Tu por exemplo, já votaste?

in #pt6 years ago

Olá pessoal!

Por várias vezes me tenho deparado com problemas ao aceder ao steemit chat, e embora não seja algo que use com muita regularidade, dá sempre jeito quando precisamos de comunicar directamente com alguém.
Muitas pessoas não usam porque não precisam, outros tantos, porque preferem outros meios de comunicação, e mais uns quantos porque o desconheciam por completo...

Steemchat01.png

O chat pode ser acedido através do link que se encontra no menu do lado direito, como podes ver na imagem.
A conta para aceder ao chat, nada tem que ver com a tua conta do steemit, o registo terá de ser feito e de preferência com credenciais distintas daquelas que usas par aceder à tua conta no Steemit..

Numa dessas tentativas de aceder ao chat, deparei-me com a seguinte mensagem:

Steemchat.png

Mais resumido é impossível: Já votaste nas Witnesses?

Não é mentira nenhuma que muitos membros, na sua grande maioria, chega ao Steemit aliciado pela oportunidade de ganhar um dinheirito, aliás, essa é a mensagem de boas vindas na página inicial...
Esse foi o meu caso... vim cá parar pela oportunidade de ganhar um extra.
Sendo eu designer gráfico freelancer, este foi o mercado que me foi apresentado e rapidamente percebi que sim, aqui poderia prosperar, mas como em tudo o que tinha feito até então, teria de lhe dar no duro, porque afinal de contas, por aqui pode parecer que sim, mas o dinheiro não cai do céu...

Diariamente vejo membros que se queixam de injustiça, de falta de apoio, de drenagem da pool, de abusos, disto e daquilo, queixas e mais queixas... depois de todas estas queixas não surtirem efeito, viram-se para o julgamento alheio, ou porque não sabe escrever, ou porque escreve pouco, ou porque escreve muito mas não diz nada, ou porque mete foto, ou porque não mete foto, e porque eu mereço mais do que o outro.... mas que merda vem a ser esta?

fonte

Queres algo vai à luta.... aqui ninguém deve nada a ninguém... muitos pensam que as whales andam aqui para fazer obra de caridade.... ou que as witnesses têm o dever disto ou daquilo.... tu por exemplo, já votaste em alguma das witnesses disponíveis... são esses que em primeira instância mantêm aqui a sala a funcionar.... porque na verdade, e em boa verdade, para que hoje possas sacar uns trocos a troco do teu trabalho, seja ele muito ou pouco, de qualidade ou péssimo,.... para que isso seja possível, muitos $$$$ foram e continuam a ser investidos.. e por detrás de muitas das plataformas que usas está muito trabalho e dedicação envolvidos... e esse é o caso do Steemit Chat...

Faz um favor a ti mesmo/a.... usa os votos que tens disponíveis para votar nas witnesses, vota em consciência, pesquisa o contributo de cada um, faz como quiseres, mas vota.

@aleister

Sort:  

Há meias verdades meu grande amigo...isso me estarrece, pois não és um newbie nesse mercado. O que há no sistema blockchain é uma troca. Não há patrões ou funcionários, mas sim uma engrenagem. Todos precisam de todos.

Logo, da mesma forma que os witness investiram dinheiro, os autores investem tempo, cérebro e criatividade para alimentar a plataforma e ter recompensas com seu trabalho.

É a história do : "Me ajude que eu lhe ajudo."

Grande abraço!

Amigo Santana, tu tb não és nenhum newbie, sabes bem que o que está aí escrito é assente na realidade da descentralização... Não existem equações infalíveis num ambiente destes, não és obrigado a retribuir a ajuda que te dão... Está certo? Errado? Era esta a ideia original? Isso são outros quinhentos! Baseado na realidade, a recompensa é orgânica... De outra forma só centralizando! Tu percebeste bem o que aí está escrito, logo não deveria de haver espaço para estarrecimentos. Abraço

Descentralização é justamente isso meu brother. Não há isso de "vou votar nos witness, pois eles me dão o pão". Não caralho, não é assim que funciona! O que há no blockchain é uma troca! Todo mundo, precisa de todo mundo nesse sistema.

O problema no steem é isso: Os witness querem se ver como o Deus que não são, são servidores como nós. Só nos resta nos ajudar é isso é mutuo!

