Entrevista a Frei Hermano da Câmara - Interessante

in #pt6 years ago (edited)

"Frei Hermano da Câmara, 78 anos, fez a sua primeira gravação, "Sunset and Sentimental", em 1959, tendo anteriormente atuado na Emissora Nacional, na Radiotelevisão Portuguesa e, esporadicamente, em casas de fado.

Hermano da Câmara canta então "Minha mãe nasci fadista", no qual pede à mãe que "não lhe dê maior cuidado este [seu] modo de cantar", tem "um destino marcado" e, apesar de o "fado ser triste solidão", garante que tem "a sorte que Deus quis".

Em 1961 gravou o "Fado da Despedida", um dos temas que integra o alinhamento dos dois espetáculos. Neste fado, com letra de Adelaide Vilar e música própria, Hermano da Câmara anunciava que se entregara a Cristo e garantia: "Nunca mais me senti só".

Para espanto dos meios de comunicação da época, o fadista, em plena ascensão de carreira, decidiu entrar no mosteiro beneditino de Singeverga, e passa a ser anunciado como Frei Hermano da Câmara.

Continuou então a cantar, mais esparsamente, com autorização do seu superior religioso, e a temática sentimental deu lugar à religiosa, com grande parte das letras de sua autoria, ou escolhendo temas de cariz cristão no cancioneiro popular, ou retirando-os de livros de música eclesiástica e da Bíblia, mantendo o gosto por compor."

via snpcultura.org

Letra do "Fado da Despedida"( o último fado que ele cantou, quando, para estupefacção da comunicação social da época, decidiu abandonar uma carreira em plena ascensão na música para ser monge beneditino......8 anos depois de ter entrado no convento decidiu voltar aos palcos, embora de vez em quando, como monge, cantando temas religiosos):

Ser fadista foi meu sonho
Mas não foi esse o meu fado
Deus traçou-me outro destino
Cheio de amor e carinho
Fui cantar para outro lado

Abandonei a guitarra
Despedi-me e fui pra longe
Deixei tudo o que gostava
Pra responder à chamada
Pois meu destino é ser monge

As saudades que eu senti
Descrevê-las bem não sei
Pois esta vida de luz
Que à verdade nos conduz
Vale bem o que deixei

Não choram pelo meu fado
E de mim não tenham dó
Sou feliz e só por isto
Entreguei-me todo a Cristo
Nunca mais me senti só

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 64448.82
ETH 2646.10
USDT 1.00
SBD 2.77