[BLOG] Empoderamento humano através da descentralização da economia

in #portuguese7 years ago (edited)

         Empoderamento humano através da descentralização da economia 


Hoje mesmo eu estava assistindo uma aula de Processo Civil na faculdade e a professora citou uma frase de um autor cujo teor dizia que o ser humano criou o Estado de forma voluntária para proteger seus interesses, e que passaram a fornecer ao Estado uma parte de suas riquezas para que ele tutelasse os interesses da sociedade.

Segundo a professora, o Estado não é uma estrutura coercitiva, não é uma instituição que sobrepuja a liberdade através da violência, mas sim uma entidade benevolente que esta acima dos indivíduos e que usa mecanismos supostamente criados pela própria sociedade para regula-la, tudo de forma democrática e eficiente.

Essa aula fez-me lembrar do semestre anterior, onde o professor de economia tinha uma espécie de fetiche por políticas econômicas, fiscais e monetárias, como se ele atribuísse aspectos divinos ao Estado gerente, que sabia exatamente o que fazer nos casos de crise e recessão.

Acreditem se quiser, o professor dizia para nós, alunos ingênuos, que em casos em que a economia sinaliza uma deflação, o papel do governo é imprimir muito dinheiro, porque a inflação é algo saudável, o consumo deveria ser estimulado, e que se as pessoas começassem a poupar, o maravilhoso governo deveria adotar medidas que destruíssem as poupanças (sim, ele usou o termo "destruir").  Se você mora no Brasil, vai notar que o consumo foi estimulado e dinheiro foi impresso, e o resultado é o que vemos hoje, desemprego, aumento de impostos e preços de forma generalizada.

Agora mesmo, enquanto eu escrevo para vocês, a professora esta falando, nestas exatas palavras: "A sociedade criou o Estado para que ele regulasse a própria sociedade. As pessoas transferiram sua liberdade e suas responsabilidades para o Estado de forma voluntária". Eu sei, é triste. Ouvindo essas coisas nós podemos concluir sem nenhum esforço que até mesmo num lugar onde o conhecimento deve ser libertador, como uma universidade, o que acontece mesmo é que a educação esta nos aprisionando.

E esse é o propósito desse texto de hoje, decidi usar a tag [BLOG] novamente, para comentar esses casos. Pois vejam bem, aqui nós lamentamos que mesmo os mais estudados não conseguem ver soluções fora da caixinha. Eu respeito tremendamente meus professores, mas fico triste que eles não consigam ver e analisar a sociedade de outra forma se não jogando todas as soluções de conflitos nas mãos de uma entidade artificial e violenta chamada Estado.

Falando em termos de Brasil, nós aqui esquecemos de colocar o indivíduo no centro das análíses, estamos acostumados a tratar sempre com o "coletivo", dizendo palavras como "bem comum", "coletividade", esquecendo que o que forma a coletividade é a união de indivíduos todos diferentes entre si.

Se considerássemos outras soluções, e aqui não estou falando de uma sociedade anárquica propriamente dita, poderíamos trazer um "empoderamento humano", onde as responsabilidades voltariam para as mãos das pessoas, como acontece com as moedas digitais. Percebam que eu não estou dizendo que devamos abolir o Estado (embora eu adoraria que isso fosse realizável), eu estou dizendo que devemos repensar a forma como permitimos que o governo atue, e em que áreas ele age.


Eu tenho um punhado de SBDs aqui, ninguém pode tira-los de mim, regula-los, taxa-los ou mesmo recupera-los caso eu os perca. Eu os pego e uso para montar uma pequena plantação de tomates no meu quintal e meu vizinho usa as moedas dele para comprar umas cinco vacas leiteiras, gerando a seguinte situação:

Quando meus tomates crescem, eu vou até a casa do meu vizinho e digo: "Opa, bom dia, tudo bem? Eu plantei alguns tomates aqui, vejo que você ordenhou alguns litros de leite hoje, gostaria de trocar um litro de leite por um quilo de tomates?" Meu vizinho então responde: "Bom dia, gostaria sim, inclusive, estou fornecendo um litro de leite diariamente por 5 SteemDollars".

Nesse momento, haverá outro vizinho que irá fornecer capim para as vacas, outro que irá plantar alface, outro irá construir ferramentas para todos nós, e assim nós decentralizamos e fortalecemos a economia, de uma maneira informal e saudável, nos previnindo inclusives de muitas crises econômicas. Isso é empoderamento humano, é a real democracia, onde a coletividade (leia-se sociedade) reconhece suas unidades formadoras, que são os indivíduos, mantedores e detentores do poder, sem permitir complôs de grandes detentores de capital (isso soa marxista, eu sei, mas não é a intenção, embora ele tenha razão em muitas coisas, como percebe-se no Brasil).

Para os leitores brasileiros, vamos terminar relembrando a Operação Carne Fraca, com o papelão na linguiça e a carne podre sendo vendida para os nossos churrascos de domingo. Vamos relembrar também o leite com formol sendo vendido para nossas crianças, e por fim vamos lembrar que foram grandes e centralizadas corporações, todas cometendo esses crimes bem debaixo da confiável fiscalizaçao do benevolente Estado.

E então, o que é melhor, comprar o leite produzido por uma família honesta em sua chácara ou confiar na corporação que faz doações milionárias para campanhas políticas?


                    Esse foi o blog de hoje, não esqueça do bom e velho upvote! :D

Sort:  

Bem legal, eu acredito que todo mundo que tem a possibilidade de cultivar o seu proprio alimento e fazer trocas com a comunidade deveria faze-lô. Não só alimentos, mas tudo que consumimos, na medida do possivel.

Essa a ideia, não só tornaria o comércio e a economia mais saudáveis, como também as pessoas, ja que teríamos a disposição alimentos mais frescos, produzidos com adubos que não contém, em sua maior parte, apenas Nitrogênio sem a presença de outros minerais e teríamos, especialmente, mais alimentos sem agrotóxicos!

Tenho lido sobre iniciativas blockchain na segurança e logística de alimentos, acredito que no Brasil, por ter liderança na área, tb pode ter gente pensando nisso tb. Valeu!!!

Com certeza aqui temos muito potencial para inovações na área agrícola, especialmente no transporte, hoje feito por rodoviárias, totalmente ineficiente e promovedor de desperdício!

muito legal esse post, abcs e boa sorte

Valeu, amigo!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 63964.61
ETH 3433.73
USDT 1.00
SBD 2.55