Amigo... nada disso lol que confusão!
Então vamos estar aqui a apontar num só sentido? então os witnesses não precisam de apoio?
Então como poderíamos nós contribuir e ajudar se em primeiro lugar não fossem criadas e mantidas as bases que sustentam isto tudo? estamos aqui a falar como se isto tivesse surgido do bigbang.... não me fodas lol tu percebes exactamente do que estou a falar... estás a fazer-te de difícil ;) claro que de cima não chove... não há um canal directo, não há ligação... mas daí o queixume? é exactamente a isso que me refiro! como em tudo na vida, há que tomar as rédeas do nosso caminho e não estar à espera de mão estendida que chova de cima... votar nas witnesses é só e tão pouco a minha contribuição para que estejam criadas as condições para que eu possa trabalhar, nada mais. E nada é garantido, mas não o fazer é só mais um prego no caixão... e em relação à descentralização, é isto mesmo, é não teres direito a bounties garantidos em função do teu trabalho, isso fica ao critério dos restantes. outra vez, é bom que assim seja? é mau? não sei, sei que é o que temos. ou isso ou Bots.

Eu ainda não votei. Primeiro porque quero votar conscientemente para isso tenho que me informar por quê e em quem. Seria bom alguem comentar sugerindo opções eu vou continuar pesquisando.

Uma boa maneira de estar ocorrente do trabalho desenvolvido por parte das witnesses será pesquisar por tópicos listados na categoria "witness-category", aí poderás encontrar artigos de opinião sobre várias witnesses assim como relatórios semanais e actualizações sobre os mais variados projectos.
Aconselho que se vote sempre em consciência, pois como é compreensível, nem todas as witnesses desenvolvem um trabalho em prol da comunidade, algumas nem sequer estão activas entre outros casos que pesam na minha escolha.
No meu caso, voto em função do compromisso, do trabalho desenvolvido e do suporte à comunidade, e com suporte entenda-se, conhecimento... não se trata de votar neste ou naquele, mas sim, de se estar disponível para passar conhecimento, e muitos destes fazem-no em canais criados para o efeito no steemit chat.. é só dar uma pesquisa :)

Obrigado assim ja tenho uma base para trilhar o caminho ainda nao entrei no steemit chat e comecei ontem no Discord é muita informacao a processar e não quero me desviar do objetivo de curadoria consciente em prol da comunidade para isso tenho que ler e escolher os meus upvotes.
Para entender esta dinamica acho que comentando com o pessoal que sabe bem mais do que eu é passo certo

Sim, pergunte sempre que tiver dúvidas, pesquise, todos os dias se aprendem coisas novas, e a seu tempo se sentirá à vontade. Abraço

Consciente e realista. Penso tal qual.
Tem meu voto

Ainda não votei nas Witnesses. Mas vou pesquisar sobre isso, pois nem sabia que isso existia. E sim devemos apoiar a base que cria isto e mantém isto no ar, pois sem base já sabes que é que acontece.

Sim, acima de tudo, votar de forma consciente, pesquisa na tag witness-category e vê de que forma cada um tem contribuído para o projecto.

Olá, @aleister,

Sim, até hoje eu votei apenas em uma Witness, e estou trabalhando em mim votar em mais uma. Mas, minhas análises levam muito tempo. Leio, leio e ainda mais leio, até que concluo que devo votar depois, porém a decisão sempre chega. Acertada ou não? O tempo é sabedor dessas perguntas tão enigmáticas.

Além de seu texto, li sua conversa, pelos comentários, com o amigo @jsantana, e concordo que "não há patrões", concordo que "é um local de troca", contudo, hoje, não vejo mais como um "toma lá, dá cá" pelo trabalho efetuado. Não minto: eu era um desses "reclamões", bem no início, lá em março ou abril de 2017, assim que cheguei e encontrei nosso querido amigo de Recife. Na verdade, fui ele quem me ensinou muito, me abriu os olhos para muitas coisas que não conseguia entender e tudo foi ganhando uma tonalidade cinza suave, deixando o negrume atrás de mim.

