Crônicas de ninguém: Capítulo 4 – Ninguém na gratidão

in #livro7 years ago

Somos ninguém na gratidão
image.png

Por natureza somos eternos ingratos, onde não sabemos estar felizes por ter acordado bem, por ter se alimentado bem, por ter trabalhado bem, ter jantado bem e ter dormido bem para reiniciar a rotina. Mesmo faltando alguns dos itens citados, deveríamos já estar gratos por estarmos respirando bem, afinal, se você está lendo este artigo e tem, ou já teve, algum problema respiratório, sabe bem do que estou falando.

Somos ninguém na gratidão!
Nossos filhos estão estudando, nosso trabalho, funcionando, estamos comendo e dando gargalhadas aqui e ali..

Mas muitos pesam não ter o trabalho que merecem, o salário não é o suficiente nem os filhos obedecem tanto quanto deveria. Parabéns você é um ingrato!
Aí onde você está morando com certeza absoluta não deve ser assim, mas por aqui, as pessoas dizem que seriam mais felizes se os políticos recebessem menos.. mas oque isso tem a ver comigo ou com você, diretamente, seja sincero! (Fujamos do polêmico assunto antes que comprometa o contexto!)

Nós deveríamos ser os melhores no serviço! Os melhores pais, melhores amigos! Vender o melhor produto ou serviço! Para receber tudo do bom e do melhor tanto quanto desejamos. Mas somos? Fazemos? Portanto sejamos gratos com oque alcançamos com a qualidade daquilo que disponibilizamos!

Crise financeira mundial? Em alguns lugares, admito que estão passando apertado, mas aqui no Brasil, o mercado está aquecido, e qualquer um que ouse colocar um pão com linguiça a venda, ou empurrar na praia, um carrinho de picolés, não está passando fome. Eu sei que essa realidade é absolutamente relativa e subjetiva, mas não estamos falando aqui da grave miséria mundial, se me permite voltar ao foco principal, estamos falando do inverso. De todos os agraciados com saúde e disposição.

Breve relato
Aqui na minha região tem um exemplo que sempre gosto de citar, de um rapaz que fatura mais que eu e talvez você, vendendo chup-chups (sacolé para os RJs). O cara vende sem exagero, pelo menos 1000 por dia e tem o luxo de sair sedo as vezes por falta de estoque. O produto dele realmente é muito bom, por isso vende sempre todos, quando não, quase todos, mesmo em épocas mais frias.

Poderia citar aqui milhares de exemplos de pessoas simples que decidiram dar tudo de si acordando sempre felizes e gratas e hoje são muito bem sucedidas, vendendo produtos simples, como pão com linguiça, caldo de cana plantada no quintal, alface e pequenos temperos, gente brasileira, persistente e que se dedica com amor ao seu serviço, e por isso muito bem sucedida com todo respeito ao seu suor.

Hoje vemos maridos reclamando de esposas, esposas reclamando de maridos e filhos, e filhos reclamando de praticamente tudo. vemos pessoas se jogando de pontes por algum relacionamento frustrado, emprego perdido, pessoas cheias de saúde. Hoje temos até milionários que se enforcam por não ter razão na vida. Isso pode tocar forte em alguma pessoa por aqui. Eu sei que existe a depressão física é uma série de fatores relacionados a psiquiatria e tudo mais, mais uma vez peço permissão para voltar ao foco principal.

Breve relato
A pouco tempo, tive "um funcionário" com complicações de saúde. Enviamos ele para casa, e ele não trabalhava de lá. Após 12 meses, tivemos graves problemas financeiros na empresa e obviamente tivemos de dispensar maior parte dos funcionários. Este que ficou este tempo em casa, entrou com uma ação na justiça, requerendo direitos que eu nem sabia que existiam.

Somos eternos ingratos, quando passamos fome, pedimos qualquer coisa para comer, quando temos qualquer coisa, reclamamos que não temos oque gostaríamos de comer, reclamamos que não é saboroso, reclamamos.. reclamamos!

Lembro da época que comer carne eram nos fins de semana, hoje as crianças ou não gostam de carne, ou só gostam de carne, temos tudo nas mãos, conseguimos trabalho, emprego, dinheiro, mas nunca é o suficiente.

