África do Sul, Cidade do Cabo, Cabo da Boa Esperança.steemCreated with Sketch.

in #photography7 years ago

IMAG0836.jpg

IMAG0863 (2).jpg

IMAG0871.jpg

IMAG0830 (2).jpg

Hoje gostaria de transportá-los até à África do Sul, mais concretamente ao Cabo da Boa Esperança.

Trata-se de uma viagem sensorial fantástica.

Desde os primeiros anos de escola aprendemos que os portugueses deram “novos mundos ao mundo”, mas também nos ensinaram que os perigos espreitavam as nossas naus, numa zona geográfica ao qual foi dado o nome de Cabo das Tormentas, devido às fortes tempestades e ventos que assolavam a região.

Em 1488 Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas, onde se cruzam os Oceanos, Atlântico e Índico, passando a chamar-se Cabo da Boa Esperança.

Dobrado o Cabo da Boa Esperança, Portugal inicia a epopeia da descoberta do caminho marítimo para a Índia e de diferentes lugares no Oriente.

A magia do local e carga histórica associada, transmitiu-me uma sensação única, deixando de ser a visão o sentido mais importante, mas sim, a mistura dos sons e cheiros que transportaram o meu imaginário para os feitos e as agruras dos nossos antepassados.

O poema “O Mostrengo” do grande escritor português, Fernando Pessoa, personifica o medo e é o símbolo de lendas marítimas que apavoravam, quer o povo, quer os navegadores.

O MOSTRENGO

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»

«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,

«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»
E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo;
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»

Fernando Pessoa - 1888-1935
Poeta, Filósofo, Dramaturgo... - 1888-1935

IMAG0867.jpg

Fotografias @ginga
Bons sonhos e sejam felizes.

Sort:  

Lugar simplesmente sensacional! Com certeza esta na minha lista de lugares para visitar um dia! :D

Obrigada,fico contente por ter gostado do Cabo da Boa Esperança.

Material de grande qualidade! :)

Olá, viaxeira @ginga
Teu post foi un dos mais votados de onte no Steemit, polo que foches mencionada no post Os 10 Posts mais votados do Steemit en Portugues. 1 de Agosto 2017.

Obrigadas polas túas aportacións.

Son benvidas suxerencias e comentarios que nos axuden a mellorar a serie TOP 10.

Muito obrigada @gazetagaleguia e parabéns pelo trabalho desenvolvido. Abraço

Que maravilha @ginga. Ótimo relato e belas fotos, parabéns.

Obrigada @jsantana fico feliz por gostar. Abraço

Bela história! Vou guardar o poema Monstrengo, acho que pode ser útil em um eventual convívio com as baleias daqui do Steemit :-) Valeu!!

Obrigada @wagnertamanaha. Óptimo, se ajudar, fico contente. Abraço.

Muito, muito lindo! adoro a tua sensibilidade, minha querida! Upvoted and resteemed, como se diz por aí! Beijos mil!

Oh minha querida, muito obrigada. Parece que estou a descobrir em mim essa sensibilidade de que falas....eheheheh. Beijinho grande.

Linda querida <3 <3 <3 Beijos enormes!

É bom poder atribuir imagens às histórias que nos contaram quando estivemos a estudar a história de Portugal.

Gostei particularmente da referência do poema "O Mostrengo", de um dos grandes mestres da poesia portuguesa e, muito provavelmente, o meu poeta preferido.

Continue o ótimo trabalho!

Até breve,
Shaden

@shaden muito obrigada pelas suas palavras de incentivo. Abraço.

Oh my goodness that place is beautiful!!!!🙃🌻😊

Thank you @cecirod1218. Is a lovely place with a "soul". I'm glad you liked.

😊😊🙃🌻🌻

Congratulations @ginga! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of posts published

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 58248.35
ETH 3136.18
USDT 1.00
SBD 2.36