Com o tempo, percebi que não sabia publicar. Em verdade te digo, acho que não sei até hoje. Mas, há alguma fórmula para blogar? Bom, há blogues de todos os tipos, mas onde quero chegar é: eu não sabia qual era o meu estilo para blogar, porque nunca havia feito isso. Não sabia como fazer para me colocar, pois tudo era muito novo. E, em um mundo novo, pelo menos eu penso dessa forma, buscamos informação antes de mais nada. Foi então que aprendi, ou não, depende de quem me lê, a escrever o que sou, como sou, o que vejo, como vejo, como sinto, sonho, quero e, ainda mais, como não quero (que os não-quereres também sejam importantes, pois podem nascer quereres diferenciados). Pronto, achei-me!

Foi a partir de então que comecei a ver as baleias de outra forma. Ainda tenho um pouco de "raivinha" escondida no baço? Talvez..., não sou um ser de ferro. Mas aprendi a ler cada publicação das Witnesses e foi com esse pensamento de liberdade, de publicar apenas para cumprir meu papel de "gostar de escrever", de "contar histórias", de "recontar outras", de "sonhar pelas palavras", que reservei tempo para ler todos os artigos disponíveis sobre o que eles fazem. Toda semana eu lia um, pelo menos. Queria conhecê-los. Deixei mensagem, não recebi resposta. Bom, paciência, eles devem estar ocupados, ou não estão online o tempo inteiro, ou um monte de outras coisas... enfim, a vida demanda-nos tanto, para que vou me desesperar por que não recebi uma resposta dessa ou daquela Witness? Não, não. Tomei minha decisão com relação a uma delas e dei meu voto. Mandei mensagem avisando, desejando boa sorte, e fim. Já estou em vias da segunda e, assim, vamos...

Já que temos de dar para receber, não custar dar um voto para receber, sabe lá Deus quando, e pela minha redação a você, deve ter percebido que o tempo, para mim, não é mais tão importante assim, sigo publicando à forma que achei mais lícita a meu eu interno.

Enfim, não sei se minha resposta faz algum sentido, ou se está em conformidad com o tema proposto, mas agradeço a leitura que me dispensa ao comentário um tanto longo. Perdão!

Obrigado pela publicação. Deixo um abraço, paz e bem!

Olá @manandezo.

Desde já agradecido por partilhar a sua opinião e acredite que para além de estar em conformidade com o tema, este pedaço da sua história faz todo o sentido.
Confesso que hoje teria escrito de uma forma menos impulsiva, embora a opinião fosse a mesma ;) Como já mencionei anteriormente, o português é um idioma muito rico e propício a interpretações contrárias.
Nunca foi intenção inserir baleias nesta equação, mas hoje compreendo o porquê da confusão.
As Witnesses que se apresentam no top 50 ranking, são baleias em sua maioria :D
Mas há muito mais para além do TOP 50, e em boa verdade, só tive a intenção de destacar a importância de seus trabalhos e como é importante apoiar a manutenção de uma rede saudável, para além de todos os projectos que desenvolvem e que de alguma forma nos são úteis...
Concordo quando apontam o modo que nos parece, a mim também, o ideal de ter a máquina a funcionar, mas nem sempre as coisas funcionam como seria de esperar ou da forma que idealizamos, e é exactamente este o caso...
Aprecio o seu gosto por aquilo que faz, assim como aprecio que sejam criadas as condições para que o possa fazer.
Aprendi desde cedo a não criar grandes expectativas, não se trata de submissão ou conformismo, não! Mas fazer barulho não chega, é preciso agir, é preciso unir, cair e levantar, recuso-me a obrigar alguém a mudar... antes disso, mudo eu e comigo alguma coisa!
Só para terminar, e uma vez que o tópico se resume ao voto, consciente, partilho aqui este post de um companheiro nosso, que por coincidência ou não fez uma bela compilação que espero poder ajudar nessa análise :)

Um bem haja meu amigo :)

Oi, @aleister!

Você é dos meus: gosta de escrever bastante, quando possível e aplicável!

Muito obrigado pela resposta ao comentário e, ainda, pela partilha da publicação que lerei em sequência.

Gostaria de escrever mais aqui, neste momento, mas gastei muito tempo publicando isto. Considero sua leitura importante para mim e, devo confessar, hoje sinto-me um tanto "contemplativo". Talvez um pouco de recolhimento me faça bem.

Abraços, já amigo de caminhada, paz e bem!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by aleister from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64513.89
ETH 3155.04
USDT 1.00
SBD 4.00