"Sexo Frágil" no comando! | 5 indicações de filmes dirigidos por mulheres.
Dizem às más línguas que as mulheres são o sexo frágil, e as piores se atrevem a dizer que elas não sabem dirigir filmes. Será mesmo?
Que tal continuar lendo esse post e acompanhar uma lista contendo 5 filmes incríveis dirigidos por elas?
#01. Mulher Maravilha (2017)
Sinopse: Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai em uma praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra..
Patty Jenkins (conhecida por "Monster: Desejo Assassino") realiza um trabalho fenomenal ao dirigir com bastante atenção e perspicácia (evidenciando um bom olhar para conduzir uma trama) a história da guerreira amazona Diana. Um trabalho acertivo que chegou em uma excelente hora para fortalecer a presença das mulheres na cadeira de direção no mundo do Cinema.
Nota-se todo o requinte no cuidado da produção: desde a abordagem do roteiro com uma pegada feminista totalmente apropriada, a confecção das roupas (evitando uma sexualização / "cartunização" desnecessária com relação as personagens) e a presença da mulher em protagonizar grandes cenas de ação sem ficar atrás dos méritos de algum homem.
#02. Que Horas Ela Volta? (2015)
Sinopse: A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa..
Conhecida por "É Proibido Fumar", a brasileira Anna Muylaert entrega um filme dirigido de forma orgância e sagaz. Seu olhar atento as necessidades mais básicas com relação à construção de personagens femininos tão vívidos na sociedade evidenciam o seu tino para a direção ao conduzir a história de maneira leve... Mas ao mesmo tempo, com uma extrema dose de relevância, ousadia e irreverência ao decidir abordar temas tão complexos de uma forma tão sádia e competente.
Não há dúvidas de que esse filme é uma das produções mais importantes do cinema nacional... Uma obrigação para todo e qualquer cinéfilo (ou simplesmente para quem quer ter o prazer de assistir um excelente filme pautado em puras realidades).
#03. Lady Bird: A Hora de Voar. (2017)
Sinopse: Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora..
Greta Gerwig, uma jovem atriz que resolveu aventurar-se no mundo da direção, já chegou chutando a porta e mostrando que não apenas uma mulher é capaz de dirigir um filme, mas sim... Fazê-lo com um alto nível de qualidade.
Em sua segunda empreitada como diretora (mas que é considerada a primeira porque o seu projeto de estréia não teve qualquer repercussão da grande mídia), ela demonstra uma veia para o lado cômico-dramático de forma bem mixada e entrega um filme muito interessante e necessário ao fazer com que uma relação entre mãe e filha ande sempre na corda bamba sem que haja nenhum rompimento (um mérito considerando o complexo mundo dos adolescentes).
#04. Guerra Ao Terror (2008)
Sinopse: O sargento William James, sargento J.T. Sanborn e o especialista Owen Eldridge são membros do esquadrão antibombas do exército norte-americano em Bagdá. Quando o fim de sua missão se aproxima, o número de situações perigosas aumenta, fazendo com que qualquer um deles perca sua vida em um piscar de olhos..
Se você acha que mulheres não conseguem dirigir filmes de guerra... Te aconselho a adicionar esse filme à sua lista, porque o que Kathryn Bigelow (que aliás, ganhou o Oscar de Melhor Direção por esse filme) faz aqui não é nada menos do que sensacional.
O tom quase intimista com o qual ela dirige esse filme é de um brilhantismo tão real associado a um ritmo tão visceral (que resulta em um trabalho "cru"... dramatizando de uma forma ainda mais eficiente toda à situação) que prende o telespectador à trama de uma maneira quase automática. O cuidado com o desenvolvimento do projeto facilita a empatia por parte do público e demonstra que ela realmente sabe como contar uma história.
#05. Selma: Uma Luta Pela Igualdade. (2014)
Sinopse: A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes - uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Em 2015 é comemorado o 50o. aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis..
No comando de um dos filmes mais emocionantes que o cinema já produziu, Ava DuVernay (conhecida por seus trabalhos em filmes curta-metragens) já disse ao mundo a que veio quando decidiu assumir a direção e contar essa história.
Um filme poderoso sobre uma das épocas mais nebulosas da sociedade americana, ela realiza um trabalho singular ao retratar a história dos personagens de uma forma extremamente pessoal (facilitando a conexão com o público) apoiando-se em uma condução de roteiro inteligente ao não cair por completo nos clichês dramáticos (e quando os usa, é muito feliz em suas abordagens).
A lista seguiria um caminho ainda mais longo, porque realmente ainda existem muitos outros trabalhos que merecem ser vistos e muitas outras diretoras que precisam ser conhecidas / reconhecidas... Mas por enquanto, essas 5 indicações cumprem bem o papel desse post porque cada filme vale à pena todos os minutos que vocês iram "gastar" assistindo-os.
Recomendação máxima, meus amigos... Aproveitem! ;)
Mulheres estão cada vez mais dominando o mundo dos cinemas e isso está sendo show de bola.
Sim, @lucasmarques... O mundo é delas, a gente apenas vive nele, haha! ;P
Amei seu post!!!!! Não conhecia o filme brasileiro, vou assistir😊 #womenpower
Valeu MUITO à pena, @naturald. ;)
Olá, @wiseagent :
Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia, e hoje ademais, relativas ó día da Mulher. A equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación O Garimpo do día da Muller
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed