#FILMOTECA# - "Alta Velocidade" (2001)

in #movies9 months ago (edited)

Carvelho

Sinopse: No perigoso universo do automobilismo, pilotos arriscam suas vidas para chegar ao topo do pódio. Para vencer o rival Beau Brandenburg, o iniciante Jimmy Blye pede ajuda a Joe Tanto, veterano astro das pistas que precisa superar os próprios traumas.

Os filmes que são baseados em esportes geralmente tem um característica bem interessante: não apenas utilizar o determinado esporte si como única ferramenta narrativa, mas sim, aliá-lo a uma conexão dramática para que o mesmo ganhe o peso necessário, tornando-se relevante - em termos cinematográficos - e não apenas entretenimento. Infelizmente, com esse título, a regra abre uma exceção um produto focado em ação e parece esquecer todo o resto.

For Reelz

O excitante mundo das corridas de Fórmula 1 é o palco perfeito para muitas emoções... Mas apresentar esse esporte (ou qualquer outro esporte, aliás) através de uma abordagem para as telonas requer uma narrativa convincente nos bastidores. Uma vez que isso não existe, o resultado pode até ser explosivo (como de fato acontece aqui), mas ao subir dos créditos, revela-se uma experiência vazia.

Uma vez que o roteiro extremamente simples tenta se mostrar algo maior do que na verdade é (apostando em um drama fraco e mal desenvolvido, onde a rivalidade nunca se faz presente de uma maneira convincente a ponto de se tornar um foco de incêndio para nutrir a narrativa), o filme aposta loucamente nas sequências criativas de ação que definitivamente são o aspecto mais empolgante a ser visto e também, o único elemento capaz de prender à atenção do telespectador até o seu final.

IMDb

Por um lado isso é interessante porque demonstra um certo cuidado com a produção visual, que é tecnicamente o ponto mais importante no qual o filme foi construído. Mas ainda sim, essa tentativa de ganhar o público através de uma dose extra de adrenalina ainda não é o suficiente para injetar o fôlego necessário para esse se tornar algo realmente bom (ou que pelo menos tente ser)... O que não seria difícil se houvesse uma atenção mínima ao roteiro.

Sylvester Stallone encabeça o desinteressante elenco (incluindo ele próprio... aliás, esse é um dos seus piores trabalhos) nessa aventura sobre quatro rodas e é impressionante o quanto todos - sem exceção - entregam más interpretações que são impulsionadas por personagens rasos e sem motivações fortemente justificáveis (além de terem um nível de chatice sem igual, o que torna tudo ainda em algo mais frustrante).

Movie House Memories

Existe tanto esforço do roteiro ao querer mostrar personagens com motivações críveis, que o filme comete o erro de dar voltas em torno de si mesmo... Mas nesse caso, não chega a lugar nenhum no pódio (sequer consegue cruzar a linha de chegada) e mesmo que mostre visualmente atrativo ao tentar colocar os carros como personagens principais e explorar várias localidades famosas que rondam esse esporte, falha em mostrar toda à excitação que desliza na pista, porque quase tudo é muito vaga.

Pode-se atribuir uma considerável parte desse fracasso narrativo por causa do diretor Renny Harlin, que apesar dos esforços aparentes no que diz respeito a oferecer uma experiência imersiva ao público (com alguns ângulos de câmeras muito bons e uma trilha sonora eletrizante) dentro do mundo das corridas... Esquece que trata-se de um filme e não apenas de uma exposição de carros / marcas, festas e peripécias automobilísticas. Logo, em detrimento dos elementos essenciais para fazer o filme ganhar consistência ele opta pelo óbvio e cria uma grande falha.

Filmnod

Apesar de bem intencionado e de ter os seus bons momentos espalhados em várias cenas, não há como dizer que esse filme é - de fato - eficiente. No final do dia, Alta Velocidade não consegue ser mais do que apenas um entretenimento que aposta tudo na linha da emoção cognitiva que pode ser estabelecida com os amantes das corridas de Fórmula 1.


LINK DO FILME:
https://www.themoviedb.org/movie/10477-driven?language=pt-BR

MINHA NOTA: A (5,0/10)

Sort:  

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 100% para todos os posts que usam a tag #pt.