Mais um dia no Abrigo - Falar não adianta é preciso dar o exemplo também

in #pt7 years ago

Hoje foi um dia interessante, aqui as coisas acontecem, basta estar disposto.

Na hora do almoço começamos a conversar, eu e mais quatro adolescentes, uma conversa sobre as fases da lua e o corte de cabelo, já que eu cortei o cabelo ontem, não entendo nada disso, mas nada mesmo. A conversa foi indo, passando por diversos assuntos, muitos até desconhecidos por mim.


Imagem

Até que chegou um assunto que interessava para todos, as redes sociais, mais precisamente o Facebook. Me questionaram o por que eu não posto quase nada, nem curto muita coisa, respondi que não tinha nada de interessante para publicar. O que se percebe é que eles conhecem a vida de todos os funcionários, que comentam entre eles, são uns verdadeiros fuxiqueiros do Facebook. Falaram sobre a vida de todos, sabem o que faz, o que gosta, onde passou a folga.... Mas não é para isso que serve o Facebook? As pessoas não mostram a vida na internet?

Dentre todas as fofocas do Facebook, um comentário me chamou muito a atenção. O comentário foi sobre uma foto de uma educadora, a mesma estava com uma saia muito curta, um copo de cerveja na mão e um cigarro na outra mão, na legenda da foto a frase: Curtindo um pancadão!!!

Em seu trabalho como educadora ela critica os bailes funks, fala que odeia os cantores de funk, não deixa as meninas saírem com a roupa muito curta.... Não foi o que ela demonstrou na foto, e o comentário foi impiedoso:

A tia.... é duas caras, pra gente ela fala uma coisa e lá fora ela faz outra. O que ela acha que esta ensinando pra gente? Mentir, enganar, dançar funk a gente já sabe faz tempo. Ela não tem mais a moral de falar nada pra gente...

Eu concordo muito com esse comentário, educar vai muito além de falar, é dar o exemplo também. O Facebook é a nossa vitrine de exemplos, não é a toa que muitas empresas vasculham o perfil social da pessoa.

Sort:  

Essa turma parece esperta mesmo, logo logo devem chegar aqui no Steemit faturando criptomoedas pra trocar por créditos no celular :-) Valeu!!!

Já pensei nisso várias vezes, mas tenho medo da exposição deles. Apesar de todos ter Facebook. Vou continuar pensando.

Talvez aconteça como o Face, Whats e Instagram, a conversa vai chegar através dos amigos da escola ou celebridades que acompanham. De repente começa a aparecer funks, raps e música sofrência sobre blockchain, vlogs e memes sobre bitcoins e ambulantes de cerveja e energético que aceitam criptomoedas :-)

De fato... É como sempre ouvi... "As palavras convencem, mas o exemplo arrasta".

Exatamente isso!

Realmente quem educa deve fazer o máximo para dar o exemplo. É certo que toda a gente tem o direito de fazer o oposto daquilo que está a ensinar... "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço" :) O melhor será encontrar um equilíbrio entre o que nos apetece fazer e o que queremos ensinar e separar a vida pessoal da profissional. Por exemplo no meu Facebook não aceito pedidos de amizade de pessoas que conheci através do trabalho...

Equilíbrio é a palavra chave!

Adolescentes e crianças no geral não deixam nada passar batido, viu? Essa história nos faz repensar sobre nossos papeis... De fato, o exemplo vale muito mais do que palavras. =)

Essas crianças são espertas demais, percebem tudo.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 67167.55
ETH 2610.59
USDT 1.00
SBD 2.67