Relacionamento Aberto: Uma Expressão Sincera de Amor

in #portuguese7 years ago (edited)


Pixabay

Eu nunca namorei sério na minha vida. Sempre que me envolvo com uma pessoa, tenho logo um pensamento na minha cabeça que diz: "E se você sair com suas amigas e conhecer uma pesoa super interessante? E se você sentir uma atração eletrizante por ele? Vai deixá-lo ir porque você está comprometida seriamente com alguém e precisa ser fiel?

E não me refiro a sexo. Às vezes, na vida, conhecemos pessoas com o qual sentimos uma sintonia quase que imediata. É como se você e a pessoa fossem feitos dos mesmos componentes, ou como se vibrassem exatamente na mesma frequência. Isso não acontece sempre, mas quando acontece, eu quero me encontrar disponível para qualquer possibilidade. E eu quero que a pessoa com o qual eu venha a me envolver também tenha a liberdade de ter as mesmas possibilidades. Todo mundo merece a liberdade de fazer aquilo que deseja, em qualquer momento da vida.

Talvez seja por isso que eu nunca acreditei na monogamia. Pelo menos não da forma como a sociedade a impõe. É difícil para mim entender que na sua vida você está limitado a amar apenas uma pessoa. Pra mim, o amor é muito maior do que isso. É um sentimento maravilhoso, fascinante e misterioso. Como podemos supor que temos o controle para restringi-lo?

Não estou tentando invalidar os relacionamentos monogâmicos. É lindo quando duas pessoas se encontram e decidem passar o resto de suas vidas juntas. Mas eu não acredito que isso seja para todos. E eu não acredito que restringir-se a outras possibilidades seja uma evidência real de que você ama a pessoa com quem você está casado, ou namorando (especialmente apenas namorando).

É por isso que apoio relacionamentos abertos. Estar envolvido(a) em um relacionamento assim, não significa que você não ama a pessoa o suficiente, como muitas pessoas podem pensar. Mas mostra que você ama e confia nela o suficiente para dar-lhe a liberdade de ter outras experiências com outras pessoas que possam aparecer em sua vida. Abaixo, trago algumas considerações sobre relacionamento aberto, essenciais para se entender esse tipo de relacionamento, muitas vezes mal-compreendido.

Relacionamento Aberto


Pixabay

Um relacionamento aberto requer honestidade, confiança, maturidade, e, o mais importante, controle emocional - afinal, você estará disposto a saber de outros relacionamentos paralelos de seu companheiro(a). Desnecessário dizer que não é simples de ser mantido, não é? E assim como a monogamia, não é para todos.

Também é importante lembrar que nesse tipo de relacionamento você ainda tem um compromisso com alguém, então a primeira regra em um verdadeiro relacionamento aberto é o respeito. Não é como se você estivesse em um relacionamento durante o dia e solteiro(a) à noite. Segura a onda! Além disso, a confiança é um ponto crucial, pois o relacionamento é testado em todos os momentos. Consequentemente, é mais provável que você e seu parceiro sejam mais honestos um com o outro do que se estivessem em um relacionamento tradicional.

Não é Pretexto Para Dormir Com Alguém

Para a maioria das pessoas, o relacionamento aberto é apenas sinal verde para poder dormir com outras pessoas quando uma das partes assim desejar. Por mais que esse seja sim um dos fatores-chave, está longe de ser o único em um relacionamento aberto. Ele também alivia a pressão e o peso de um relacionamento monogâmico. Às vezes, o sentimento de poder fazer aquilo que você quer sem culpa, é toda a liberdade que você precisa naquele momento.

Também não se trata apenas de sexo quando você pensa que o sexo não é a única maneira de trair alguém. Para alguns casais, sair para jantar e conversar com outra pessoa, fazer um trilha com alguém do sexo oposto, poderiam ser consideradas como traição. Num relacionamento aberto, essas possibilidade estão abertas, sem causar nenhum mal estar.

As regras Precisam Estar Esclarecidas

Como em qualquer relação, o mais importante é o diálogo. É fundamental que o casal estabeleça quais são as regras. Todos os relacionamentos são diferentes, e isso inclui relacionamentos abertos. Algumas pessoas gostam de falar sobre a pessoa com quem elas se envolveram, outros casais preferem a política de nunca mencionar os outros relacionamentos, por exemplo.

O mais importante é que o relacionamento aberto permita que você esclareça melhor as suas necessidades e também ajuda você a entender as necessidades do seu companheiro. Algumas pessoas acreditam que isso pode prejudicar o relacionamento, mas, na minha opinião, um relacionamento aberto pode tornar ainda mais fortes os laços de confiança, respeito, amizade e amor.

Não estou, através desse texto, tentando convencer as pessoas a partirem pra esse tipo de relacionamento. Como eu disse, não acredito que ele seja a melhor opção ou fórmula para todos, assim como a monogamia também não é. Mas acho que ele merece ser melhor considerado. Se você acredita que pode funcionar pra você, vá em frente! Nunca tenha medo ou julge outras possibilidades de encarar um relacionamento! As vezes faz bem encarar as coisas por outras perspectivas e de outras formas.


Upvote | Resteem |E compartilhe o que você acha sobre isso!

English speaking reader? See the English version of this post here

Sort:  

Um post muito denso, polêmico e profundo, de grande qualidade e sentimento. A minha opinião é que no mundo real em que vivemos um relacionamento aberto é muito difícil de ser sustentado. Pois, apesar das "regras" impostas, não haverá compromisso de ambas as partes de cumpri-las . A teoria é ótima, a prática é complicada pois as tentações surgirão e poucos levarão a sério as tais regras. Em especial nesse mundo pós moderno que vivemos hoje onde a sexualidade é algo ato tão comum como ir a padaria todos os dias pela manhã. É dificil, mas enfim, é algo muito polêmico :) Parabéns pelo post querida @ariane.

Obrigada @jsantana! Bom, eu parto do príncipio de que se duas pessoas decidem partir para um relacionamento de qualquer espécie, é porque se amam e se respeitam. Se a pessoa não conseguir manter um compromisso num relacionamento que já permite maior liberdade, acredito que num relacionamento tradicional ela também terá problemas, mais cedo ou mais tarde. Eu sinto que hoje também, muitas pessoas entram em relacionamentos apenas para não estarem sozinhas. Apenas para ter alguém. Não permitem que as coisas aconteçam no seu próprio fluxo e que a admiração, carinho, amor e cumplicidade surjam naturamente. Elas forçam tudo isso. Com um mês já dizem eu te amo. Romantizam um relacionamento artificial sem base. Nesses casos, é claro que um relacionamento aberto não vai dar certo. Mas quando há cumplicidade, carinho e respeito genuíno entre as partes, pode dar certo sim. ;) Mas concordo contigo, é um tema polêmico mesmo! haha

Olá, @ariane
Teu post foi un dos mais votados de onte no Steemit, polo que foches mencionado no post Os 10 Posts mais votados do Steemit en Portugues. 1 de Agosto 2017.

Obrigadas polas túas aportacións.

Son benvidas suxerencias e comentarios que nos axuden a mellorar a serie TOP 10.

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 65139.82
ETH 3206.69
USDT 1.00
SBD 4.16