Dia do Desafio completa 35 anos incentivando atividades físicas

in #lifestyle6 years ago

Há um ano, eu fiz um dos passeios mais loucos da minha vida. Em plena quarta-feira, à meia noite, eu estava em Santos para uma competição de corrida de dupla mista. Quando eu recebi o convite, simplesmente achei um tanto estranho fazer isso, afinal não é todo dia que eu vou para praia sem mais nem menos para correr tendo que trabalhar no dia seguinte.

dia-do-desafio-1.jpg

A princípio pensei em recusar o convite, mas por insistência dos meus amigos acabei indo. Lembro que no caminho, eu comentava que a prova não estaria concorrida, pois não deveria ter muitos loucos com a mesma ideia que a gente. No fim, eu e minha dupla conseguimos vencer por uma diferença de apenas um segundo. Com certeza, isso também me serviu de lição. No fim, a experiência foi bem divertida, mas neste ano preferi não repetir a aventura.

Dia do desafio

O curioso de toda essa história é que descobri que o evento se tratava do Dia do Desafio. A data é celebrada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O intuito é motivar a população a prática de atividades físicas. Diferentes cidades do Brasil e do mundo se reúnem para desafios que estimulam o corpo.

Origem da data

Durante o inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu a todos uma caminhada. A ideia era que todos se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, a cidade vizinha resolveu participar da atividade também.

Em 1990, a iniciativa começou a ganhar apoiadores e, consequentemente, adeptos. Era o impulso da International Sport and Culture Association (ISCA), com a promoção da TAFISA e UNESCO. Em 1995, a campanha foi realizada pela primeira vez no Brasil. Anos depois, chega a América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano.

Os eventos do #DiaDoDesafio

Em 2017, mais de trinta anos depois desde o primeiro evento, as comemorações mobilizaram mais de 43 milhões de pessoas de 3.469 cidades das Américas, segundo dados da página do evento.

dia-do-desafio.jpg
Imagem

Até o ano passado, eu nunca havia ouvido falar desse dia. Neste ano, aparentemente, parece mais divulgado não só pelo Sesc que comanda a maior parte dos eventos, mas por outras iniciativas, como a Smart Fit que liberou a maioria de suas catracas hoje.

Sort:  

Saudações, querida mocinha Letícia

bem legal sua postagem viu. Me lembrei da época que eu era adolescente. Comecei á correr quando tinha 15 anos e corri muito durante anos. Tinha uma vida super saudável. Além de correr, praticava musculação. Corria pelo menos 40 minutos. Era de 40 minutos á uma hora e 10 de 2 em dois dias, geralmente e musculação todo dia.

Tive esse hábito até a idade próxima dos 30 anos, depois, por excesso de estudo e trabalho, tive que parar. Porém, não parei totalmente, apenas diminuí a quantidade de tempo empregado nisso. Malhava menos e corria menos tempo.

Porém, ano passado aconteceu algo bem pesado na minha vida pessoal e infelizmente eu não soube lidar com isso. Ganhei muito peso, pois descontei tristeza na comida e fui parando de ir na academia e correr. Parei totalmente há vários meses de fazer atividader física, tirando passear com minha cachorrinha.

Agora, estou tentando retomar minha vida e penso em voltar á correr e malhar mês que vem. Vou começar á caminhar primeiro e depois dar leves corridas. Com o tempo , começo á correr mais forte e por mais tempo, além de voltar á musculação. Fui de 73kg( que era um peso que me deixava muito feliz) para uns 90kg. Comecei dieta a um tempo e hoje estou mais ou menos com 85. Quando eu chegar a 80, começo á caminhar novamente em passos rápidos. Não quero fazer isso agora para não prejudicar meu joelho por excesso de peso....

Sua postagem motiva ainda mais. Fico me lembrando dos tempos que eu participava de corridas rústicas. Eram muito legais!!!!

Agradeço a postagem e bom dia!!!!

Já tive que parar algumas vezes por conta de lesões e problemas familiares. O importante é não esquecer de voltar. Bem legal essa sua história. Tenho certeza que vai voltar bem, pois demonstra entusiamo. Espero que volte mesmo e conte aqui no Steemit para incentivar as pessoas. Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma. Se precisar de alguma dica de treino de corrida ou locais para treinar, posso te ajudar. Eu moro em SP. Bom feriado! =)

Muito obrigado, senhorita Letícia!!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigadaa

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63852.87
ETH 3135.82
USDT 1.00
SBD 3.83