You are viewing a single comment's thread from:

RE: #Filosofando SOBRE A CORAGEM

in #pt6 years ago

Entrei hoje pela primeira vez no Steemit. Ainda estou aprendendo como funciona. Adorei o seu texto. Parece muito com as coisas que escrevo na minha vida e que agora pretendo compartilhar. Já sou seguidora. Você escreve de um jeito simples e com muita leveza... É gostoso de ler.
Sobre a coragem... percebo que ela tem muito a ver com a fé - não no sentido religioso, mas no sentido de aprender a se lançar no desconhecido e a crer que a vida pode te surpreender. Pensar demasiadamente sobre a vida e calcular cada detalhe é um reflexo do medo. A nossa mente vive cheia de medos... os medos da infância, os medos colocados por nossos pais e os que a gente insiste em colecionar pelo caminho.

O medo nos impede de encarar as coisas como são e como podem vir a ser. Ele nos impede de lançar-nos no desconhecido. A VIDA, em si, é imprevisível e nos conduz por caminhos tortuosos. Ela não é uma linha reta. A VIDA exige coragem. É preciso coragem pra aprender e SE REFAZER a cada trecho do percurso DA VIDA. Eu confesso que sempre fui medrosa e por muito tempo tentei > antecipar vários cenários> em minha vida, como se isso fosse me trazer segurança. Eu queria que tudo saísse como havia planejado. Com o tempo fui percebendo o quanto essa atitude interna me impedia de desfrutar da vida com leveza e, PRINCIPALMENTE, com coragem para deixar que ela siga seu fluxo. Aprendi a confiar que, à medida que caminhamos, o caminho aparece. Cabe a mim corresponder ao que a vida me pede a cada momento. Passei a aceitar as coisas como são e, a partir dessa aceitação, seguir pelos caminhos novos que iam aparecendo. Meu coração foi aprendendo, pouco a pouco que, sim, aqueles caminhos não imaginados poderiam fazer muito mais sentido do os caminhos que imaginei pra mim no começo.
Nos desvencilhar do medo nem sempre é fácil. Há medo por toda a parte. Sempre que seguimos por caminhos novos aparecem várias pessoas para nos desencorajar. Não por mal... mas talvez por transferirem a descrença delas para nós inconscientemente.
A palavra coragem vem da raiz latina cor, que significa "coração". Hoje compreendo que ser corajoso é aprender a viver com o coração. A cabeça é receosa e tenta buscar segurança no planejamento, na lógica, na antecipação de cenários. A nossa mente quer evitar a possibilidade de sofrimento e começa a restringir as nossas possibilidades de ação. Já o coração se coloca em prontidão para enfrentar riscos e para lidar com as possíveis dificuldades que aparecerem. É preciso um equilíbrio sempre. A minha educação foi muito voltada para o medo. Estou aprendendo a cada dia me conectar mais com os caminhos tortuosos do coração e da CORAGEM.

Um abraço.

Sort:  

Seja bem-vinda ao Steemit @amandavale, também sou nova neste mundo, mas vamos desbravar além dos muros desta Rede...rsrs Fico feliz com seu comentário, elogios e vejo que o "Filosofando sobre a Coragem", inspirou-te a escrever um post : ). É tão maravilhoso, quando existe esta interação entre os membros do Steemit, pq assim, compartilhamos tantos fatos e ideias.

E em relação a FÉ, deixo para você, uma frase do Luther King: "Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo." Então, a FÉ é algo muito pessoal, cremos em algo, que acreditamos, porém, não há necessidade de ver, apenas crer, confiar, e seguir com passos paulatinos, porém, sem perder a Coragem!

Sempre levo comigo que, a maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo, sem pensar em desistir, e buscar todas as forças que há dentro de si, que nem você sabia que existia, e levantar, sobressair de você, com novas ideias, estratégias, atitudes, nunca deixando de acreditar no seu eu, porque apenas você poderá traçar seu caminho!

E o medo? Algo que nos deixa tão suscetíveis as oportunidades, que nos desencorajam, porém, aquela citação do Shakespeare é certeira: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." Pq isso? Pois muitos de nós, desde crianças não somos criadas, para enfrentar a vida, alguns criam fobias com mazelas nunca superadas, já que a realidade não foi mostrada da forma correta...

Como você expressa-se que ser corajoso, "é aprender a viver com o coração", manter um equilíbrio, saber escutar seu EU, conectar-se, e levar contigo a missão de vida de que: "Não devemos ter medo de tentar, mesmo que os resultados sejam incertos, pois os arrependimentos mais tarde poderão ser nocivos a vida ..."

Adorei nossa troca de conhecimento aqui.
Abraçaço

Coin Marketplace

STEEM 0.23
TRX 0.12
JST 0.029
BTC 66134.08
ETH 3556.67
USDT 1.00
SBD 3.13