fonte - Design feito por mim
Ultimamente não se tem falado em outro assunto aqui no Brasil. Na fila do banco, na mercearia, no supermercado, na padaria. Uma pessoa senta do teu lado no metrô e no ônibus e quando puxa conversa é sobre isso. Estou falando de política.
Não tem jeito, esse é o assunto do momento no Brasil. E tem algo com certeza de muito bom nisso, pois o brasileiro está acordando para a possibilidade de uma sociedade melhor, com mais liberdade, cooperação e transparência.
Todos os dias quando vou à padaria, o senhor Moreira que é ao mesmo tempo o padeiro e o atendente da padaria há vários anos (eu o conheço desde que eu era criança), sempre conversa comigo sobre política. E os assuntos são vários.
Por exemplo:
"Rapaz, você viu o que Lula falou no depoimento dele ao juiz Sergio Moro? Aquilo é um ladrão!"
"Esse Bolsonaro pode ser doido, mas de repente é de um presidente assim que o Brasil precisa."
"É muita safadeza desses "cabra" (cabra aqui no nordeste do Brasil é uma expressão que que é relacionado ao homem) da política".
"O Brasil está numa imoralidade tremenda. É muita violência, é muito político ladrão!".
E o atendimento (ou conversa) é tão boa que vai além do somente pedir o pão, o queijo e o leite, pois há senso critico, há discussão, há dialogo, há conhecimento, há aprendizado.
Se tem uma coisa boa que essa crise econômica trouxe ao Brasil é que o brasileiro não sairá dela mais o mesmo. Com certeza a eleição presidencial do ano de 2018 não será igual às anteriores. O brasileiro está mais critico, está descrente com os políticos e a política, ele quer uma sociedade livre, ele quer transparência, ele quer dignidade.
Aí dos políticos que ainda acham que se tem votos com uma campanha 100% pautada no marketing barato, na compra de votos ou na troca de favores. Hoje o brasileiro diz:
"Aqui não!"
If you do not understand anything of what was written in this post, it was written in Portuguese. Consider using Google Translate to help with translation.
All "upvote me", spam and copy past comments in my posts will be flagged!
Obrigado por ter lido o meu post!
Thanks for Reading My Post!
O brasileiro está mais politizado e se dando conta de como a política é importante para o país e afeta as nossas vidas. Porém temo que as pessoas estejam agindo não com a razão e a ponderação, mas com a pura emoção e instinto, como se fossem torcidas de futebol. E isso sim, é péssimo.
Sim, sim, mas como os casos de corrupção estão em todos os partidos políticos acredito que uma revolta com a classe política é crescente e isso ao meu ver é ótimo.
Também acredito que o Brasil amadureceu, de uns anos pra cá.
Na verdade, o brasileiro gosta de política. O problema é que na hora da eleição cada um só pensa em si. Existe possibilidade de mudança, mas é preciso mais senso de comunidade ;)
Pois é cara, o problema é na urna.
O mesmo se passa aqui em Portugal... Politica e mais politica... só sabem falar, fazer está quieto! ahaha
:) Falar de política é bom, pois afina o senso critico e amplia a visão de sociedade. Só não gosto de discussões partidárias.
Visão interessante, pena que a mídia ainda determina muito sobre isso, e poucas vezes de forma boa.
Exatamente. Mas a mídia é parcial, a imprensa é parcial. Irei escrever sobre isso em um próximo post. Valeu amigo!
Boa, ouvi em uma palestra que o brasileiro acordou para a política logo após as manifestações de 2013, que ali foi uma espécie de divisor de águas. É ali que eles entenderam que havia direita e esquerda e começaram a se questionar em o que acreditavam, pois foi uma bagunça (uma importantíssima bagunça). E acabou virando um tema popular, bem mais intensamente que no passado: quando dizia que futebol, religião e política não se discute.
Mas agora, ou logo que possível, é hora de passar para o próximo nível, o nível de critica e aprofundamento, compreender a politica e todo seu universo, inclusive eu, que ainda arranho a superfície sem compreender completamente o sistema no qual estamos inseridos.
Aprender é sempre bom e aprender sobre qual o nosso lugar na sociedade mais ainda amigo. Valeu!