Temos grama, mas a grama do vizinho é mais verde.

A sim, quase ia esquecendo, existem sim muitas pessoas que são gratas, quase sempre as que já sentiram na pele pelo menos uma vez, a dor de lhe faltar alguma coisa crítica. Aquele que tem bronquite asmática, é grato quando respira bem, e o que tem pedras nos rins, é grato quando se alivia sem dor.

Aprendemos aos poucos a sermos gratos conforme as experiências que passamos, mas poderíamos ser mais gratos, e isso poderia mudar muita coisa!

Eu sempre fui muito observador, portanto grato por tudo, mesmo por aquilo que às vezes esqueço de ser grato, ao lembrar, rapidamente me retifico.
Em um mundo tão cruel, só o fato de saímos de casa e voltarmos vivos, já deveria ser motivo de gigantesca gratidão.

Estamos distraídos, reprimidos e insatisfeitos esperando a natureza nos cuspir, ou podemos acordar contentes dando o melhor de si.

Reclamamos do emprego e do desemprego, reclamamos do patrão e do funcionário, reclamamos do arroz quando empapado.

Quantas vezes na sua vida, você parou pra pensar em como tudo estava bom? Contas do cotidiano e briguinha na pelada de futebol não contam! Penso que somos agraciados todos os dias, por mais que não percebamos.

Oque faz um engenheiro virar mendigo, ou um pai abandonar a família, um médico tirando a própria vida?
Existem pessoas que só veem o ruim de tudo, esses são os ingratos de nascença, passam a vida inconformados, nada é o suficiente, isso de maneira nenhuma é saudável! Reflita! Reaja! Isto é para o seu bem, e para o bem de todos!

Quanto a mim? Sempre fui de família humilde, passei por muitas coisas, pasmem mas eu já comi sem feijão, você não imagina a dor que foi. Brincadeiras à parte, aprendi a valorizar a vida desde de cedo, por isso sou muito grato a Deus por tudo.

Às vezes me pego sentado e quando lembro que não estou sentindo fome, nem dor de cabeça, nem dor de dente, nem vontade de tossir, começo a rir sozinho na rua, porque sei valorizar os momentos de paz. Já pensou sobre isso?

Já me peguei feliz no supermercado com o suficiente apenas para o arroz e a salsicha, ser feliz e grato, não pode depender das circunstâncias é um estado de espírito!

Pense!
Ser grato é ser feliz! Ser mais grato é ser mais feliz!

Boa sorte nesta caminhada!

DQmVA16Ygi7FdCCf1jWCs2yJHTSy19diSXtSiKKGXCPTnvQ.gif

Se você gostou deste artigo, não deixe de incentivar com Upvote e Resteem!!
Siga-me @jamesmoura!!
Se você ainda não leu os capítulos anteriores, segue:
Crônicas de ninguém: Capítulo 1 – Ninguém na sociedade
Crônicas de ninguém: Capítulo 2 – Ninguém na comunicação
Crônicas de ninguém: Capítulo 3 – Ninguém no amor
DQmVA16Ygi7FdCCf1jWCs2yJHTSy19diSXtSiKKGXCPTnvQ.gif

Sort:  

Além de serem eternos ingratos, a maioria ainda faz questão de incentivar e a ingratidão alheia. Somos todos humanos, porém só alguns de nós realmente fazem uso desse potencial. É uma lástima, e espero que melhore no futuro. Edit: Acredito que isso se deva, em parte, pela falta de ambição das pessoas.

Verdade, se as pessoas fossem mais gratas, seriam mais felizes, sendo mais felizes, logo teriam melhores resultados, tendo melhores resultados, influenciariam a outros.. por isso insisto, sempre fui grato e feliz! :D

Post muito bom. De fato, a gratidão é uma porta para muitas grandes virtudes e ações em prol do próximo.

Obrigado meu amigo @casberp! Seja muito bem vindo ao meu Steemit! Me sinto cada vez mais incentivado a cada comentário. Grande abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63550.59
ETH 2644.53
USDT 1.00
SBD 2.81