5 motivos pelos quais aderi ao minimalismo

in #pt6 years ago

Conversando com outros minimalistas percebi que cada pessoa teve um motivo para aderir a um hábito minimalista. E que com o passar do tempo esse hábito se alastrou para outras áreas de sua vida. Minimalismo não é só um projeto de decoração interna, de contenção de gastos, de sustentabilidade ambiental, de consumo consciente, de homenagem à simplicidade, de valorização do essencial, ou de qualquer outra ideia que possa vir na nossa mente quando pensamos nessa palavra. Isso tudo cabe dentro do minimalismo, mas o minimalismo é muito mais que todas essas coisas juntas. É uma filosofia de vida, um modo de ser, de pensar e de perceber o mundo e as pessoas. Eu diria que é uma visão de mundo. E cada minimalista encontra diferentes formas de expressar essa visão no seu cotidiano.

1_oaCJlGCZJGRt7fkC7vM71w.jpeg

Acho que sempre fui minimalista e não sabia, até ler sobre o assunto e me identificar com quase tudo que li. Vários fatores me levaram a ser assim, mas alguns foram potencialmente transformadores quando tomei consciência e os apliquei em vários pontos da minha vida. Os principais foram:

1 - Economia Financeira. Essa não precisa nem explicar né. Ter poucas peças de roupa, poucos assessórios, reaproveitar coisas, usar os eletrônicos e eletrodomésticos até que sua vida útil acabe, entre várias outras formas de poupar o seu dinheiro, para que ele sirva a outros propósitos muito mais relevantes e enriquecedores PARA VOCÊ MESMO. Para que você tenha sempre dinheiro para o que realmente te faz feliz. Para que você mesmo não se roube essa satisfação.
39939352_1833761470048355_5342347504090349568_n.jpg

2 - Economia de tempo. Eu costumava achar que precisava de muitos móveis para guardar muitas coisas, e ter muitos enfeites para personalizar minha casa. Com as várias mudanças que fiz, acabei tendo que me desfazer de muitos móveis e objetos decorativos. E para minha surpresa, a limpeza da casa ficou muito mais fácil e rápida. Esse é só um exemplo, mas o minimalismo faz isso por você, ele reduz as coisas ao seu redor e com isso reduz também o tempo que você perde com elas. Aí você descobre que perdia um tempão com um monte de coisas nada a ver e depois reclamava que não tinha tempo para nada.
product-image-375081662_large.jpg

3 - Paz. Esse patamar eu só descobri que existia quando aderi ao minimalismo digital. Uma espécie de faxina em todos os seus conteúdos e dados, incluindo, apps, contas, perfis, arquivos, programas, favoritados, etc. No celular, deixe somente o que você mais usa (existe um item de configuração que te mostra o tempo que você gastou nos apps, a dica é manter os mais usados e desinstalar todo o resto). Deixe na sua agenda as pessoas que você mais gosta e/ou precisa manter contato. Escolha uma ou duas redes sociais e delete os outros perfis. Estar em poucos espaços virtuais, nos expor ou interagir com poucas pessoas nos deixa menos ansiosos. Ficar menos tempo online também ajuda a reduzir o estresse da super estimulação visual.
offline.jpg

4 - Relações de qualidade. Esse não foi um passo fácil de dar, mas foi libertador. Excluir da nossa vida todas as pessoas que nos fazem mal de alguma forma. Você não precisa bloquear ninguém ou mandar uma mensagem dizendo que está excluindo ela dos seus contatos, mas precisa aprender a se distanciar emocionalmente. Pessoas que gostam de dramas, jogos e chantagens emocionais. Pessoas que palpitam, criticam e nos sugam o tempo todo. Vá se afastando aos poucos até que você tome uma distância segura e então possa correr sem ser visto.
611986042-612x612.jpg

5 - Autoconhecimento. Quando você tira de perto de você todas as distrações que você acumulou e acostumou ter ao seu redor (coisas que você não precisa, pessoas que você não gosta, passatempos automáticos, etc), algo interessante acontece. Você se sente esvaziado. Eu diria que até mesmo entediado e por que não, triste. Sabe aquela sensação de zerar um jogo e a vida perder o sentido? É exatamente isso. Você simplesmente não sabe o que fazer com todo aquele tempo sobrando. Até que a mágica acontece. Você começa a passar mais tempo com você mesmo e com os seus pensamentos, e começa a descobrir um monte de coisas legais sobre você. Você fica tão empolgado com isso que começa reduzir mais coisas ainda, porque agora você sabe quais são as suas prioridades e você quer tempo e dinheiro para aproveitar cada uma delas. E isso é muito legal quando acontece.
dream-quotes-pictures-6-643ff2b3.jpg

Acho que todo mundo tem algum hábito minimalista, se parar para pensar. Qual o seu?

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Excelente texto. Sou um minimalista, porém não extremado. Todo que não uso alguém ganha. Meu hábito minimalista está em não guardar nada que eu não uso. E isso me traz alguns problemas. Minha esposa quando me dá alguma coisa me fala: Olha! Nada de isso pro outros. Passa um tempo eu não uso... e lá foi! rsss
Amei seu texto. Alias seu textos são bem interessantes. Sucesso! ;D

Hahaha, ótimo hábito. Eu tinha uma mania horrível de guardar "pq foi presente". Aff. Obrigada pelas palavras de incentivo Adalberto. Espero poder contribuir com a comunidade Br : )

Excelente. Estou tentando seguir essa forma/estilo/modo de vida. Não é fácil, mas o que importa é tentar. Assisti um documentário na Netflix chamado: "Os minimalistas", que deu uma motivação a mais para seguir com esse plano. Parabéns pelo post. Sucesso e bem vinda ao Steemit!

Oi Jammerson, eu nem sabia que existia esse documentário, mas me interessei. Obrigada pela indicação. Te desejo sucesso nesse projeto, e obrigada pelas palavras de incentivo : )

Congratulations @aliny! You have completed the following achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of comments received

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do you like SteemitBoard's project? Then Vote for its witness and get one more award!

Congratulations @aliny! You have completed the following achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

You got your First payout

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do you like SteemitBoard's project? Then Vote for its witness and get one more award!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 63799.64
ETH 3130.40
USDT 1.00
SBD 3.97