[Portuguese Version] Dark Matter | A minha primeira experiência na área da projeção holográficasteemCreated with Sketch.

in #portuguese7 years ago

DQmZsytVW2sZJsfMuMgHc2X9tYLUmEJnwcD61Vvcc42cbm6_1680x8400.png

Com o avanço da técnologia, o digital e o real estão cada vez mais próximos. O presente post visa evidenciar este facto através da demonstração de um dos projetos em que estive envolvido.


You can find the english version of this post here.


Uma pequena introdução

Sempre fui um entusiasta no ramo da tecnologia, por isso, sempre tive um certo interesse em filmes como Marvel's Iron Man (2008), onde a tecnologia chegou ao ponto em que a realidade é misturada com o digital. Para ser franco, já possuo este interesse desde os dias do filme Minority Report (2002), devido às interfaces gestuais utilizadas.

Este foi o meu último ano na faculdade (2016/2017), por isso tive que optar por uma área no domínio da multimédia para realizar o meu projeto final de curso. Para quem não sabe, trabalhamos com fotografia, vídeo, som, construção de websites, instalações interativas, animação, motion graphics, jogos, realidade virtual, realidade aumentada, design... Acho que dá para perceber a ideia. Escolher um tema foi uma verdadeira luta, a sério! No entanto, queria construir algo que tivesse potencial para ser útil no futuro. Inicialmente, pensei em desenvolver uma aplicação com recurso à realidade aumentada, já que já tinha feito alguns projetos com esta tecnologia. Mas, pouco depois, encontrei o conceito de projeção holográfica, o que me fascinou devido ao seu enorme potencial como objeto de projeção. Desde então, tenho trabalhado em projetos baseados nesta técnica durante o ano todo, juntamente com uma colega.

Dark Matter

Dark Matter foi minha primeira experiência no campo das projeções holográficas. Este projeto nasceu de um projeto intercalar enquanto estudava Max / MSP, uma linguagem de programação visual para artistas. Neste âmbito, foi proposta a criação de um sistema que pudesse controlar amostras de vídeo e áudio em tempo real, usando smartphones como interfaces de utilizador. Para além disso, um dos requisitos foi a utilização do protocolo Open Sound Control (OSC) para compartilhar informações entre smartphones e computadores via wifi. Esta foi a oportunidade perfeita para validar este conceito, e este foi o resultado.

Banda sonora: Professor Kliq – Satellite

Que bruxaria é esta?


Dark Matter é baseada na ilusão criada através da técnica Pepper’s Ghost, que foi popularizada em 1862 por John Henry Pepper. E sim! Todos esses "hologramas" que vocês vêem nos concertos são baseados nesta técnica (exemplos: Gorillaz, Tupac Shakur). Hoje em dia, este método também é utilizado como ferramenta de publicidade para atrair novos clientes devido ao seu efeito curioso. Neste contexto, considero a Holus e a Realfiction como ótimas referências na área, com diferentes posições no mercado.

O conceito do projeto


No presente projeto é focada a relação entre o "vazio" e a "matéria". Desta maneira, queríamos oferecer aos utilizadores a sensação de estar no espaço, daí o nome Dark Matter. Este conceito foi escolhido para justificar a ausência de luz na sala (por razões técnicas) para que o utilizador pudesse ter uma experiência holográfica nas melhores condições possíveis.

Características

Aplicação responsável pelo áudio

Nesta aplicação os utilizadores podem:

  • Misturar diferentes amostras de som em tempo real;
  • Alterar o volume e o timbre te uma determinada amostra;
  • Ativar/Desativar o modo loop num determinado intervalo de tempo de uma amostra;

Nota: É evidente a falta destas características no vídeo visto que na altura não tínhamos nenhum microfone dedicado para o efeito. Para além disso, reparamos que o som da câmara não estava bom o suficiente…

Aplicação responsável pela componente visual

Nesta aplicação os utilizadores podem:

  • Alterar os gráficos;
  • Alterar manualmente a rotação, posição e escalamento dos gráficos;
  • Ativar/Desativar o escalamento dinâmico, reativo com a amplitude do som ativado na aplicação anteriormente descrita.

Obrigado por lerem!


Eu queria mesmo partilhar este projeto com todos vocês visto que é um tema de grande interesse para mim. Já que este é o meu primeiro post sobre o assunto, não quis abordar questões técnicas, devido à sua complexidade. Mas, se quiserem, não me importo em partilhar com vocês todo o conhecimento que obtive ao longo deste ano relativo a este tema. Caso contrário, podem esperar mais conteúdo sobre tecnologia, ciência, psicologia e sobre a vida. Digam coisas!

Espero que tenham gostado do projeto!

Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!


Nota: todos os conteúdos neste post são originais.


Até breve,
Shaden

Sort:  

Oi, @shaden, eu não entendo muito do seu ramo de estudos, enfim, sou das letras e humanidades. Contudo, ao ler publicações diferentes, rapaz, eu fico só pensando nas histórias que eu posso criar com tanta coisa nova.

Eu já estou sonhando com alguma coisa aqui só por ter lido sua publicação.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e, principalmente, pelas inpirações que você ofereceu e poderá oferecer no futuro! Abraços, paz e bem! =)

É bom saber que esta publicação inspirou alguém. Fico muito feliz!

Muito provavelmente irei falar mais sobre esta tecnologia no futuro, visto que mesmo para mim continua a ser um assunto fascinante.

Muito obrigado pelo apoio @manandezo, grande abraço!

Por nada, ficarei de olho nas futuras publicações! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 68029.30
ETH 3272.63
USDT 1.00
SBD 2.64