Como banquei meu período sabático

in #pt6 years ago

juntar-dinheiro-para-viajar.jpg

Depois de quase 7 meses viajando pelos EUA e Canadá, muitas pessoas me perguntam como fiz para bancar esse período.

Existem diversas possibilidades de você custear uma viagem longa, e em breve irei explorar melhor cada método que fui observando por aí.

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês como eu, Bruno Prado, fiz para me manter nesse período.

Bom, a primeira coisa que precisei definir foi a quantia que eu estava disposto a colocar na brincadeira, para então definir todo o resto.

Eu tinha minhas economias guardadas e um carro que já estava pago. Escolhi que iria vender o carro e começar a viagem apenas com a grana da venda, não iria mexer em um real que eu tinha guardado. Pois tinha outros planos para esse dinheiro.

Eu tinha um VW Polo que, como eu disse, já estava totalmente pago. Vendi por R$ 20.400,00.

Agora já tinha a grana inicial e podia começar a estruturar a viagem. Eu tinha R$ 20.400,00 para isso.

Escolhi, por motivos pessoais, os EUA para iniciar essa trip. Ou seja, a grana que eu tinha iria ser pouco para apenas ficar viajando e conhecer todos os locais que eu queria. Ainda mais porque desse montante inicial eu precisava pagar o visto e a passagem.

Tendo isso em mente, coloquei como objetivo conseguir um trabalho por lá para me manter e poder conhecer os locais que eu queria.

Sim, essa viagem não seria mais apenas viajar e viajar, eu precisava trabalhar ou conseguir dinheiro de alguma outra forma. E aí, meio que decidi aproveitar isso para fazer uma espécie de intercâmbio nos EUA. Eu iria morar lá agora, não mais viajar.

E confesso que foi a melhor escolha.

henriquecer99999999999999999.jpg

A princípio poderia ser desanimador. Eu tinha pedido demissão do meu trabalho, vendido meu carro e agora teria que ir atrás de emprego num lugar que eu não sabia falar nem a língua direito.

Mas era isso, a sorte estava lançada e além de apenas viajar eu iria ter que aprender a iniciar “do zero”. Achar um lugar para morar, achar trabalho e aprender o idioma.

Como não acredito muito em sorte, o que estava lançado na verdade era um desafio. Dependeria apenas de mim fazer isso tudo dar certo.

Agora a brincadeira já estava mais séria... o que eu planejava ser apenas diversão agora iria me trazer mais responsabilidades.

Me animei!

Com meu foco em viajar para conhecer alguns lugares, iria de quebra: morar só pela primeira vez, vivenciar uma imersão em outra cultura e aprender muito sobre mim mesmo e a vida.

Era isso! Era o que eu estava procurando quando comecei a pensar em tirar um período sabático.

Com esse foco, consegui me organizar e iniciar o processo de fato.

O local escolhido: San Francisco - Califórnia. Lá iria ser meu novo lar por 6 meses.

Depois de pagar o visto e a passagem, o dinheiro que sobrou deu para comprar 5 mil dólares. Essa foi a quantia disponível para iniciar por lá.

Com quase tudo pronto, só faltava achar um lugar para morar.

81b8c4_00a937ecb8414f5c9516072d7012113c_mv2_d_3872_2592_s_4_2.jpg

Sim, primeiro defini a data que iria e depois que fui atrás de onde ficar. As vezes um pouco de pressão te faz ter boas ideias.

Decidi que não iria gastar com hotel ou qualquer coisa do tipo, que devido a grana não ser muita, eu precisava já ir com um quarto alugado e de preferência, o mais em conta possível.

Fiquei um tempo caçando quarto para alugar lá enquanto eu estava no Brasil ainda. Não sei se você já precisou fazer isso, mas é algo bem complicado. Principalmente porque você não consegue ter certeza de nada, fica tudo na confiança.

Para não perder dinheiro ou me enfiar numa situação de risco, o melhor a fazer era alugar um local para morar que eu pudesse visitar antes. Ou seja, só iria alugar algo quando estivesse lá.

Comecei a tentar CouchSurfing e todas essas ferramentas que você consegue estadia por pouco tempo de graça. Mas o problema é justamente esse, a estadia precisa ser rápida.

Eu iria precisar de pelo menos duas semanas (eu estipulei esse tempo) para conseguir achar um local. E mesmo assim, precisaria correr.

Foi então que optei por tentar WorkAway, você mora por um tempo na casa de alguém e em troca, você trabalha algumas horas por dia para a pessoa. Você não paga nada e também não recebe. Troca estadia por trabalho.

Com o prazo para achar um lugar já acabando, quase correndo o risco de ir sem a menor ideia de onde ficar, consegui “fechar negócio” com um cara que morava em uma cidade bem próxima a San Francisco. Combinamos uma estadia de 2 semanas e eu iria trabalhar na reforma da casa com ele.

Ainda consegui um bônus: aumentei minha carga de trabalho diária e ele iria custear minha alimentação também.

Agora sim, tinha um lugar para ficar por duas semanas e não iria gastar com alimentação e poderia correr atrás de um quartinho para alugar.

E foi justamente o que aconteceu, nesse tempo que fiquei como Workaway consegui achar um quarto e a partir daí comecei a procurar emprego e viver tudo o que a vida tinha para oferecer.

tripzone_viajar_america2.jpg

Em breve irei escrever sobre os assuntos aqui relacionados, como por exemplo: emprego em SanFran, Workaway... mas essa foi a forma que consegui custear meu período sabático. Com R$ 20.400 iniciais e trabalhando.

Muita gente acha estranho você tirar um período para simplesmente viver algo novo e ter que trabalhar. Mas por experiência própria eu digo, você pode agradecer ou reclamar pelas coisas que o universo te dá, se será algo bom ou ruim, dependerá exclusivamente de você.

Como não tinha dinheiro suficiente para não precisar trabalhar e não sabia como ganhar dinheiro de outra forma, foi trabalhando que consegui superar minhas metas e iniciar uma nova fase da minha vida.

Sort:  

Olá, @brupras.
Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia e a equipa de curación decidiu destacar teu post na publicación O Garimpo da Gazeta. Xaneiro 30 >> 3 Faiscas
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed

Muito obrigado pelo apoio!

Por vezes faz bem mudar de rumo na nossa vida. Quem faz trips como você apoio pois aprende se muito e além disso vive a sério a vida. Parabéns!

Obrigado @portugalcoin. Realmente é muito bom mudarmos um pouco nossas rotinas e o caminho que estamos seguindo. Eu particularmente amo viajar, mas acredito que todos devíamos nos aventurar em algo novo as vezes, seja lá o que for.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigado pelo apoio pessoal!

@brupras, Parabéns! O teu post foi votado e resteem pelo Projeto Camões!

camoes sign.gif

PROJETO CAMÕES - LÍNGUA PORTUGUESA NO STEEMIT!

Muito bom, @brupras! Parabéns e siga nos contando as tuas histórias ;)

Valeu meu amigo! Obrigado pelo apoio.

Legal cara, não tinha te visto por aqui ainda, estarei te seguindo! Sucesso na jornada aqui na rede! Abraço.

História incrível, parabéns pela criatividade, coragem e pró atividade. Estou seguindo!

Caraca que pena que vi esse post depois do tempo de recompensa. Mano você é foda e extremamente organizado e planejado. DEMAIS

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 66408.50
ETH 3486.20
USDT 1.00
SBD 2.70