O Fotógrafo de Rua É Quase Um Detetive (Português)

in #photography7 years ago

DSC00065.JPG


Mais um dia de trabalho no Rio Capibaribe


Passar sem ninguém ver, fotografar sem ser percebido, discrição, rapidez, criatividade, ousadia, paciência e precisão. Essas sejam talvez as principais características que fazem um fotografo de rua. Características que adquiri com o meu tempo e atuação trabalhando nas ruas. Uma atuação que mais parece a de um detetive em missão atrás de algum suspeito, de"indícios de crime", mas que na verdade o que estamos caçando são "almas", momentos únicos que nunca serão repetidos.

DSC00267.JPG


Tráfego intenso - O trânsito


Isso tudo para alguém que não é fotógrafo pode parecer uma loucura, mas o fotógrafo, em especial o fotografo de rua, deve ser discreto em sua atuação ao fotografar. As pessoas em especial hoje em dia com a adesão em massa da internet, redes sociais e etc., se sentem mais intimidadas quando vêem uma câmera em sua frente, não se sentem à vontade, se sentem invadidas, como se aquela câmera fosse roubar a sua identidade ou algo do tipo. É quase uma agressão e o fotógrafo de rua deve ter essa sensibilidade de saber quando deve ou não fotografar. A câmera é uma arma. O "abaixar a câmera" às vezes é necessário.

DSC00275.JPG


Da janela do ônibus


Já escutei relatos de fotógrafos muito experientes sobre como eles fotografavam e ainda fotografam hoje em dia para que passem despercebidos pelo público. Li um relato interessante de um fotógrafo que atuou como fotojornalista durante a ditadura militar no Brasil (anos 60 até inicio dos anos 80) e como naquela época jornalistas e fotógrafos eram severamente perseguidos pelos militares, pois esses viam os fotógrafos e jornalistas como inimigos do regime, ele não podia sair por aí livremente fotografando as atuações de abuso de autoridade cometidas pelos militares, então o que ele fazia?

DSC00199.JPG


Todos param para ver o espetáculo na rua


Segundo ele, para que os militares não percebessem que ele era fotógrafo, eles saia para trabalhar com uma jaqueta jeans, uma camisa social por dentro, colocava a sua câmera Leica M com a alça no pescoço por dentro da camisa, deixando a lente um pouco exposta entre o fecho de um botão e outro e para apertar o botão da câmera, ele fazia como se estivesse tossindo para que não se ouvisse o barulho do "click". Assim ele pôde durante os anos sombrios da ditadura fazer relatos incríveis em fotos desse período sombrio da história do Brasil.

São lições como essas que me inspiram a cada vez mais seguir nessa profissão e não ver limites para o que eu possa fazer com uma câmera em mãos.


Obrigado por ter lido o meu post!

Thanks for Reading My Post!

jampb300.jpg


All photos are signed in ©, are my own and taken with my camera Sony Alpha ILCE 3500📷


js sign.jpg

Sort:  

Bons registos ... continue!

Obrigado amigo!

Fã nº1!

Te amo vida

😍 😘 😘 😘 😘

Parabéns, @jsantana!!
Un post excepcional.

Recoñecemento Mellor fotógrafo Detective ;-)

!

https://twitter.com/Steemit_Pt/status/897760557767557120

Steemit_Pt Steemit_Portugues tweeted @ 16 Aug 2017 - 10:02 UTC

O Fotógrafo de Rua É Quase Um Detetive (Português) — Steemit

steemit.com/photography/@j… / https://t.co/ykIzETM2uW

Disclaimer: I am just a bot trying to be helpful.

Obrigado amigo!

very good post .Thanks following you

Thanks, welcome.

Ótimas fotos, mano!

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 56400.87
ETH 2980.27
USDT 1.00
SBD 2.19