You are viewing a single comment's thread from:

RE: Parte 2 - A Breve História do Existencialismo: V - Existencialistas Humanistas - Rollo May

in #philosophy6 years ago (edited)

Muito bom. Esses autores tenho pouco contato, no entanto é sempre bom poder ver outras perspectivas, que em fundamentos, me passam a impressão que todas se encontram. Esses dias, estava pensando e até trouxe um pouco aqui, como a ansiedade passou a ser cada vez menos suportada, quase sinônimo do patológico. Um ciclo vicioso de diferentes fatores, reforçados pelo positivismo do saber médico, e distanciamento do entendimento da alma humana. Faz parte do meu dia a dia, solicitações de medicações que irão dar conta dos problemas da vida, e é muito difícil estar nessa posição de explicar que não existe essa medicação, já que muitos colegas prescrevem algo para evitar esse desconforto.

Interessante essa diferenciação do amor por Rollo May. Me parece que o mesmo seguiu a segunda tópica da teoria freudiana. A que ficou mais conhecida e trabalhada por muitos especialistas. Acredito que Freud serviu e serve de referência de aprendizado para qualquer pessoa até hoje, me é prazeroso lê-lo. É muito bonito quando o mesmo traz o amor de Eros, e a dificuldade das pessoas entenderem isso. A recusa talvez do próprio amor. Ou mesmo experiência vivencial na própria pulsão de morte, como vivemos hoje no Brasil, dificulte ver além. Sem ver além, não há esperança, não há futuro, só resta apatia, sofrimento.

E caímos nos fundamentos do poder da palavra, de encontrar significados para a angústia e ansiedade. De encontrar alguém disposto ao diálogo, ao lugar da fala, da compreensão. Sem cair no viés da desresponsabilização de cada um pela própria vida, suas funções e atos. Como você disse, serve a todos nós, principalmente aqui em uma rede social, muito bom. Obrigado pela texto e reflexão. Deixarei a frase que você trouxe que resume isso tudo.

"A comunicação leva à comunidade, isto é, à compreensão, intimidade e valorização mútua." - Rollo May

Sort:  

Mais um vez é um prazer ler comentários enriquecedores.
Só hoje vi que não tinha feito post da minha resposta a este comentário, mas aqui vai.
Pelo que vi a maioria das pessoas medicadas perdem a capacidade de olhar para dentro e são separadas da solução dos seus problemas, e mais tarde tem de ser tratadas para abandonar os medicamentos prescritos
Um amigo meu pagou cinco anos de psiquaitra para receitar Ritalina para o filho e agora vai pagar 5 anos mais para ele desentoxicar.
A compreensão de nos pormos no lugar do outro é muito difícil hoje, mas a grande solução foi-nos dada pela anti-psiquiatria.

Há cerca de 225.000 crianças a serem medicadas com Ritalina em Portugal, numa população de 10 milhões de pessoas????..Loucura!!!
A manipulação dos laboratórios aqui é perfeita, pois até os psicológos hoje querem as crianças a Ritalina.
No meu próximo post sobre o pós-estruturalismo e irei abordar a linguagem e suas relações com a ordem do simbólico, como a ligação entre os homens, que os influencia mutuamente e transformam a Realidade, e ao mesmo tempo esta influencia a palavra.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67044.89
ETH 3251.74
USDT 1.00
SBD 2.64