O bilionário que se recusou a pagar o sequestro do neto

in #movie6 years ago

Estrelado por Michelle Williams e Mark Wahlberg, filme conta história de amor ao dinheiro

Todo mundo já deve conhecido alguma pessoa mesquinha em algum lugar. Na verdade, acredito que todos nós somos um pouco assim em algumas circunstâncias ou épocas da vida, devido a inúmeros motivos. Alguns deles válidos, já outros nem tanto, sendo puramente egoísmo.

Muitos economizam por um período por necessidade. Outros continuam apenas pela força do hábito. Todos os excessos podem ser considerados doença, inclusive economizar. Ao longo dos anos, observei e soube de alguns exagerados dignos de tratamento psicológico.

Um desses casos foi retratado no filme Todo o Dinheiro do Mundo (All the Money in the World, 2017), de Ridley Scott. Em 1973, o bilionário norte-americano John Paul Getty (Christopher Plummer) provou um dos maiores absurdos da história de amor ao dinheiro.

todo-dinheiro-do-mundo-filme.jpg
Christopher Plummer em cena (Foto: Divulgação/IMDb)

John Paul Getty III (Charlie Plummer), o neto dele foi sequestrado na Itália, quando tinha 16 anos. O valor do resgate era US$ 17 milhões, algo insignificante para um magnata do petróleo, dono de uma das maiores fortunas dos EUA na época. Apesar disso, ele se recusou a pagar alegando que tinha mais de uma dezena de netos e isso colocaria a todos em risco.

A decisão colocou a vida e integridade física e psicológica de Paul em risco. A partir de então, passa a ser alvo de inúmeras torturas nas mãos dos sequestradores. Além disso, a escolha causa outras consequências ruins para a família. A exposição nos noticiários causa mal estar. O relacionamento da mãe (Michelle Williams) do menino e seu avô fica insustentável. O tempo todo existe um jogo de poder nas relações.

todo-dinheiro-do-mundo-filme2.jpg
Michelle Williams em cena (Foto: Divulgação/IMDb)

Foram cinco meses de negociação, até que os fatos trágicos convencessem o avô do menino a mudar seu ponto de vista e rever suas razões que colocavam os negócios sobre a família. Mesmo assim, durante as negociações, o avô consegue reduzir consideravelmente o valor cobrado.

O final do filme reserva um final diferente da realidade, mas a essência da do drama é o mesmo. O longa é inspirado na biografia de John Pearson.


john-paul-getty.jpg
John Paul Getty III na vida real depois do sequestro (Foto: Giuseppe Anastasi / AP)

Vida real

Jean Paul Getty nasceu em Minneapolis, em 1892. Ele era filho de família dedicada à indústria petrolífera. Aos 24 anos, Getty conseguiu o seu primeiro milhão de dólares com a sua primeira empresa petrolífera. Um ano depois, em 1917, fundou a Getty Oil Company. Em 1976, ele morreu.

Um ano após a libertação do cativeiro, John Paul Getty III casou-se. Sem aprovar o casamento, o avô acaba o deserdando. Nos anos seguintes, o neto mergulha nas drogas. Em 1981, teve um derrame.

O pai, herdeiro da fortuna, hesitou em cuidar do filho, até ser obrigado, pela justiça.



Confira outros títulos na página da @steemcenterwiki

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 62904.22
ETH 2571.38
USDT 1.00
SBD 2.76