Nostalgia - uma fruta que me causa essas lembranças

in #pt7 years ago (edited)

Na minha infância a minha casa era uma fábrica de cúpulas, abajur, eu acordava e dormia em uma fábrica.

Tinham poucos funcionários, na verdade só me lembro de seis, o Assis que era o soldador, o Márcio que ficava entortando os arames para o Assis soldar, o Edson que recortava as cúpulas, a Adriana e a Vera que ficavam nas mesas colando as cúpulas e a Geralda, que era a pau para toda obra.


Pixabay

A cúpula era exatamente igual à imagem acima, nossa que viagem no tempo, dá até para sentir o cheiro da cola de madeira, sim, o Edson recortava as cúpulas e a Adriana e a Vera colavam com cola de madeira, juntavam as duas partes, até os frisos dourados eram colados com a cola de madeira. A casa, que era a fábrica, cheirava cola de madeira. Eu e a minha irmã ficávamos brincando com as cúpulas, com a cola de madeira, com os estiletes, com a máquina de solda...

Era uma empresa familiar, o Edson e a Adriana (que é irmã do meu amigo), são casados até hoje e se conheceram na minha casa, na fábrica.


Agora um capitulo a parte, a Geralda.

Uma piauense brava, muito brava mesmo, mas que uma ou duas vezes por ano, trazia uma fruta do Piauí. É exatamente essa fruta que me traz as lembranças dessa época. A Geralda era muito mais brava do que a minha mãe e o meu pai, ela dava medo mesmo. Faz uns 20 anos que não a vejo. Atualmente minha mãe acha que ela está aposentada e morando no Piauí.

IMG-20180124-WA0005.jpeg

Minha mãe comprou hoje em São Paulo essa fruta e me trouxe muitas recordações. Uma pequena fruta com muitas histórias para contar, eu era novo, não me lembro de muitas.

Não vou falar o nome da fruta, quero ver quem conhece.

OBS.: cautela ai @jsantana e @cleateles, vamos ver se o povo do sul acerta.

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Olha, aqui no Rio de Janeiro, cajá é um pouco maior que esse fruto aí, e tem um emaranhado, uma rede dentro dele que é louco comer aqui, mas eu adoro. Tinha até um cajazeiro na casa de minha tia-avó que, pasmem, é a única que está viva de toda aquela geração. Amo essa minha tia, mas o cajazeiro foi cortado. =(

Bom, com relação a essa fruta, pelo tamanho e as características, eu chutaria ciriguela, ou uma mangabinha? Enfim, se forem essas, não temos por aqui pelas bandas de Petrópolis com facilidade, infelizmente. Mas, se não for, @belzunces, qual seria?

Você chutou certo.
É a Seriguela!

Não sou do sul mas aqui no Ceará tem é Cajá

Errou! Ou é conhecido com o nome de cajá ai no Ceará.

Tem siriguela tambem por aqui confesso que fiquei na duvida entre as duas frutas e optei por indicar caja porque maduro fica sempre amarelinho ja a siriguela quando madura fica avermelhada e é ligeiramente enrugada. Pelo menos a que eu tinha no meu quintal era assim
https://goo.gl/images/X4HY8m
Imagem retirada do Safary Garden

Na entrada do metrô em Santana, muitas pessoas vendem. Descobri o nome, pois minha irmã me falou.

Cara, não sei se é a mesma, mas tem uma fruta MUITO parecida com essa que comi na bolivia.

Tu morde ela pra ela abrir, ai tu come o q tem dentro e joga a casca fora.

Eu como com a casca e tudo, dentro tem um caroço.

Cara, que interessante esse vídeo, fiquei com vontade de ver o painel agora... grato por compartilhar!!

É uma frutinha muito boa, ao comer ficava ressabiado pois a maioria tem uns buraquinhos que tem larva. Porém se for analisar o bicho da goiaba tem gosto de goiaba, essa ai também deve ser a mesma coisa. Hehe

O segredo é comer de olhos fechados! hehehehe

Adoro essa fruta, citei seu post no meu.. espero que não ligue!

https://steemit.com/pt/@felipehukken/top-5-post-em-portugues-de-22-01-a-29-01

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.13
JST 0.027
BTC 59634.64
ETH 2590.21
USDT 1.00
SBD 2.47