Croquetes de Carne Low Carb e sem Glúten

in #pt5 years ago

Como estou reduzindo minha ingestão de carboidratos, estou de olho em receitas low carb (baixas em carboidratos). E devo dizer, para alguém que era tão insegura na cozinha, com certeza estou me divertindo muito experimentando essas receitas mais saudáveis!

Encontrei uma receita de croquetes que achei interessante. Os croquetes têm bem poucos carboidratos, e por não serem empanados nem com farinha de trigo nem com farinha de rosca, também são sem glúten.

Decidi seguir a receita, mas estava sem todos os ingredientes necessários. Acabei fazendo algumas adaptações, e fiquei agradavelmente surpresa com o quão saboroso o resultado ficou! Para resumir minha conclusão, acho que os croquetes não perdem nada para os "tradicionais"!

Primeiro, vou colocar aqui a receita e depois minhas considerações sobre o que fiz e os ingredientes que usei. Aqui vai a minha versão da receita:

Receita de Croquetes de Carne Low Carb e sem Glúten

Ingredientes:

  • 250g de carne moída;
  • Um dente de alho picado;
  • Sal, pimenta e opcionalmente outros temperos a gosto;
  • 3 colheres de sopa (cerca de 90g) de creme de queijo, como requeijão ou cream cheese;
  • Queijo ralado e alguma farinha low carb (farinha de sementes, castanhas etc.) para empanar.

Modo de Preparo:

  1. Tempere a carne moída com sal, pimenta e opcionalmente outros temperos de sua preferência. Deixe descansar para absorver os temperos (marinar) por cerca de 30 minutos.
  2. Em uma panela ou frigideira, refogue a carne moída temperada com o dente de alho picado. Depois de desligar o fogo, deixe a carne esfriar ou coloque-a na geladeira por pelo menos uma hora.
  3. Misture a carne com o creme de queijo.
  4. Pegue pedaços da mistura e modele-os em forma de croquetes. Se tiver problemas para fazer a carne grudar, pode ser necessário adicionar mais creme de queijo.
  5. Empane os croquetes passando-os na mistura de queijo ralado com farinha low carb.
  6. Asse os croquetes no forno ou numa fritadeira air fryer a 200 ° C de 12 a 15 minutos até tostar.
  7. Pronto.

Rende cerca de 11 croquetes, com cerca de 0,18g de carboidratos líquidos (carboidratos descontando as fibras) para cada croquete.

Meus Comentários

Vou falar sobre o que eu fiz e os ingredientes que usei. Se for tentar a receita, pode usar o que você tiver ou o que for mais fácil.

  • Para o creme de queijo, usei creme de ricota.
  • O queijo ralado que usei era parmesão (daquele de pacotinhos do supermercado mesmo).
  • Para a farinha low carb, usei uma mistura das únicas coisas que eu tinha disponível, que eram sementes de linhaça e sementes de girassol (para fazer a farinha, é só bater as sementes no liquidificador ou processador de alimentos até virarem pó).
  • Algumas pessoas usam apenas queijo ralado sem farinha, enquanto outras usam apenas farinha de linhaça. Ambos têm um gosto muito forte, e eu estava com medo do gosto final ser muito pronunciado se eu usasse apenas um ou outro, então eu decidi usar ambos e adicionar a farinha de semente de girassol para equilibrar as coisas.
  • Eu usei cerca de uma colher de sopa de queijo ralado, duas colheres de sopa de farinha de linhaça e três colheres de sopa de farinha de semente de girassol. Depois de empanar os croquetes, ainda sobraram cerca de duas colheres de sopa da mistura de farinhas!
  • Eu tinha usado duas colheres de sopa de creme de ricota no começo, mas não foi o suficiente. Eu tive dificuldade para grudar os pedaços de carne moída, e precisei adicionar um pouco mais de creme de ricota (então, a conclusão final é que são cerca de três colheres de sopa). Estou pensando que a carne teria grudado mais fácil se eu tivesse misturado um ovo no recheio. Vou tentar isso da próxima vez.
  • Esqueci de untar a cesta da air fryer e não usei óleo. Mesmo assim, os croquetes não grudaram na cesta e ainda saíram crocantes como se tivessem sido fritos!

Aqui está uma foto de como ficaram meus croquetes:

20190629-low-carb-croquettes.png

Fonte da imagem: foto própria, tirada com um smartphone.

Os croquetes ficaram crocantes e saborosos. Seria muito difícil adivinhar que o empanado é feito de sementes e queijo ralado. Eu estava com medo de que o gosto das sementes de linhaça pudesse amargar o empanado, mas nem sinto o gosto da linhaça. Como todos os ingredientes que usei no empanamento dão saciedade, os croquetes saciam bastante também.

Conclusão

Na minha opinião, os croquetes ficaram tão gostosos quanto os empanados com as tradicionais farinhas nada saudáveis e fritos em óleos vegetais também nada saudáveis. Com o sucesso desta receita, acredito ter encontrado uma maneira boa e mais saudável de fazer empanados. Já estou pensando em usar este "mix de farinhas" para fazer bife à milanesa, peixe empanado, anéis de cebola, empanar outros legumes... com certeza vou tentar! E da próxima vez, vou adicionar um ovo.

Sort:  

Parabéns por esse post! Segue 3 critérios:

  • é instrutivo
  • é útil para um público alvo
  • deu trabalho para fazer

Que tal o ptgram começar a selecionar posts baseados nesses 3 critérios simples, a princípio? Se achar uma boa, dá um reply. A preferência inicial é para quem possui PTG Shares ou usufrui da TRILHA Premium!


$UNI TOKENS @ STEEM-ENGINE | https://ptgram.tk/uni | http://unitedpeople.tk | @unitedpeople


Obrigada!

Esses são ótimos critérios. O tipo de critérios que, desde quando entrei no Steemit, achava que deveriam contar bastante para avaliar a qualidade dos posts. Então, acho uma boa sim!

You got voted by @curationkiwi thanks to aiyumi! This bot is managed by KiwiJuce3 and run by Rishi556, you can check both of them out there. To receive upvotes on your own posts, you need to join the Kiwi Co. Discord and go to the room named #CurationKiwi. Submit your post there using the command "!upvote (post link)" to receive upvotes on your post. CurationKiwi is currently supported by donations from users like you, so feel free to leave an upvote on our posts or comments to support us!
We have also recently added a new whitelist feature for those who would like to support CurationKiwi even more! If you would like to receive upvotes more than 2x greater than the normal upvote, all you need to do is delegate 50 SP to @CurationKiwi using this link.

This post has received a 3.13 % upvote from @drotto thanks to: @curationkiwi.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.030
BTC 68228.72
ETH 3279.36
USDT 1.00
SBD 2.67