A Distribuição Do Seu TEMPO e ENERGIA Estão Apontando Para Seu Objetivo?

in #produtividade6 years ago

Ser aprovado na Epcar aos 16 anos trouxe algumas consequências na minha vida, uma delas tem a ver com a maneira que as pessoas me enxergam. Não é incomum pessoas me pedirem conselhos sobre concursos e coisas do tipo.
Uma das coisas que mais ouvi nos últimos anos foi “eu quero ser militar! Você tem alguma dica para me dar?”
Veja bem, nosso tempo é escasso e um dos motivos de eu escrever esse livro é economizar o meu, me poupando assim de ter que aconselhar pessoa por pessoa. Escrever um livro me permite aconselhar em massa.
Mas, dada a escassez de tempo, eu simplesmente não aconselho qualquer pessoa, aconselho apenas pessoas que possuem um perfil comportamental específico, que tipo de perfil? Pessoas cuja distribuição do tempo apontam para seus objetivos, explico:
Vamos supor que uma pessoa se aproxime e me peça conselhos sobre como se tornar um militar, o que basicamente é sinônimo de perguntar como ser aprovado em concursos militares.
A primeira pergunta que eu faço é: Você quer ser militar?
A resposta geralmente é “sim”.
A segunda pergunta é: Quantas horas por dia você estuda?
Na maior parte das vezes, a resposta é algo entre zero e 4 horas.
A terceira pergunta é: Quantas horas por dia você dorme?
Por via de regra, a resposta é algo em torno de 6 à 9 horas.
Então eu viro para essa pessoa e deixo claro para ela que o que ela quer não é ser militar, o que ela quer é dormir!

É provável que você não tenha ciência de como a distribuição do seu tempo está, na verdade, te afastando dos seus objetivos. Para resolver esse problema, vamos fazer o seguinte exercício...

Pegue uma folha de papel ofício em branco, faça um círculo no meio da folha e escreva “energia” dentro deste círculo. Acima deste círculo escreva o seu objetivo de forma direta, exemplo “COLÉGIO NAVAL”.

Em uma segunda folha, escreva as atividades que faz no seu dia e quantas horas despende com cada uma.
Exemplo:

  • dormir (8 horas)
  • estudar (4 horas)
  • internet (2 horas)
  • Namoro (1 hora)

Se você praticar alguma atividade que não seja diária, pegue o tempo gasto na semana e divida por .

Funciona da seguinte forma, cada hora deve ser representada com uma seta de 1cm, desta forma se você estuda 4 horas, deverá representar o estudo com uma seta de 4 cm.
Todas as atividades que corroboram com seu objetivo devem apontar para cima(objetivo), e toda atividade que não te ajuda a alcançar a sua meta deverá apontar para baixo.

Se a distribuição do seu tempo estiver com o mesmo aspecto que a imagem acima, significa que você está fazendo uma má distribuição do seu tempo/energia, neste caso, você deve mudar imediatamente as suas atividades, eliminando aquelas que não contribuem em nada com seu sonho e realocando o tempo das mesmas para os estudos.
A seta final aprontando para seu objetivo sempre deve ser maior que a que aponta no sentido oposto. O que existe no sentido oposto? FRACASSO!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.12
JST 0.028
BTC 64060.29
ETH 3471.63
USDT 1.00
SBD 2.52