[PARTE #04] O processo de finalização de som do filme “Tropa de Elite 2”

in #pt7 years ago (edited)

Fechando a série de textos sobre o o processo de finalização de som do filme “Tropa de Elite 2, hoje falaremos sobre o processo de mixagem do filme .

Leia também a PARTE #01, a PARTE #02 e a PARTE #03 desta série!

A Mixagem

O processo de mixagem do Tropa de Elite 2 foi realizado a “quatro mãos”. Pela afinidade de trabalho entre Armando Torres Jr. e Alessandro Laroca este método vem sendo utilizado após a experiência de trabalho de ambos no filme Blindness (Fernando Meirelles, 2008). A primeira e importante etapa é a pré-mixagem de todos os elementos sonoros da trilha, inclusive música e voz over que antes entravam direto na mixagem final. Isso para que a mixagem final seja mais rápida e mais concentrada na história, no filme. Armando Torres Jr. fez a pré-mixagem do diálogo, walla, voz over, dublagens, ambientes, música e efeitos, sem os carros, em São Paulo. Alessandro Laroca pré-mixou os carros e o foley em Curitiba. A união de todos elementos para a mixagem final foi feita em São Paulo durante duas semanas.

!(
)

A maior dificuldade de Armando Torres Jr. foi com a dublagem. Dificuldade esta de nivelar espacial e timbristicamente a voz gravada posteriormente em estúdio com a dimensão acústica natural do plano filmado. É comum que um filme como Tropa de Elite 2, com muitos efeitos especiais como, por exemplo, tiros e explosões que atrapalham a captação dos diálogos no momento da filmagem, necessite de uma carga maior de dublagem. Porém, percebeu-se que além disso, a falta de comunicação entre a equipe de som direto e a equipe de finalização de som foi determinante para o aumento do número de cenas dubladas. Isso devido ao conceito de som (estético e técnico) trabalhado pela equipe de som direto ter sido diferente do concebido pela equipe de pós-produção de som. Como já citado, esses entraves demandam um processo de finalização de som maior, mais trabalhoso, desgastante e mais caro. Por ser um recurso frequentemente utilizado nos filmes nacionais e que a muito tempo vem gerando polêmica no meio cinematográfico, a discussão em torno da dublagem é grande, principalmente por estar diretamente ligada a um dos elementos sonoros mais valorizados ou privilegiados no cinema narrativo, a fala.

Armando Torres Jr. relata o complexo processo de pré-mixagem e o fluxo de trabalho em Tropa de Elite 2.

"Eu pré-mixava os diálogos e mandava pro Alessandro, sem dublagem. O Alessandro ia checando com o foley e já equilibrava. Ao mesmo tempo eu também fazia a pré de ambiente em outra máquina. O Alessandro então começou a editar a dublagem que eles estavam gravando durante a pré-mix. Aí, eu parei pra fazer tiro. Fiz todas as sequências de tiros do filme enquanto o Alessandro editava as dublagens. E, enquanto isso também, o Henrique (Bertol) estava fazendo os wallas. Eu terminava os tiros e mandava pra lá. Ele já tinha o tiro e o diálogo que eu tinha feito, pré-mixados. Quando eu fui pré-mixar as dublagens, muitas vezes eu não tinha a pré de foley. Então, o que que eu fazia? Eu comparava o som direto e mixava as dublagens tentando ter aquele mesmo timbre. Algumas coisas que não colavam eu tinha que falar pro Alessandro: “Olha, isso aqui não está dando certo e aí você precisa ver com o foley o que que vai rolar”. No café, ou quando o Fábio entra com o Rocha logo depois que o Mathias morre, por exemplo, coisas que não estavam dando liga. Aí, a medida que ele ia acabando o foley já me mandava. Eu ia reunindo tudo. Então, a partir do momento que eu acabei o ADR, as dublagens, eu fui fazer os efeitos. A medida que eu fazia os efeitos eu ouvia a dublagem, o som direto e a pré de foley que o Alessandro terminou. Já interpretando, via que onde tinha dublagem tinha que ter um trabalho a mais. Então, quando eu pré-mixava os efeitos já ouvia todos os outros elementos pré-mixados. Tudo o que me incomodava na dublagem, porque eu já tinha quase que o filme pronto, eu mexia durante a pré de efeito. Então, não era só pré de efeito. Eu via o efeito e já ia resolvendo o resto."

Na mixagem final, realizada no estúdio da Álamo em São Paulo, Armando Torres Jr. ficou responsável pelos diálogos, incluindo dublagens, walla, pela música (que veio toda aberta com, em média, 16 stems * estéreo) e tiros, apenas a parte da explosão. Já Alessandro Laroca cuidou dos ruídos de efeito, ruídos de sala e do restante dos elementos sonoros que complementavam o som dos tiros como o ricochete, o som do impacto em superfícies diferentes etc. Uma referência de dinâmica interna para o desenho de som do Tropa 2, comentada por Alessandro Laroca, foi o filme Guerra ao Terror (Kathryn Bigelow, 2009) devido aos vários “mini clímax” presentes nessa obra. A elaboração dessas dinâmicas foi iniciada já durante o processo de montagem através da comunicação entre Alessandro Laroca e Daniel Rezende e concretizada na mixagem final, demonstrando além de um entrosamento entre as equipes de finalização de som e de imagem, uma articulação audiovisual bem realizada como pode ser notada no resultado final da obra.

*Resultado das pré-mixagens de som por sub grupos. Gera arquivos sonoros, em mono ou estéreo, que podem ser utilizados na mixagem final ou durante o processo de edição, para que as diversas equipes saibam os resultados parciais do som das demais. É padrão para os mixadores de cinema exigir trabalhar também com os elementos da música separados, ou seja, em stems.

Sort:  

@resteemator is a new bot casting votes for its followers. Follow @resteemator and vote this comment to increase your chance to be voted in the future!

Congratulations @bernamarquez! You received a personal award!

1 Year on Steemit

Click here to view your Board of Honor

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Congratulations @bernamarquez! You received a personal award!

Happy Birthday! - You are on the Steem blockchain for 2 years!

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.029
BTC 67120.19
ETH 3459.44
USDT 1.00
SBD 2.72