetes.

A roupa do bebé deve ser preferencialmente de algodão, lavada com sabão neutro e passada a ferro, sem etiquetas e devemos evitar comprar peças de vestir pela cabeça.

Espero ter ajudado :)

Sort:  

Muito boa informação para quem está prestes para ter um filho. Parabéns.

Achei o teu post muito elucidativo e importante. Obrigada pelas dicas!

eu levei ate o secador de cabelo :)

Por acaso não levei, como era verão eu gosto de deixar secar naturalmente. Nas é uma boa opção, pois de facto lá não tem.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.029
BTC 62856.64
ETH 2425.55
USDT 1.00
SBD 2.67