Timor-Leste, a Lenda do CrocodilosteemCreated with Sketch.

in #photography7 years ago (edited)

20140523_093122.jpg

20140308_181517.jpg

20140215_074710.jpg

Kay Rala Xanana Gusmão foi o chefe da resistência timorense, durante a ocupação indonésia. Durante o período da ocupação esteve vários anos preso na prisão de Cipinang em Jacarta.

Durante o período de cativeiro, Xanana Gusmão, escreveu este belo poema, baseado na lenda do crocodilo, que nos conta como nasceu a ilha de Timor.

Presto a minha homenagem à luta do povo timorense pela sua independência, à beleza natural das suas montanhas e do seu mar.

Por último o meu bem haja pela simpatia e acolhimento, durante a minha estadia, nesta ilha maravilhosa. Obrigadu Barak.

AVÔ CROCODILO

Diz a lenda
e eu acredito!

O sol na pontinha do mar
abriu os olhos
e espraiou os seus raios
e traçou uma rota

Do fundo do mar
um crocodilo pensou buscar o seu destino
e veio por aquele rasgo de luz

Cansado, deixou-se estirar
no tempo
e suas crostas se transformaram
em cadeias de montanhas
onde as pessoas nasceram
e onde as pessoas morreram

Avô crocodilo

-diz a lenda
e eu acredito!
é Timor

Kay Rala Xanana Gusmão
Político, poeta e pintor timorense

Fotografias @ginga
Bons sonhos

Sort:  

@ginga Belo poema , parabéns por compartilhar conosco esses belos textos.

@josferod2 uma vez mais, muito obrigada por ler os meus posts e apreciar "os nossos" grandes poetas lusófonos. Fico feliz. Tenha um dia feliz.

Spectacular images the beauty there is undeniable

Thank you very much for your words. Have a nice day.

Olá, @ginga
Parabéns de novo!!
Teu texto foi destacado no post TOP 10 posts do Steemit en Portugués do 27 de Xullo.
Obrigadas polas túas aportacións á comunidade lusófona do Steemit.
Benvidos os comentarios e suxerencias para mellorar este Top10
Sáude

Muito obrigada. Bom fim-de-semana para todos.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 60445.30
ETH 2331.01
USDT 1.00
SBD 2.52