OBA 2018: já temos as resoluções oficiais das provas

in #oba6 years ago (edited)


Apliquei a prova da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para meus alunos do ensino médio do colégio Anglo São João, São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Brasil, onde sou professor e coordenador pedagógico. 

Como prometi no post anterior, aqui vão algumas imagens dos meus alunos "ralando" nesta que é a maior olimpíada estudantil brasileira. Note que, enquanto os alunos trabalham pesado, o professor aproveita o tempo de 4 h de prova para ler. E a leitura, não por acaso, está bem no tema da prova. 


A organização da OBA, sempre exemplar, divulgou hoje as resoluções comentadas das provas 2018 dos 4 níveis que atendem aos estudantes desde o ensino fundamental até o médio. Ficou curioso? Confira as provas aqui, em PDF.

 Todos os professores voluntários envolvidos nesta olimpíada, de todos os cantos do país e dentre os quais me incluo, têm agora a tarefa de corrigir as dez questões da prova dos seus respectivos alunos e lançar as notas num grande banco de dados para que sejam computadas e então definidas as faixas de medalhas de ouro, prata e bronze. E os cerca de mil alunos do ensino médio do Brasil com melhor desempenho nesta edição da olimpíada serão convidados para um treinamento à distância e novas provas seletivas que vão definir o seleto grupo de estudantes que defenderão o Brasil nas olimpíadas internacionais de Astronomia e Astrofísica de 2019. 

Boa sorte a todos os participantes da OBA 2018! Bom trabalho aos professores voluntários na correção das provas. E parabéns aos organizadores do evento pelos 21 anos consecutivos de olimpíada! Que venham muitos outros pela frente.  A educação brasileira, tão carente de boas iniciativas, agradece!  


Sort:  

Eu sou apaixonado por Astronomia. Na escola tive um curso muito legal, e, na época, eu tirava muitas fotos do céu.


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil


Sensacional!
Meu primeiro post por aqui foi sobre Astrofotografia com telescópio, área na qual estou iniciando há uns meses e me divertindo bastante apesar dos "tropeços e tombos" naturais nesta delicada arte.
Em breve posto mais dos meus resultados em astrofotografia lunar e planetária.
Abraço. E física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63183.53
ETH 2643.93
USDT 1.00
SBD 2.78