Rio Grande do Sul abaixo de zero

in #pt6 years ago

Apesar do inverno só começar em 21 de junho, o Rio Grande do Sul já registrou as primeiras temperaturas negativas do ano.

Por se localizar no extremo sul do Brasil, na fronteira com a Argentina, o frio chega primeiro por aqui. Durante o dia as temperaturas costumam ser mais amenas, mas as madrugadas são bem frias, realmente.

13450189_1029248603777898_4292505222540192662_n.jpg
Foto: Lago São Bernardo, São Francisco de Paula, RS

Na região da serra, é comum a ocorrência de neve em alguns dias do inverno. Não é tão frequente porque é necessário combinar a temperatura negativa com chuva fraca, mas várias cidades da serra gaúcha, na divisa com Santa Catarina presenciam o fenômeno.

Nas demais regiões é mais comum a ocorrência de geada, a formação de gelo na paisagem. Até o sol aparecer. É normal sair de casa com duas calças, casaco, luva, cachecol e voltar de camiseta com o restante da roupa na mão.

Entre as tradições gaúchas no inverno, estão se reunir ao redor do fogão a lenha, comer pinhão e “lagartear” no sol, comendo bergamota, também conhecida como tangerina e mexerica em outras regiões do país. Já o chimarrão é servido em todas as estações do ano.

Sort:  

Saudações, casagrande

Para vocês que são do Sul essas questões relacionadas á um inverno muito frio e neve são coisas comuns. Aqui onde moro, uma temperatura ultra super baixa no inverno é na madrugada e fica em torno de 11 graus. De 15 graus para baixo sentimos uma sensação térmica terrível de frio. Imagino quem sai daqui e vai para o Sul nessa época do ano que você citou. Deve ser interessante ter contato com a neve. É algo que eu gostaria de ver, mas nunca tive a oportunidade.

Eu já fui á Gramado/Canela mais ou menos em 2012. Porém, fui em fevereiro, se não me engano, quando é primavera,certo?? Vi um lindo cenário de flores e a temperatura estava quente. Eu andava na rua de bermuda, camisa e sandália. Não peguei o inverno daí não. Talvez eu volte no inverno para ver como é, porém, sei que quando está nessa época do ano, torna-se uma cidade turística em alta temporada, o que acarreta em custos muito maiores para viajar. Isso é bem complicado né hehehe.

Agradeço a postagem e bom dia!!!!

PS: Aqui o mais comum é chamar mexerica!!!!!

Ah sim, não chega a nevar como nos filmes, mas volta e meia cai um pouco de neve, sim :D Gramado costuma registrar neve, mas tem que dar sorte e a procura por hoteis é muito grande mesmo. A alternativa são as cidades vizinhas. Eu que agradeço pela leitura e pelo comentário ;)

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Morro do cambirela.jpg

Aqui em Floripa a temperatura não chega a ficar negativa com muita facilidade, mas o frio chegou pesado essa semana também. Seu post me lembrou de 2013 quando chegou efetivamente a nevar no Morro do Cambirela, que fica na grande Florianópolis, na região da Palhoça, como dá pra ver na foto aí em cima.Logo.png

Ah sim, quando estive em Florianópolis todo mundo comentava sobre a neve no Cambirela. E não foi pouca, né? :P O que mais me surpreendeu aí era a velocidade que chegava a chuva :D Saía de casa com céu azul e voltava chovendo. Hehehehe! Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Isso quando não pegamos as 4 estações todas num dia só... uaehauehaueh

boa sorte com todo esse frio... a paisagem deve ficar muito bonita. um grande abraco @casagrande!

Valeu, @roger-that! A gente passa um pouco de trabalho, mas assim que sai o sol tudo melhora :D A propósito, falas português também? Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Ohh coisa boa! Gosto muito do frio apesar de morar aqui no Maranhão hahaha... Já fui em alguns lugares que me proporcionaram esse gostinho de clima bem menos calorento. E aqui se chama tangerina hehehe... Valeu!

Opa, quando quiseres passar frio em qualquer época do ano, cidades como Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul são uma boa pedida :D E quando quiseres comer tangerina, já sabes como pedir aqui :P Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Nossa mãe! Gosto de temperaturas mais frias. Mas não tenho ideia de como é um frio como esse. Acho que não aguentaria muito tempo não. Da minha cidade de nascença, ao Rio de Janeiro, são locais muito quentes. Muito mesmo, adoro um ar condicionado. Uso roupas de frio pouquíssimas vezes no ano. O Rio ainda fica mais fresco no inverno, mas não chega perto do frio que é nessas regiões, só nas serras mesmo.

Aqui mesmo gosto dos tempos mais fechados, sem chuva, que fica um frio leve, que ocorre poucas vezes no ano. No verão o calor é muito grande, a sensação térmica passa dos 40 graus com muita facilidade, e também não é muito agradável. kkk

Não sabia do bergamota, mais uma para aprender! Valeu @casagrande!

Hehehehehe! É bem diferente o clima daí pra cá, realmente :D É curioso que no verão aqui também chega a 40°C, faz os dois extremos. Então, acho que é mais fácil pra gente se acostumar aí do que vocês aqui :P Nos primeiros dias de inverno, sentimos mais o frio, mas depois de tirar as roupas de inverno do guarda-roupa logo acostumamos. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Na minha casa (Caxias do Sul) eu vejo neve a cada 10 anos mais ou menos, e nem é grande coisa.

Mas adoro inverno, adoro pinhão, chimarrão e bergamota.

Opa, também nunca vi neve em Caxias, apesar de ter ido várias vezes visitar a família que é daí :D Não dá para dizer que neva muito, mas mais pro lado de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Vacaria e São José dos Ausentes tem uma amostra de vez em quando :P Hehehehehe! Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Sentirei falta do frio laaaa do outro lado do mundo.

Vou pesquisar aqui, tenho 2 registros em foto de neve em caxias, um de 98 e um de 2008. Seguindo essa logica esse ano tem ein heheheh

É bom para visitar, passear e tals, mas acho que eu não iria me adaptar não kk


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Eu não me acostumo ao frio. Prefiro meu calorzinho no Rio de Janeiro...---

projeto #ptgram power

Me identifiquei com tudo isso hahahaha
Aqui, no Planalto Norte de SC é assim, nada como pegar umas mimosas ou bergamotas/murgotes e lagartear no sol de inverno. Já tivemos alguns dias frios esse ano e espero que venham mais dias gelados pela frente. O legal é todo ano ter aquela expectativa um tanto fantasiosa de que pode nevar, já que em 2013 nevou bastante hahahha

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 60166.58
ETH 2964.21
USDT 1.00
SBD 3.79