ABC do Rap Nacional - Ao Cubo

in #pt7 years ago (edited)

image.jpg

Foto: Divulgação

Toda série tem um começo. Essa se inicia com a primeira letra do alfabeto. Ouço Rap desde muito novo e acho que nunca escrevi sobre os meus artistas favoritos em lugar algum. A cena anda agitada e novos nomes surgem todos os dias. O movimento que promoveu a criação de uma série de Cyphers uniu MC's de todos os cantos do Brasil e formou uma rede de divulgação.

Cypher?

Aos que não acompanham a movimentação no mundo do Rap, vale uma breve explicação do que é isso. A história do surgimento do termo Cypher é carente de referências completas (pelo menos em minhas pesquisas). Em alguns lugares encontrei algo sobre um movimento ativista negro chamado Five-Percent Nation (algo como Nação dos 5%, se traduzido livremente), criado por Clarence 13X, que posteriormente se auto-intitularia Allah (termo em árabe para “Deus”), na década de 1960.

A história é muito complexa e precisa de mais estudo para talvez posteriormente virar um post, pois pouco se vê sobre isso na internet. O que importa é a informação de que os “5 percenters”, usavam a palavra Cypher como código para os encontros que tinham frequentemente por ser derivada de “Sifr”, que em árabe significa “zero”, e fazer referência a algo como um círculo de discussão. A inserção dessa filosofia e do termo no Rap seria devida à ligação entre o grupo e o Hip Hop.

Expliquei tudo isso para introduzir o assunto que vai iniciar essa série de posts. Complicado, né? O que importa agora é você saber que as Cyphers (reunião de vários MCs em um único som, com versos curtos) trouxeram ao Rap uma notoriedade maior, apesar de algumas pessoas criticarem a ocorrência exagerada desse tipo de criação no cenário nacional. Entre as várias que já vi, deixarei essa para exemplificar antes de começar com o assunto principal:

O que é o ABC do Rap Nacional?

Como o nome sugestiona, pretendo trazer nomes de grupos ou MCs brasileiros que ouço e penso que refletem o meu relacionamento com o Rap. Eu não passo de um admirador do gênero, então esta é uma tentativa de partilhar artistas que fizeram parte da minha trajetória como ouvinte e fã da cultura Hip Hop e dos liricistas envolvidos nela, seja os que eram mais ativos “nas antigas” ou que surgiram recentemente.

Ao Cubo

Quando comecei a ouvir Rap não era tão fácil encontrar novos artistas, então os conhecia através de indicações de amigos. Os meus primeiros contatos foram nomes como Racionais MC’s, SNJ e Ao Cubo, que será o foco do texto.

Em 1996, surgiu o Alternativa C, grupo formado pelos MC’s Feijão, Dom e o DJ Fjay, que encerrou as atividades pouco tempo depois. Anos se passaram (sete, para ser mais exato) e o novo conjunto, agora com a saída do MC Dom e a entrada de Donna Kelly e Cléber nos microfones, começou com os trabalhos do Ao Cubo (nome em referência à Trindade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo). Em 2003, foi lançada a música “Naquela Sala”, que define bem a linha de criação deles.

O intuito da série ABC do Rap Nacional não é falar da história de artistas, mas do meu envolvimento com eles, e falar do nascimento de um grupo é importante para mostrar a sua essência. O meu segundo contato com Ao Cubo foi com a canção “1980”, que para mim é uma das criações do Rap que mais me emocionou. Acredito que é uma das primeiras letras que decorei e tem uma das melhores estruturas de storytelling do gênero.

Não é apenas sobre um grupo cristão. Conheço pessoas que nem são tão envolvidas na questão religiosa e são apaixonadas por essa música. Ela fala sobre fé e do poder de acreditar. Mesmo que as pessoas não acreditem que coisas boas podem se concretizar, a melhor saída é crer em pequenos milagres, que surgem dentro de nós e de ideais, religiosos ou não, e fazem toda diferença no nosso modo de ver o mundo.

Confesso que parei de acompanhá-los e, ao escrever esse texto, comecei a ouvir os trabalhos novos. Me deparei com “Abraço”, o upload mais recente no canal deles do YouTube. Com uma pegada mais leve e o toque do violão tranquilo, fiquei surpreso, mas no sentido positivo da palavra. Não é o Ao Cubo que conheci há anos, mas saber que ainda estão presentes e ativos fez com que eu ficasse muito feliz.

Essa foi a minha primeira contribuição para a série “ABC do Rap Nacional”. Se você gostou, mostre o seu suporte dando upvote, resteem e comentando. O Rap tem voz ativa no meu dia a dia e divulgá-lo é uma forma de agradecimento a ele.

Boa madrugada a todos com essa porção de boa música.

Sort:  

Olá, @croniquista :
Quen cura e suscribe é da vella escola da música e criouse mais cos sinfónicos dos 70, por elo é un gusto achegarse ás novas (?) músicas da vosa man. Un pracer oir.


Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia e a equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación O Garimpo: Criar Comunidade, Música, Pecados e Buracos de Minhoca [13/Fevereiro]
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed


Votando esta notificación axudasnos a manter este servizo de curación.

reinado.gif

Parabéns pela iniciativa, valeu! Se quiser cria uma tag exclusiva pra série, tipo #abcdorapnacional, #abcdorapbr, ou coisa parecida. Assim pode facilitar encontrar os posts da série ou mesmo abrir para contribuições de outros autores usando a mesma tag. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Boa ideia @wagnertamanaha!!

Aí eu colocaria essa tag no corpo do texto ou no espaço das tags?

Principalmente no espaço das tags, incluir no texto ou no título seria opcional. Valeu!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa!! Já vou te seguir pra acompanhar a série e conhecer mais sobre o rap nacional. Tomara que mais pessoas escrevam sobre música por aqui no Steemit BR. Abraço!!

O @thomashblum escreve que eu sei. Acompanha lá!

Já sigo ele também!! Valeu!!!

O @fireguardian também? Ele começou uma série recentemente.

Não seguia ele, legal!! Quando eu tiver um tempo no fds vou dar uma busca na tag MUSIC pra ver se acho mais brasileiros.

Seria legal emplacar a tag "música". Aí fica mais fácil acompanhar.

Ah! E muito obrigado por comentar!

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Gosto muito das letras do Ao cubo, os conheci através de um amigo da igreja. Conheço poucos grupos e Mc's, vou acompanhar seus posts pra me interar mais.

Eles têm letras sensacionais, uma mais emocionante do que a outra. Fico feliz em saber que vai acompanhar. Isso só me faz procurar fazer com ainda mais qualidade :)

Daora cara!! Bom saber que tem mais gente aqui que curte um bom rap!!

Como eu disse no texto, o rap faz parte ativamente da minha vida. Isso só é uma forma de propagar no steemit esse carinho imenso que tenho pelo gênero. Valeu por ler!

Opa, poderia explorar mais isso, acredito que seria interessante!! Grato pela resposta!!

Sempre tem o que explorar, hahaha.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.027
BTC 58734.46
ETH 2636.20
USDT 1.00
SBD 2.43