A atividade mais importante para quem quer viver de escrever! (ou de outra forma de conteúdo)steemCreated with Sketch.

typewriter-801921_1280.jpg

Nas última semanas muita coisa tem acontecido muita coisa! Com a Prospera, assistindo o Abundante, o Jogo da Potência, e querendo assistir o DNA Sistêmico, que nem consegui ainda! Isso sem contar as atividades das iniciativas próprias do Nova Economia e Steemit Brasil, e das interações nas de outros nós como Nóia, You|Report e Pensamento Visual.

Também comecei a trabalhar na ideia de abrir um canal para contribuição para o trabalho, para que ao invés da troca, se baseie na distribuição (escreverei mais sobre isso): https://unlock.fund/pt-BR/lucasoportella

Resumindo, o fato é que tem rolado muita coisa e isso pode ter contribuído para meu afastamento de escrever nos últimos dias.

Porém, percebo que esse não foi o grande componente para isso, pois o que eu percebi como razão principal para não ter escrito nada nos últimos dias foi: Pensar demais!

"Como assim, pensar demais!?? "

Nesse tempo todo, fiquei lendo e pesquisando várias coisas para entender mais a fundo e entender quais eram as melhores formas de conseguir retorno financeiro; Quais eram as melhores estrategias de fortalecer a comunidade brasileira no Steemit; Quais eram os tipos de textos que poderia escrever com facilidade.. Quais, quais, quais…

E com tudo isso, acabei não conseguindo fazer o principal… escrever!!!

Achei, portanto, que tinha um aprendizado valioso nisso, que valia ser compartilhado!

As estratégias são importantes, mas são secundárias, vão mudar de acordo com o caminhar, de acordo com que o “fazer” for sendo realizado. Não há porque ficar parado pensando nas mil e umas possibilidades, é preciso ir fazendo e aprendendo!

Assim, se ensina, por exemplo, na sistematização do Lean Startup e do Design Thinking, do Scrum, e tantas outras metodologias, como Sociocracia 3.0, Dragon Dreaming.

Cada uma da sua maneira explica um fluxo para ser seguido, e apesar de cada um tem sua linguagem, basicamente seria algo do tipo: Imaginar, planejar, fazer e avaliar, e depois fazer de novo e de novo, seguindo um ciclo de melhoramento contínuo. Quanto mais ciclos, mais informação, e mais aperfeiçoamento dentro de um contexto (mudando o contexto, as coisas mudam, mas se os ciclos estiverem sendo feito rapidamente, podemos alterar o curso das coisas).

Então, fica evidente que não podemos tirar uma engrenagem dessa roda, se não a máquina para. E o "fazer" é o motor dessa máquina.

Trazendo isso para o mundo da escrita ou de compartilhar qualquer outro tipo de conteúdo, a verdade que o importante é continuar produzindo o conteúdo que deseja, falando sobre os assuntos que gosta, vendo o que dentro da gama de assuntos que te interessam outras pessoas também se interessam, e ai ir avaliando sobre o que quer escrever, mas sem parar de escrever!

Não há porque ter a melhor estratégia! Ou só compartilhar com outros quando tiver descoberto a melhor forma possível de se fazer isso e aquilo. Acredito que o mundo já cansou (ou pelo menos eu cansei) dos “gurus” que dizem ter a fórmula infalível aplicável a qualquer ser humano na terra para fazer tal coisa.

Isso se aplica também a viver da criação de conteúdo ou da escrita. Não existe “a” forma! Existe cada um encontrar a sua forma! E isso só se faz de uma maneira: “fazendo” (rs).

Você não precisa ser um campeão, ou super bem sucedido no assunto que quer explorar, e esperar isso acontecer para poder abrir suas reflexões e experiências. Não! Pelo contrário, eu acredito que muitas pessoas vão se identificar com as suas dificuldades, vão poder inclusive dar palpite sobre os desafios que você enfrenta, vão ver que não estão sozinhas nas batalhas existentes nessa ou naquela área! E por aí vai!

Já publiquei por aqui um texto do Nimses, de que as redes sociais acabam trazendo uma realidade de que tudo está bem o tempo todo, deixando as pessoas ainda mais deprimidas nos momentos que não estão, e não precisa ser assim, a vida de ninguém é perfeita como se mostra no Instagram e Facebook, e não precisamos fingir que é.

Concluindo, então, a verdade é que a principal atividade para viver de escrever é, obviamente, escrever! O mesmo para outros conteúdos… o negócio é não parar de criar e compartilhar. Pode parecer idiota, mas não é, tem muitas vezes que a gente esquece!

“Ah, mas estou não estou conseguindo achar algo para escrever, não me veio nenhuma ideia” - Escreve sobre isso!! Como tem sido difícil esses momentos, quais as alternativas já foram tentadas… Pesquisa sobre o assunto e vê o que outras pessoas falam sobre isso… Tenta encontrar a razão dessa dificuldade e publica um texto explicando. Se resolver, conta para todo mundo como conseguiu mudar isso!

Sei lá! Não estou querendo dizer o que você deve fazer ou deixar de fazer, só queria alertar que você não precisa de outra vida ou fazer outras coisas além da que a que você já está fazendo ou vivendo para poder dividir com os outros, se for o que você realmente quer.

Então segue em frente, sem pensar demais, sem se bloquear por não saber a estratégia perfeita, só vai!
Como alguns podem perceber, esse texto é, antes de mais nada, um recado para mim! “Quando resolvo para mim, resolvo para o sistema” — Aprendizados Abundante (Oswi).

Saudações,
Lucas O. Portella

Sort:  

Obrigado por nos compartilhar! ótimo post!

te agradeço as dicas que se tornaram uma inspiração prá sair da "piração" da busca da perfeição! mãos na massa! rs

Isso ai Teka!! Obrigado pelo comentário!!

Coin Marketplace

STEEM 0.14
TRX 0.12
JST 0.025
BTC 52752.07
ETH 2324.76
USDT 1.00
SBD 2.12