A Origem das Notas Musicais (e seus respectivos nomes).

in #music6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (Musika Lessons)

Vocês sabiam que as notas musicas não foram descobertas... Mas sim inventadas? Com diria o Chaves: "Pois é, pois é, pois é...", meus amigos.

Eu já havia pensado nessa possibilidade algumas vezes, mas só tive a curiosidade de ir atrás de uma resposta recentemente (quando estive pensando em voltar com as aulas de guitarra... um instrumento que eu gosto muito, mas que ainda tenho pouca intimidade).

Mas antes de chegarmos a origem desse "mistério", vamos entender uma coisa...

O que é uma Nota Musical?

Basicamente - no que tange a parte escrita - são códigos estabelecidos pelos músicos para lerem partituras. No que tange a questão da audição, pode ser considerada como nota musical qualquer elemento que emita um som que seja originário de uma vibração aérea (ou seja, formado no ar). Sua definição pode ser atribuída as claves, sendo mais aguda ou grave.

A "materialização" de uma nota musical se dá através de uma onda que consegue se propagar pelo ar a uma determina frequência (frequência essa que pode ser estimada, mas nem sempre calculada em sua totalidade... em virtude disso, ocorrem os mais diversos tipos de variações relacionadas ao seu alcance). Chamada de "som"... Essa é a frequência que nós, seres humanos, conseguimos captar ao percebermos as harmonias nas combinações de notas ou em suas melodias.

Por sua vez, chegamos ao conceito da arte mundialmente conhecida como Música.

Origem das Notas Musicais.


Estátua de Guido d'Arezza. | Fonte: Divulgação (Flickr)

Comumente conhecidas como "Dó", "Ré", "Mi", "Fá", "Sol", "Lá" e "Si", elas são originárias da música coral medieval. Guido d'Arezzo, um monge italiano, percebeu - enquanto trabalhava em um mosteiro na cidade de Pomposa, no final do século X - que os cantores gregorianos tinham uma dificuldade acentuada para memorizar as músicas sacras.

A dificuldade era atribuída ao analfabetismo da época - um problema que atingia uma grande parte da população que ali vivia -, mas isso foi visto pela Igreja como uma forma de atrair a atenção de mais fieis e conseguir "arrebatá-los". O argumento de que algo precisava ser feito, foi baseado na ideia da música ser considerada como poderoso e comovente método de comunicação. Então, era preciso resolver o problema.

Vale lembrar.

As notas musicas como nós as conhecemos hoje, não são uma nomenclatura única. Elas sofrem influências quando são considerados alguns aspectos ligados as origens culturais dos povos de cada país. A tradição relacionada a cada um deles também causa variação nas partituras e nas formas como as notas são organizadas.

A criação do "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si".

Guido d'Arezzo criou essa famosa nomenclatura sequencial ao conseguir extrai-las do texto do hino de São Sebastião:

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluit
Labii reatum

Os nomes das notas musicais são originários das iniciais de cada frase do hino. Porém, a nota "Ut", por ser considerada muito difícil de ser pronunciada no solfejo - nome dado a leitura ou entonação dos nomes das notas de uma peça musical - foi substituída pelo "Dó" e para completar as 7 notas foi preciso a atribuir a criação da nota "Si", as iniciais do nome de um santo (Sancti Ionnis).

Algumas curiosidades acerca das notas musicais e suas aplicabilidades.

  • Na França, por exemplo, a primeira nota da escala - "Dó" - continua sendo chamada pelo seu nome original, de "Ut".

  • A nomenclatura para as notas musicais ainda é feita por letras em línguas anglo-saxônicas. Então: A é igual lá, B é igual a si, C é igual a dó, E é igual a mi, F é igual a fá e G é igual a sol.

  • Alguns sinais ainda são utilizados por alguns países da língua inglesa para conseguir simbolizar bemol e sustenido.

Essas notas musicas tem história, heim? Espero que tenham curtido esse post no mesmo tanto que eu curti! ;)


Sort:  

Nuito bom @wiseagent, antes de existirem estes nomes, na Grécia antiga, eram usadas palavras como "proslambanomenos" para designar a nota mais grave de um instrumento independente de qual fosse ela, literalmente um palavrão para nomear uma nota musical sem altura definida. Um abraço e sucesso!

Parabéns, seu comentário foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

Excelente postagem, @wiseagente!
Nós músicos e professores de música devemos muito a Guido d'Arezzo!
Guido também foi responsável (entre outras coisas) pelo processo de Solmização, que é atribuir sílabas as notas (o que hoje conhecemos como sistema de cifragem e que você já comentou no texto: C = Dó, D = Ré assim por diante).
Obrigado mais uma vez pelo conteúdo!

Opa, @lucasalmeida!

Fico feliz que tenha curtido o post... Obrigado pelo comentário e pela presença.

Parabéns, seu comentário foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

Ótima postagem. Pior que eu já tive aula de música com um professor que insistia que o nome das notas estava relacionada a uma estorinha que eu não lembro bem, mas começava com "DOmingos REi". Aí cada nota tinha a ver com uma palavra. Bom saber que não era isso hahaha

Parabéns, seu comentário foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

@flaviusbusck Vai ver, ele tinha alguma teoria particular sobre isso, né? Haha!

Não duvido, porque o que aquele professor contava de lorota não era brincadeira! Hahahahaha

Muito interessante seu post! Sempre quiz estudar música, é um dos meus sonhos não realizados... mas ainda tenho tempo :) Tenha um ótimo dia Amigo!!

Obrigado, @naturald.

Sempre há tempo para tudo. O problema é a sociedade que insiste em nos fazer pensar de forma diferente.

Ótimo dia para você também.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64534.17
ETH 3150.15
USDT 1.00
SBD 4.01