Dezembro e o Natal, o tempo da introspeção e das preçes (parte 2)- # in: O mapa de autoestradasteemCreated with Sketch.

in #portugal5 years ago (edited)

Na continuação da minha crónica falo da majestosa Igreja de são Domingos localizada na baixa de Lisboa, que desde sempre me arrebatou. Veja porquê, no video abaixo....


Fhoto source: > https://toponimialisboa.files.wordpress.com/

~

A igreja de São Domingos é um dos meus lugares mágicos. Aqui, a devastação, a grandiosidade e a resiliência arquitectónica, combinam com uma serenidade espartana que convida e acolhe o misticismo pagão de todo o céptico honestamente disponível para se deixar deslumbrar perante o desconhecido e intangível.
Sinto-me submergir numa egrégora coalescente, ressonância de veladas preçes a bruxulear em pequenas velas avermelhadas, dispostas em longas fileiras de intenções.
Trago um peso insustentável no coração e um nó agrilhoado na garganta, a clamarem por alívio, uma saída qualquer que aplaque esta agonia entranhada nos dias de horas excessivamente longas e noites insones.
Há algo hipnótico neste ambiente dourado e opalescente, simultaneamente fresco e feito a pedaços de alma, que me conduz a um estado alterado de consciência.
Sento-me num banco que range das dores alheias e deslizo para outra dimensão de mim, onde converso com a matriz essencial do universo, que pulsa na batida do meu coração, assenta empoeirada na laje sulcada do devir centenário dos passos lentos e venerantes e repousa no negrume das paredes outrora ardidas…
Irreverente dos rituais da liturgia, rendo-me a uma espécie de sintonização com qualquer coisa de essência sublime, e eis que neste mudo transe de conexão se me desenha nos lábios uma íntima oração que não mais se repetirá.
(continua)

  • Conheça mais sobre esta jóia arquitectónica neste video:


Fonte: https://www.youtube.

  • this post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.


Signature-Isabel (1).gif
Gif signature designed by @aleister

«» Conheça o Steemitportugal

steemitrportugal logo.png


participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Sort:  

Acho muito bonita a arte das Igrejas, quando discorreu realmente me identifiquei em algumas que visitei pelo Brasil. No Brasil o barroco é muito presente, e traz uma característica muito tocante e bela. A espiritualidade e religiosidade também são muito importantes em nossa saúde, pelo que trouxe, não precisa nem explicar muito porque... :)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigada @matheus, por ler e comentar.
Realmente a espiritualidade é muito importante para o nosso equilíbrio emocional. E nesta época de Natal, em especial, ainda é mais de evocar...

Desejo umas festas maravilhosas, com muita luz e amor. ;D

Não vi o vídeo porque estou na rua mas gostei do texto. 😊

Obrigado pela partilha, Isabel!

Obrigada eu pela leitura. Passei o vídeo para o final, parece-me fazer mais sentido.

Este post recebeu 15.22% de upvote da conta @steemitportugal!
Obrigado por fazeres parte da comunidade @steemitportugal .


Telegram_PT2.jpg

Olha, também gosto muito das arquiteturas das igrejas, preciso voltar a fazer algumas fotos e postar novamente sobre algumas que passo em frente mas sempre me esqueço de fazer uma foto!

Obrigado por compartilhar!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigada eu por ler e comentar. Força nessas fotos :D

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Isabel pereira from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64605.91
ETH 3159.61
USDT 1.00
SBD 4.11